| Agustín de Canterbery , Santo | BispoA Grã Bretanha, evangelizada desde os tempos apostólicos (segundo a lenda, o primeiro missionário que desembarcou na ilha foi José de Arimateia), havia recaído na idolatria depois da invasão dos saxões no quinto e sexto século. Quando o rei de Kent, Etelberto, se casou com a princesa cristã Berta, filha do rei de Paris, este lhe pediu que fosse erigida uma igreja e que alguns sacerdotes cristãos celebrassem ali os ritos sagrados. Quando o Papa S. Gregório Magno soube a noticia, julgou que os tempos estavam maduros para a evangelização da ilha. Lhe encomendou a missão ao prior do mosteiro beneditino de S. Andrés, cuja principal qualidad não era a valentia, mas sim a humildade e a docilidade. Esse monge era Agustín (Agostinho).
No ano 597 saiu de Roma encabeçando um grupo de quarenta monges. Se deteve na ilha de Lérins. Aquí lhe falaram do temperamento belicoso dos saxões, e isto o aterrou até ao ponto de fazê-lo regressar a Roma e pedir ao Papa queo tirasse do programa. Para animá-lo, Gregório nomeou-o abade e pouco depois, quase para fazê-lo dar o passo definitivo, tão depressa chegou à Gália, o fez consagrar bispo. Continuou sua viagem com breves etapas. Finalmente chegou à ilha britânica de Thenet, onde o rei foi pessoalmente dar-lhe as boas vindas, por convite de sua piedosa esposa.
Os missionários avançaram com o cortejo real em procissão e cantando as ladainhas segundo o rito recentemente introduzido em Roma. Para todos foi uma feliz surpresa. O rei acompanhou os monges até à residência que lhe haviam preparado em Cantorbery, a metade de caminho entre Londres e o mar, onde se levantou a célebre abadia que depois levará o nome de Agustín, coração e sacrário do cristianismo inglês. A obra dos monges missionários teve um êxito inesperado, pois o mesmo rei pediu o baptismo, levando com o seu exemplo a milhares de súbditos a abraçar a religião cristã.
O Papa se alegrou com a notícia que chegou a Roma, e expressou sua satisfação nas cartas escritas a Agustín e à rainha. O santo pontífice enviou com um grupo de novos colaboradores o pálio e a nomeação a Agustín como arcebispo primaz de Inglaterra, e ao mesmo tempo o admoestava paternalmente para que não se orgulhasse pelos êxitos alcançados e pela honra do alto cargo que se lhe confería. Seguindo as indicações do Papa para a repartição em territórios eclesiásticos, Agustín erigiu outras sedes episcopais, a de Londres e de Rochester, consagrando bispos a Melito e a Justo.
O santo missionário morreu em 26 de Maio de 604 e foi enterrado em Cantorbery (Cantuária) na igreja que leva seu nome. | |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.