quarta-feira, 12 de setembro de 2012

saopaulodoviso – Março/Abril de 2006 - 12 de Setembro de 2006

NOTA PRÉVIA:

 

Como já informei no post anterior, hoje estou em dia de buscar coisas no BAÚ DAS RECORDAÇÕES, no que concerne aos mini blogs que fiz há uns anitos. Encontrei agora o SAOPAULODOVISO que, como podem observar também teve uma vida muito curta (2 meses apenas) e antecedeu o MEUBLOGDOSAPO que transcrevi há minutos. E faço também aqui a transcrição porque são poucos os seus textos e, NÃO TÊM FIM ou seja, não está assinalada a sua última edição, tendo sido tão efémera a sua passagem… Como mencionei também no post anterior, os textos estão escritos de forma descendente, pelo que por uma questão de lógica, deverão ser lidos de baixo para cima. Obrigado e desculpem-me qualquetr coisinha. AF.

saopaulodoviso

São Paulo do Viso é o padroeiro da Igreja do Bairro do Viso, onde resido e foi esse o motivo que me fez escolher o nome do blog. Falarei de tudo o que me vier à ideia quando me apetecer procurando consensos e boa disposição. Aceito críticas e elogio

saopaulodoviso

São Paulo do Viso é o padroeiro da Igreja do Bairro do Viso, onde resido e foi esse o motivo que me fez escolher o nome do blog. Falarei de tudo o que me vier à ideia quando me apetecer procurando consensos e boa disposição. Aceito críticas e elogio

QUINTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2006

PORTO visto a 75 metros de altura

Ontem, subi à Torre dos Clérigos e vi a cidade do Porto a 75 metros de altura (o que eu já fiz 3 vezes, sendo a última há 2 anos). Vi mais uma vez o Porto e agora com um interesse especial, pois consegui tirar uma série de fotos a toda a volta da Torre, com uma máquina digital.

Vou tentar publicar algumas fotos neste blog para mostrar o que muita gente ainda não viu.

Espero consegui-lo e vou fazer a tentativa a seguir.

os meus cumprimentos

antoniofonseca1940

sinto-me: e quero partilhar com todos

publicado por saopaulodoviso às 13:22
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2006

PORQUE É QUE A 3ª COLUNA DO MEU BLOG DESCEU ?

Ainda não desisti de compor um blog como deve ser. Mas o certo é que devido à Semana Santa não pude efectuar novas tentativas após o passado dia 14.

Entretanto não percebo porque motivo é que a terceira coluna desceu para o fundo do blog. Esta semana vou ver se consigo contactar o infoblogs, para saber porque motivo é que sucedeu esta descida da 3ª coluna onde está o calendário e onde estão as fotos e o meu perfil.

Então estas informações não devem constar na parte de cima ?

Estou deveras espantado com isto, mas não vou arreliar-me por este motivo.

Estou esperançado que o problema se resolva dentro em breve.

Entretanto despeço-me até à próxima, que espero seja muito breve.

antoniofonseca1940

sinto-me: apesar do FCP ir ser campeão .

publicado por saopaulodoviso às 00:21
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SEXTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2006

CONTINUAM OS PROBLEMAS

Não sei porquê, continuam os problemas com a construção deste blog. Apesar do seu nome "saopaulodoviso", parece que nem isso é capaz de desbloquear os problemas que venho encontrando.

Após várias tentativas - e ainda não desisti (!) - o certo é que ainda não consegui decifrar a maior parte dos códigos sobre como fazer um blog a sério, como gostaria que fosse o meu, dado que está muito longe daquilo que eu vejo todos os dias em diferentes blogs.

Não consigo colocar fotos - porque me dizem ser demasiado grandes para o espaço que disponho - (não sei, como é que as posso diminuir), não posso colocar links, não posso colocar contadores, não posso isto, não posso aquilo, etc., etc.,.

Hoje, - ou melhor, ontem - ao consultar uma "homepage" - creio que é assim que se diz (!!) - porque será que não dizem isto em português de Portugal, para toda a gente perceber (!) vim a descobrir o "site" ou "link" ou lá o que é, com o nome blogger e clicando nele aparece-me um convite para fazer um blog, ao que eu acedi de imediato.

Resolvi pôr-lhe o nome de "o meu terceiro blog" já que de facto é este o que eu fico a ter que escrever de vez em quando.

Não sei se já expliquei mas há dois anos que tenho o "aigrene" que já há algum tempo se encontra em stand by, pois não tenho tido oportunidade para escrever. Há um mês mais ou menos abri este "saopaulodoviso" que ainda se encontra em construção e agora tenho "o meu terceiro blog".

Escolhi o modelo, comecei a escrever o meu perfil e queria colocar a minha foto. Com este tive alguns problemas de início, e depois de ter feito o primeiro post comunicando a minha estreia, cliquei numa imagem que lá estava - e não é que ela me permitiu colocar a minha foto junto ao texto  - não no perfil, mas junto ao texto (!).

Claro que fiquei entusiasmado e então tentei colocar uma foto da Igreja de S. Paulo do Viso, que, aliás eu também quero colocar aqui e consegui ...

Amanhã vou tentar fazer mais algumas inserções de temas que quero colocar e irei pôr lá mais algumas fotos.

Evidentemente que relativamente a este blog que estão a ver, também continuarei a tentar fazê-lo mais legível, desde que consiga descobrir as "malhas que a teia tece" para o fazer. Já quanto ao "aigrene" tenho as minhas dúvidas, mas vou tentar descodificá-lo também, quanto mais não seja tentando aplicar as técnicas que aprendi ontem e hoje.

Vamos ver.

Até breve e obrigado.

Fonseca1940

sinto-me: pois o FCP é quase campeão

publicado por saopaulodoviso às 23:45
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SÁBADO, 8 DE ABRIL DE 2006

UM PEQUENO APONTAMENTO APENAS ...

Por falta de tempo, não pude ainda aproveitar as potencialidades deste meu novo blog, nem sequer pude escrever novos artigos entrando propriamente no esquema que queria implementar.

No entanto li e ouvi umas notícias nestes últimos dias - muito pela rama, ou seja não muito aprofundadas, - mas que me parecem à primeira vista, mais um ataque camuflado à Fé dos católicos e à Igreja Católica, Apostólica e Romana, idêntico a muitos que das mais variadas formas, vêm sendo despoletados através dos tempos pelos não crentes através dos meios de comunicação social, e que desta vez pretendem deformar o que está escrito na Bíblia, moldando o seu texto conforme as suas obscuras conveniências, acerca da Morte e Ressurreição de Cristo, nomeadamente no que concerne à atitude tomada relativamente à traição de Judas entregando-O a Pilatos para ser julgado e crucificado.

E a afirmação que se pretende fazer passar é a de que Cristo tinha autorizado Judas - ou antes - tê-lo-à incitado a ir ter com os soldados romanos para O prenderem e O matarem.

Mas esquecem-se duma coisa muito simples.

Toda a gente que leu a Bíblia e estudou o Catecismo e frequente a Igreja Católica, sabe perfeitamente que nunca foi negada essa evidência.

Aliás, Cristo referiu-se a isso várias vezes nas conversas que teve com os seus Discípulos e inclusivamente na própria Ceia de Quinta feira Santa, Ele disse-lhes que iria ser traído por aquele que estava a seu lado, tendo-lhe dito também:

O QUE TENS A FAZER, FÁ-LO DEPRESSA, quando Judas lhe perguntou:

Porventura serei eu que te entregarei, Senhor ?

Portanto é verdade que Cristo, sabia perfeitamente que iria morrer e sabia quem o ia entregar e de que forma - porque estava ESCRITO.(!!!)

Por isso, não compreendo o ÊNFASE que se quer dar por alguns - o escândalo que algumas pessoas querem fazer com o "achamento"(!) de um "papiro"(!) e em que dizem ter sido escrito nessa altura (!)  que Cristo autorizou Judas a traí-lo.

Isso tinha que acontecer e já estava escrito em outros papiros escritos por Mateus, João, Marcos e Paulo.

Não é novidade nenhuma.

A Igreja nunca escondeu essa verdade.

Eu sei isso desde que andei na Catequese (e já lá vão quase 60 anos) e toda a gente sabe, pelo menos em todo o Mundo Católico.

Por isso - repito - não percebo o problema.

Será que alguém me explica ?

É que sinceramente

- os falsos profetas surgirão com o aproximar do fim dos tempos (isto também está escrito) - e hão-de surgir muitos fenómenos - alguns inexplicáveis (!) e hão-de surgir cada vez mais, pessoas, a dizer: Olhem que o Fim do Mundo está a chegar ... Cristo está a descer do Céu para nos vir castigar ... ninguém se salvará ... etc., etc., etc.

Quem duvidar, pode sempre comprar e ler a Bíblia Sagrada, pode ler o Apocalipse e tentar compreendê-lo e tomar conhecimento de tudo o que lá vem escrito sobre o Nascimento, a Vida, a Morte e a Ressurreição de Cristo e se não compreender pode sempre perguntar a quem sabe.

POIS TUDO JÁ ESTÁ ESCRITO e não vão ser os falsos profetas que vão decidir o que vai acontecer quando e como DEUS o determinar, podem ter a certeza.

E por hoje é tudo.

Até breve, se Deus quiser.

Fonseca1940

sinto-me: por estar Vivo e Crer em Deus

música: Requiem, de Wofgang Amadeos Mozart

publicado por saopaulodoviso às 17:15
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2006

Igreja de Santa Clara

Na última semana, numa das deambulações que faço habitualmente duas ou três vezes por semana, pela minha querida cidade do Porto, onde nasci, onde cresci, onde estudei, onde trabalhei, onde vivo e onde espero morrer, daqui a muitos anos (se aprouver a Deus, nunca antes dos meus 95 anos (!) ), e onde vou aproveitando para tirar fotografias a tudo que me apetece ... , monumentos, ruas, casas, árvores, flores, pombos, gaivotas, rio Douro e Foz com pôr de Sol, etc., para colocar no meu computador, a fim de um dia em que esteja para aí virado - me resolva a enviá-las para alguma exposição ou para alguma revista de fotos digitais, para serem apreciadas e criticadas, se for o caso - e, pontualmente vou procurar inserir algumas neste blog - o que aliás já acontece desde hoje com 5 fotos de pôr do sol na Foz do Douro (!!!).

Como ia dizendo andava pela zona da Batalha e decidi ir à Igreja de Santa Clara (onde já não ia há muitos anos) para ver se conseguia tirar alguma foto no interior da mesma, visando pelo menos o altar principal.

Entrei tirei a foto, com o flash, e nessa altura, ouvi uma voz dizer que não se podia tirar fotos dentro da Igreja com flash e virando-me para trás, reparei então que estava lá uma senhora (dos serviços de limpeza) e um jovem (que era estudante, creio eu, da Universidade Católica) que me informou que efectivamente era proibido tirar fotos daquele modo.

Respondi que não sabia da proibição, mas que realmente a foto já tinha sido tirada e não podia fazer nada, senão deletá-la, embora isso já não resolvesse o problema. Disse-me então que não era preciso ir a esse extremo, o que estava feito, já estava feito, mas não podia tirar mais nenhuma.

Começamos então a trocar impressões sobre os prejuízos que um flash pode ou não fazer a esculturas ou outra coisa qualquer, dentro de Monumentos como aquele.

Eu pessoalmente - embora reconheça poder estar errado - não vejo em que é que um simples disparo de flash, possa prejudicar a pintura duma imagem - que aliás neste caso - estava distante de mim, mais de cem metros, creio eu - pois eu visei apenas o altar mor e nada mais - ainda por cima, num local com pouca iluminação.

O estudante, contrapôs que de facto segundo estudo da Universidade Católica o flash de 100 máquinas ao mesmo tempo pode causar muito mal às imagens e eu concordo, - mas o que é certo é que se calhar nunca estiveram 100 máquinas ou sequer 50 ao mesmo tempo a funcionar naquela Igreja  !!! - o que a acontecer seria um milagre, dado que ali (e também em outros locais) não existe qualquer informação substancial que possa convidar os turistas a ir ver a Igreja, primeiro, porque se encontra num local muito escondido e que as obras que se foram efectuando naquela zona (e não só, como todos sabemos) desde 2001, principalmente, retiraram o trânsito daquele percurso, e além disso, a literatura que lá se encontra é muito escassa e não fornece informações concretas sobre o que é aquela Igreja, sobre a história do Convento de Santa Clara, nem sobre as imagens de santos (que são muitos) preenchem a totalidade da Igreja.

Isto foi apenas um comentário pessoal, para ver se chama a atenção de quem de direito, o IPAR ou coisa parecida, que superintende nos monumentos nacionais ou até a própria Diocese através do Paço Episcopal, para que se possa editar algo que identifique o mais pormenorizadamente possível, este e outros monumentos e os respectivos conteúdos.

Não será porventura uma ideia a frutificar ?

Por agora, fico-me por aqui e até à próxima.

Fonseca1940 

sinto-me: por acontecer este desmazelo

publicado por saopaulodoviso às 15:10
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

ALELUIA

Aleluia.

Finalmente consegui retirar as fotos que não me pertenciam e colocar as minhas.

Já consegui efectuar o primeiro passo nas alterações ao meu blog. No passado dia 31 de Março, a infoblogs deu-me a informação que eu necessitava e somente agora é que pude vir aqui efectuar a respectiva alteração.

Ainda não está como eu desejo, mas para já satisfaz-me a nova apresentação.

Vou tentar melhorar o aspecto de "saopaulodoviso" nas próximas edições e entretanto vou começar a escrever, sempre que me for possível arranjar tempo e disposição para tal, sobre tudo o que eu vier a entender.

Referentemente a este post, não digo mais nada e portanto vou acabar por aqui.

Até já.

Fonseca1940

sinto-me: embora, não muito ...

publicado por saopaulodoviso às 14:40
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2006

ESTOU À ESPERA QUE SEJA RESOLVIDO O PROBLEMA

ONTEM À NOITE, POR TRÊS VEZES SEGUIDAS ESCREVI 3 TEXTOS DIFERENTES SOBRE O MESMO ASSUNTO, MAS NÃO ME FOI POSSÍVEL GRAVÁ-LOS, NEM PUBLICÁ-LOS.

CONTACTEI O INFO.BLOGS, QUE ME DEU UMA INFORMAÇÃO INCORRECTA. RESPONDI PARA SOLICITAR UMA RESPOSTA CONCRETA PARA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE COLOQUEI, MAS ATÉ AGORA NADA ME FOI DITO.

TEREI QUE AGUARDAR.

PEÇO DESCULPA AOS MEUS LEITORES,

AMANHÃ, SE DEUS QUISER, TENTAREI NOVAMENTE, SE ENTRETANTO NÃO RECEBER QUALQUER RESPOSTA.

OBRIGADO.

FONSECA1940

sinto-me: POR NÃO ESCREVER O QUE QUERO

publicado por saopaulodoviso às 23:55
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2006

SÃO PAULO DO VISO - JÁ TEM CONFERÊNCIA VICENTINA

A Comunidade de S. Paulo do Viso em que está inserido o bairro do Viso, (onde resido) e os arredores que fazem fronteira com a Paróquia da Senhora do Porto, situada na freguesia de Ramalde e com a Estrada da Circunvalação que o separa da freguesia da Senhora da Hora, já tem oficialmente uma Conferência Vicentina (ou de S. Vicente de Paulo) à qual foi atribuído o nome do seu Padroeiro, que é S. Paulo.

Portanto, a partir de 16 de Fevereiro de 2006, data em que foi eleito o seu primeiro Presidente, tem existência efectiva, a Conferência Vicentina de S. Paulo, que fica a fazer parte do Conselho Particular Porto Poente.

Esta notícia, por lapso, não foi ainda publicada no jornal da paróquia Totus tuus, nem no jornal da diocese A Voz Portucalense, o que deverá suceder provavelmente nos próximos números a publicar pelos referidos jornais.

É por esse motivo que eu resolvi dar conhecimento neste meu blog, que iniciei há dias - embora provavelmente só deverá chegar ao conhecimento real de muito poucas pessoas - pois não devo ser ainda lido por muita gente, pelo menos, daqui do bairro e imediações.

De qualquer modo e como não é segredo - antes pelo contrário - eu decidi dar esta notícia, para que alguém que porventura me leia e que resida aqui no Viso, venha a saber que aqui também existe o espírito vicentino, aliás, isto não é mais do que oficializar agora com outro nome, a Pastoral Sócio Caritativa de S. Paulo do Viso que foi fundada em 1988, pelo Reverendíssimo Padre António Inácio Gomes, falecido em Outubro de 2005, que muito fez, apesar dos parcos recursos de que auferiu durante 17 anos e com que pôde ajudar-se bastantes pessoas desta Comunidade.

Esta ideia, não é de agora, pois já há bastante tempo que o nosso falecido pároco ansiava efectuar esta formalização. Não aconteceu antes, por vários motivos, mas agora já está de pé e com vontade de levar em frente os desígnios formulados tanto por S. Vicente de Paulo, como por Frederico Ozanam, que se sintetizam nas seguintes palavras:

AMAR E SERVIR A DEUS, AMANDO E SERVINDO DIRECTAMENTE OS POBRES

E é isto meus amigos, que Vos dou a conhecer por este meio, enquanto não se dá a informação mais concreta através dos meios de comunicação atrás citados, o jornal Totus Tuus e o jornal A Voz Portucalense.

Em artigos próximos, irei dando conhecimento de mais elementos sobre a Conferência Vicentina de S. Paulo, e não só.

Fonseca1940

NOTA: Comentem por favor.

sinto-me: pela notícia que escrevi

tags: Conferência Vicentina de S. Paulo

publicado por saopaulodoviso às 23:16
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SÁBADO, 25 DE MARÇO DE 2006

Uma tristeza ....

Não me foi possível ainda inquirir junto do infoblogs, como é possível tirar as fotos que se encontram no meu blog, para colocar as minhas e portanto não estou em condições de iniciar o "saopaulodoviso" a sério.

Também neste fim de semana, para já as coisas não me têm corrido tão bem como desejaria, pois estive ontem presente na missa do 7º dia do meu amigo Dr. Mário Aragão, e apesar de eu ter avisado toda a gente que pude e foram muitas pessoas (mais de 100, de certeza), lamentavelmente verifiquei que na referida celebração só apareceram 3 médicos (ex-colegas) e mais um funcionário administrativo que se reformou o ano passado e eu, além de várias pessoas, provavelmente antigos clientes e alguns conhecidos e era com essas pessoas que a Igreja das Antas estava um bocadinho composta pois deviam estar lá talvez umas 200 pessoas, mas ... infelizmente do SBN e dos SAMS só estavam presente 5 pessoas que com ele trabalharam lado a lado durante alguns anos.

É triste ver estas coisas acontecerem, a pessoas que mereciam mais consideração por parte, nomeadamente neste caso, da classe bancária, funcionários e dirigentes do SBN.

Mas é assim, a vida.

Bem, por hoje não escrevo mais nada, porque não me vem à ideia, nada mais, além de lamentar o que aconteceu e a que já me referi nos parágrafos anteriores.

Espero que para a semana, esteja melhor e desejo os melhores cumprimentos a todos os que porventura me lerem.

Fonseca1940

sinto-me: pelo que relatei hoje

música: tem que ser uma música triste e nada me ocorre

publicado por saopaulodoviso às 23:23
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

QUINTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2006

AINDA NÃO É HOJE QUE ISTO FICA PRONTO ...

INFELIZMENTE, AINDA NÃO ME É POSSÍVEL COMPLETAR ESTE MEU BLOG

(QUE PELOS VISTOS, AINDA NÃO FOI VISTO POR NINGUÉM, POIS QUE NÃO VI AINDA NENHUM COMENTÁRIO ...)

PORQUE ENTRETANTO SURGIRAM-ME ALGUNS ASSUNTOS PREMENTES PARA RESOLVER E VIM AQUI SÓ PARA JUSTIFICAR PORQUE AINDA NÃO O FIZ.

ESPERO QUE EM BREVE POSSA FAZÊ-LO.

OS MEUS CUMPRIMENTOS

FONSECA1940

sinto-me: PORQUE O FCP É FINALISTA DA TA

publicado por saopaulodoviso às 15:16
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

 

.posts recentes

. PORTO visto a 75 metros d...

. PORQUE É QUE A 3ª COLUNA ...

. CONTINUAM OS PROBLEMAS

. UM PEQUENO APONTAMENTO AP...

. Igreja de Santa Clara

. ALELUIA

. ESTOU À ESPERA QUE SEJA R...

. SÃO PAULO DO VISO - JÁ TE...

. Uma tristeza ....

. AINDA NÃO É HOJE QUE ISTO...

.as minhas fotos

.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

===================================================================

Post colocado em 12-9-12  -  14H25

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...