sábado, 9 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (20)

CONTINUAÇÃO (20)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Dias 12, 13, 14, 15 e 16 de ABRIL
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (Rom. 5, 1-11)
As três virtudes teologais, , esperança e caridade, são virtudes infundidas por Deus na nossa alma. É por elas que temos de viver à maneira de Deus.
1 Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. 3 Não só isso, mas gloriamo-nos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. 5 E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos impíos. 7 Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo; por um homem de bem, talvez alguém se decida a morrer. 8 Deus, porém, demonstra o seu amor para connosco, pelo facto de que quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 Ainda mais: nós gloriamo-nos em Deus por nosso senhor Jesus Cristo, por quem agora obtivemos a reconciliação!
Frase para recordar; O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
MORTE EM ADÃO E VIDA EM CRISTO (Rom. 5, 12-16) A morte é o castigo do pecado de Adão. Mas a graça de Cristo, novo Adão, excedeu superabundantemente o pecado do nosso primeiro pai e reconciliou-nos com Deus. Em Adão tivemos a morte, em Cristo a vida.
12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o género humano, porque todos pecaram. 13 De facto, até à lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando nao há lei. 14 No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão o qual é figura do que havia de vir. 15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos. 16 Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as consequências do pecado de um só: a falta de um só teve, por consequência, um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juizo de justificação.
Frase para recordar: O dom de Deus e o benefício da graça foram copiosamente concedidos a todos por Jesus Cristo.
ADÃO E CRISTO: PECADO E GRAÇA (Rom. 5, 17-21)
O pecado escraviza, faz romper com Deus. A graça liberta, aproxima-nos de Deus.
17 Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo! 18 Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único acto de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. 19 Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituidos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. 20 Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas, onde abundou o pecado, superabundou a graça. 21 Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.
Frase para recordar: Pela desobediência de um só homem fomos constituidos pecadores e pela obediência de um só, todos se tornarão justos.
MORTE E VIDA COM JESUS CRISTO (Rom. 6, 1-5)
Mortos para o pecado pelo baptismo, sepultados com Cristo na sua morte, com Ele ressurgimos para uma vida nova. Somos iluminados. Por isso, após o baptismo, devemos considerar-nos mortos para todo o mal e sempre prontos para abraçar todo o bem.
1 Então que diremos? Permaneceremos no pecado, para que haja abundância da graça? 2 De modo algum. Nós, que já morremos para o pecado como poderiamos ainda viver nele? 3 Ou ignorais que todos os que fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo baptismo para que, como ressurgiu dos mortos para glória do CristoPai, assim nós também vivamos uma vida nova. 5 Se fomos feitos um só com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreiçâo.
Frase para recordar: Todos os que fomos baptizados em Cristo, fomos baptizados na sua morte.
MORTE E VIDA EM JESUS CRISTO (2) (Rom. 6, 6-14)
6 Sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com ele, poara que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 7 (Pois quem morreu está libertado do pecado) 8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele. 9 pois sabemos que Cristo, tendo ressuscitado dos mortos, já não morre nem a morte terá mais domínio sobre ele. 10 Morto, ele o foi uma vez por todas pelo pecado, porém, está vivo, continua vivo para Deus. 11 Portanto vós também considerai-vos mortos para o pecado, porém vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites. 13 Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço. 14 O pecado já não vos dominará porque agora não estais mais sob a lei, mas sim sob a graça.
Frase para recordar: Não reine o pecado no vosso corpo mortal de modo a obedecerdes aos seus apetites. .
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...