Maio: Mês de Maria
A Igreja outorga este mês a Maria para conhecê-la e amá-la mais.
Maio é o mês das flores, da primavera. Muitas famílias esperam este mês para celebrar a festa pela recepção de algum sacramento dum familiar. Também, Maio é o mês em que todos recordam a sua mãe e as flores são o regalo mais frequente dos filhos para agasalhar a quem lhes deu a vida.
Por outro lado, todos sabem que este mês é o ideal para estar ao ar livre, rodeado da beleza natural de nossos campos. Precisamente por isto, porque tudo o que nos rodeia nos deve recordar a nosso Criador, este mês se o dedicamos à mais delicada de todas as suas criaturas: a santíssima Virgem Maria, alma delicada que ofereceu sua vida ao cuidado e serviço de Jesus Cristo, nosso redentor.
Celebremos, pois as nossas festas a Maria, nossa doce mãe do Céu.
Que é costume fazer este mês?
-
Oferecimento de flores à Virgem.
-
Reflectir nos principais mistérios da vida de Maria.
Este é o melhor regalo que podemos fazer à Virgem. Ofertar flores é uma maneira que têm as pessoas para dizer a alguém que a queremos muito. A Virgem gosta que lhe levemos flores e, também, se se pode, podemos cantar seus cânticos preferidos como as que sugerimos mais adiante. Para dar maior solenidade ao Oferecimento, as crianças podem ir vestidos de branco, símbolo de pureza.
-
Recordar as aparições da Virgem.
-
Meditar nos quatro dogmas acerca da Virgem Maria que são:
-
Recordar e honrar a Maria como Mãe de todos os homens.
-
Reflectir nas principais virtudes da Virgem Maria.
-
Viver uma devoção real e verdadeira a Maria.
-
Ver a Maria como a uma mãe: Praticar tudo o que possamos: o bom e o mau. Saber acudir-lhe a todo o momento.
-
Demostrar-lhe o nosso carinho: Fazer o que ela espera de nós e recordá-la ao longo do dia.
-
Confiar plenamente nela: Todas as graças que Jesus nos dá, passam pelas mãos de Maria, e é ela quem intercede perante seu Filho por nossas dificuldades.
-
Imitar suas virtudes: Esta é a melhor maneira de demostrar-lhe nosso amor.
-
Rezar em família as orações especialmente dedicadas a Maria.
A Igreja nos oferece belas orações como a do Ángelus (que se costuma rezar ao meio dia), a Regina Caeli, a Consagração a Maria e o Rosário. Várias orações Marianas
-A Anunciação -A Visita a sua prima Isabel -O Nascimento de Cristo -A Apresentação do Menino Jesus no templo -O Menino Jesus perdido e achado no templo -As Bodas de Caná -Maria ao pé da cruz.
Em Fátima, Portugal; em Lourdes, França e em Tepeyac, México (A Guadalupe) - assim como em muitos outros lugares do Mundo) a Virgem entregou diversas mensagens, todas relacionados com o amor que Ela nos tem a nós todos, seus filhos.
1. Sua Imaculada Conceição: A única mulher que Deus permitiu ser concebida e nascer sem pecado original foi a Virgem Maria porque ia ser a mãe de Cristo. 2. Sua maternidade divina: A Virgem Maria é a verdadeira mãe humana de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 3. Sua perpétua virgindade: Maria concebeu por obra do Espírito Santo, pelo que sempre permaneceu virgem. 4. Sua assunção aos céus: A Virgem Maria, no final de sua vida terrena, subiu ao Céu em corpo e alma.
Maria nos cuida sempre e nos ajuda em tudo o que necessitemos. Ela nos ajuda a vencer a tentação e a conservar o estado de graça e a amizade com Deus para poder chegar ao Céu. Maria é a Mãe da Igreja.
Maria era uma mulher de profunda vida de oração, vivia sempre perto de Deus. Era uma mulher humilde, quer dizer, simplesmente; era generosa, se esquecia de si mesma para dar-se aos outros; tinha grande caridade, amava e ajudava a todos por igual; era serviçal, atendia a José e a Jesus com amor; vivia com alegria; era paciente com sua famiíia; sabia aceitar a vontade de Deus na sua vida.
Se trata de que nos esforcemos por viver como filhos seus. Isto significa:
Que nos ajudam a recordar o imenso amor de nossa mãe a nós, seus filhos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.