sexta-feira, 29 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (33)

Dia 23 de Junho
TUDO PARA TODOS (1º Cor. 9, 19-27)
Paulo, plenamente livre, faz-se tudo para todos com uma única finalidade: chamar o maior número possível para o Evangelho. Ele é corredor de Cristo que, no fim, quer ganhar uma incorruptível coroa de glória.
19 Embora livre da sujeição a qualquer pessoa, fiz-me servo de todos para ganhar o maior número possível.
20 Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse abaixo da lei, embora o não esteja, a fim, de ganhar aqueles que estão debaixo da lei.
21 Para os que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja isento da lei de Deus - porqunato estou sob a lei de Cristo -, a fim de ganhar os que não têm lei.
22 Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.
23 E tudo isto faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante.
24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prémio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais.
25 Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e fazem-no para alcançar uma coroa corruptível. Nós fazemo-lo por uma coroa incorruptível.
26 Assim, eu corro , mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar.
27 Ao contrário, castigo o meu corpo e mantenho-o em servidão, com medo de vir eu mesmo a ser excluido depois de ter pregado aos outros.

Frase para recordar: Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.

Dia 24 de Junho

EXEMPLO DOS CASTIGOS DE ISRAEL (1ª Cor. 10, 1-13)

1 Não quero que ignoreis, irmãos, que nos nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar:

2 todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar;

3 todos comeram do mesmo alimento espiritual;

4 todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebian da pedra espiritual que os seguia e essa pedra era Cristo).

5 Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, e caíram mortos no deserto.

6 Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.

7 Nem vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e para beber, e depois levantou-se para se divertir (Ex 32,6)

8 Nem nos entreguemos à impureza como alguns deles se entregaram, e morreram num só dia vinte e três mil.

9 Nem tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram mordidos pelas serpentes.

10 Nem murmureis, comom murmuraram alguns deles, e forma mortos pelo exterminador.

11 Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para nossa advertência, para nós que vivemos o final dos tempos.

12 Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.

13 Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e de sairdes dela.

Frase para recordar: Deus é fiel: não permitir que sejais tentados além das vossas forças.

Dia 25 de Junho

EVITAR O ESCÂNDALO (1ª Cor. 10, 14-22)

Novamente se fala da participação nos banquetes cultuais pagãos. Alguns poderiam objectar: se os ídolos nada são, que mal há nisso? Paulo responde dizendo que os ídolos são demónios. Por isso, ele quer que os cristãos não tenham comunhão com os demónios.

Os versícuilos 16-17 são um inciso sobre a Eucaristia. É a comunhão de Cristo com os irmãos. Por ela, nós obtemos um parentesco especial com o Senhor.

14 Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria.

15 Falo como a pessoas sensatas: julgai vós mesmos o que digo.

16 O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?

17 Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.

18 Considerai Israel segundo a carne; não entram em comunhão com o altar somos que comem as vítimas?

19 Que querem afirmar com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou ao próprio ídolo são alguma coisa?

20 Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demónios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demónios.

21 Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demónios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor, e da mesa dos demónios.

22 Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?

Frase para recordar: Eu não quero que tenhais comunhão com os demónios.

Dia 26 de Junho

CARIDADE SEMPRE (1ª Cor. 10, 23-33)

A caridade (evitar o escândalo dos mais fracos) deve ser sempre uma norma de actuação para o cristão. O exemplo é dado pelo mesmo Paulo: fazei como eu... Não busco os meus interesses, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos.

23 Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.

24 Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo.

25 Comei de tudo o que se vende no talho, sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência.

26 Do Senhor é a terra e tudo o que ela encerra.

27 Se algum infiel vos convidar e quiserdes ir, comei de tudo o que se vos puser diante, sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência.

28 Mas se alguém disser: "Isto foi sacrificado aos ídolos, não o comais, em atençao àquele que o advertiu e por motivo de consciência.

29 Dizendo consciência, refiro-me não à tua, mas à do outro. Com efeito, por que razão seria regulada a minha liberdade pela consciência alheia?

30 Se eu como com acção de graças, porque sereui censurado por causa do alimento pelo qual rendo graças?

31 Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

32 Não vos torneis causa de escândalo, nem para os judeus, nem para os gentios, nem para a Igreja de Deus.

33 Fazei como eu: em todas as circunstâncias procuro agradar a todos. Não busco os meus próprios interesses, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos.

Frase para recordar: Quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Dia 27 de Junho

TRAJE DAS MULHERES NA IGREJA (1ª Cor. 11, 1-6)

Respondendo talvez a uma pergunta dos coríntios, Paulo trata um tema menor que hoje nos parece ridículo; o uso do véu pelas mulheres. Querendo manter e justificar um costume, limitado no tempo e no espaço, ele forja alguns argumentos. Há que veja nesta passagem uma alusão às mulheres casadas para as quais descobrir-se em público seria uma falta de respeito (Gen. 24,65; Dm, 13,32)

1 Tornai-vos meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

2 Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim e guardais as minhas instruções tais como eu vo-las transmiti.

3 Mas quero que saibais que o Senhor de todo o homem é Cristo, o senhor da mulher é o homem, o senhor de Cristo é Deus.

4 Todo o homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu Senhor.

5 E toda a mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada.

6 Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu.

Dia 28 de Junho

TRAJE DAS MULHERES NA IGREJA (2) (1ª Cor. 11, 7-16)

7 Quanto ao homem , não deve cobrir a cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.

8 Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem,

9 nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem.

10 Por isso a mulher deve trtazer o sinal de submissão sobre a cabeça, por causa dos anjos.

11 Com tudo isto, aos olhos do senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem.

12 Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus.

13 Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com o véu?

14 A própria natureza nâo vos ensina que é uma desonra para o homem usar cabelo comprido?

15 Ao passo que é glória para a mulher uma longa cabeleira, porque lhe foi dada como véu.

16 Se, no entanto, alguém quiser contestar, nós nao temos tal costume e nem as igrejas de Deus.

Frase para recordar: Tornai-vos meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...