150 ANOS DA SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO em PORTUGAL
Como autor deste blog "Conferência Vicentina de S. Paulo" e, também na dupla situação de Presidente desta Conferência e Secretário do Conselho Porto Poente, do Conselho Central Feminino do Porto, permito-me dar aqui notícia do evento ocorrido na quinta-feira passada, dia 7 de Maio de 2009, na Igreja Paroquial de S. Salvador de Matosinhos, onde se celebrou uma Eucaristia de Acção de Graças pelos cento e cinquenta anos da fundação da Sociedade de S. Vicente de Paulo em Portugal.
Assim compareci ali, quase como se tivesse "caído de paraquedas" e porquê? Porque na reunião do Conselho de Zona Porto Poente de Abril passado foi-me comunicado pela nossa Presidente que o Conselho de Zona de Matosinhos fazia anos e tinha sido feito um convite para que as Conferências dos diversos Conselhos se fizessem ali representar no Convívio que se ia ali realizar, a partir das 15,45 horas do dia 7 de Maio.
Por isso ali fui, como acima disse, representando não só a Conferência de S. Paulo, mas também na qualidade de Secretário do CPPP.
Quando lá cheguei - às 16 e 10 h - é que constatei que a Eucaristia que já estava em curso, era em comemoração dos 150 anos da Sociedade de S. Vicente de Paulo! - surpresa? - bem, pelo menos para mim, foi... mas tudo bem, não há crise.
Estavam lá bastantes vicentinas representando, creio eu, muitas das conferências daqui da zona Norte, ou melhor, do Conselho Central Feminino do Porto, com a presença de cerca de 200 pessoas.
Depois da celebração eucaristica que foi concelebrada, salvo erro por 6 ou 7 padres e presidida pelo Padre Mendes, da Igreja de Matosinhos - não tenho os nomes dos outros porque não perguntei a ninguém - realizou-se uma sessão solene no salão paroquial que foi apresentada pela Presidente do Conselho de Matosinhos e em que falaram 11 oradores, como o Presidente do Conselho Central Masculino do Porto, a Presidente do Conselho Central Feminino do Porto, Presidentes de várias Conferências do Conselho de Matosinhos, o Padre Mendes, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, além de outros.
A sessão iniciou-se às 17,30 e terminou uma hora e meia depois, aproximadamente.
No fim serviu-se por quase todos os presentes (já não estavam todos, porquanto alguns já tinham saído minutos antes) uma fatia de um bolo gigante comemorativo das datas de 1859-2009 (150 anos da SSVP) e uma taça de vinho espumante - e à saída ainda cada participante levou uma rosa que estavam a ser distribuidas à porta.
Junto aqui algumas fotos que ficam para a posteridade.
Reportagem (a fingir...)
de
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.