sexta-feira, 15 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (23)

CONTINUAÇÃO (23)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Dias 29, e 30 de ABRIL - e 1, 2 e 3 de MAIO
LIBERDADE SOBERANA DE PROCEDER DIVINO (Rom. 9, 6-18)
A palavra de Deus não falhou. Paulo demonstra-o com três casos da história de Israel
6 Não quer dizer, porém, que a palavbra de Deus tenha faltado. 13 Como está escrito: Amei Jacob, porém aborreci Esaú (Ma 1. 1,3) 14 Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum! 15 Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de que eu tiver compaixão (Êx. 33, 19). 16 Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus. 17 Por isso, diz a Escritura ao faraó: Eis o motivo porque te suscitei para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra (Êx 9, 16). 18 Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.
Frase para recordar: Ele tem misericórdia de quem quer...
BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO (Rom. 9, 19-23)
Porque te queixas de Deus? Porque não te contentas com o que és? Não somos nós barro nas mãos do oleiro? Vasilha pequena ou grande, o fundamental é ser vasilha perfeita.
19 Dir-me-ás talvez: "Porque ele ainda, se queixa? Quem pode resistir à sua vontade? 20 Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: "Porque me fizeste assim?" 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar? 22 Onde, entâo, está a injustiça em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objectos de ira preparados para a perdição, 23 mostrando as riquezas da sua glória para com os objectos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória?
Frase para recordar: Não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar?
BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO (2) (Rom. 9, 24-29)
24 (Esses somos nós, que ele chamou nâo só dentre os judeus, mas também dentre os pagãos.) É o que ele diz em Oseias: 25 Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada à que não era amada. 26 E no lugar mesmo em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali serão chamados filhos de Deus vivo (Os 12). 27 A respeito de Israel, exclama Isaías: Ainda que o número de filhos de Israel fosse como a areia do mar, só um resto será salvo; 28 porque o Senhor realizará plenamente e prontamente a sua palavra sobre a terra (10, 22s). 29 E ainda como predisse Isaías: Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um rebento, ficaríamos como Sodoma, seríamos como Gomorra (Is 1,9).
Frase para recordar: Chamarei meu povo que não era meu povo, e amada à que não era amada.
A FALTA DE ISRAEL (Rom. 9, 30-33)
Os judeus quiseram conseguir a justiça pelo esforço e nâo conseguiram. Os pagãos só ofereceram a sua fé para aceitar esse dom.
30 Então que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justificação, que vem da fé, 31 ao passo que Israel, que procurava uma lei que desse a justificação, não a encontrou. 32 Porquê? Porque Israel a buscava como fruto não da fé, mas sim das obras. E tropeçou na pedra de escândalo. 33 como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair; quem nele crer não será confundido (Is 8, 14; 28, 16).
Frase para recordar: Israel tropeçou na pedra de escândalo, isto é, no Messias.
QUE OS MEUS IRMÃOS SE SALVEM (Rom. 10, 1-8)
Paulo confere às suas palavras um tom pessoal de debate: a súplica que dirige a Deus por eles, judeus, é a salvação. O zelo religioso deles é louvável mas desmedido. Os judeus não foram rejeitados por Deus. Compare-se esta passagem com JereNegritomías (Jr 14, 15) a quem, Deus proíbe que interceda por eles.
1 Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem. 2 Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento. 3 Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Porque Cristo é o fim da lei para justificar todo aquele que crê. 5 Ora Moisés escreve da justiça que vem da lei: O Homem que a praticar viverá por ela (Lev 18, 5). 6 Mas a justiça que vem da fé diz assim: "Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?" Isto é, para trazer do alto o Cristo, 7 ou: "Quem descerá ao abismo?" Isto é, "para fazer voltar Cristo dentre os mortos:" 8 Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Deut 30, 14). esta é a palavra da fé, que pregamos.
Frase para recordar: Cristo é o fim da lei para justificar todo aquele que crê Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...