quinta-feira, 14 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (22)

CONTINUAÇÃO (22)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Dias 23, 24, 25, 26, 27 e 28 de ABRIL
ESPÍRITO DE ADOPÇÃO (Rom. 8, 12-17)
O cristão foi liberto do mal. Não é devedor às más tendências para viver escravo do pecado. Mas, vivendo pelo Espírito, pode voltar-se para Deus com alegria e chamar-lhe "Papá".
12 Portanto, irmãos, não somos devedores da carne para que vivamos segundo a carne. 13 De facto, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obrtas da carne, vivereis 14 pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porquanto não recebestes um Espírito de escravidão para viverdes ainda no terror, mas recebestes o Espírito de adopção pelo qual clamamos: "Abbá! Pai!" 16 O próprio Espírito dá testemunho ao nosso Espírito de que somos filhos de Deus. 17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
Frase para recordar: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
ESPERANÇA DOS FILHOS DE DEUS (Rom. 8, 18-27)
Os sofrimentos e as humilhações deste mundo não são nada comparados com as alegrias e a glória que Deus tem preparado para nós. E não só os sofrimentos violentos mas até os pequenos sofrimentos da vida.
18 Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 19 Por isso a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), 21 todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da glória e liberdade dos filhos de Deus. 22 Pois, sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até ao presente dia. 23 Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adopção, a redenção do nosso corpo. 24 Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objecto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? 25 Nós que esperamos o que não vemos, é com paciência que o aguardamos. 26 Do mesmo modo, o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. 27 E aquele que prescruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.
Frase para recordar: Pela esperança é que fomos salvos. PREDESTINAÇÃO. CERTEZA DA SALVAÇÃO (Rom. 8, 28-32)
S. Paulo faz uma pergunta retórica; quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A fome? A nudez? O perigo? A espada? E responde: nada nem ninguém nos pode separar do amor de Cristo. Pareço-me um pouquinho com S. Paulo?
28 Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus designios. 29 Os que ele distinguiu de antemão também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogénito entre uma multidão de irmâos. 30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também, os glorificou. 31 Que diremos depois disto? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como nâo nos dará também, com ele todas as coisas?
Frase para recordar: Se Deus é por nós, quem será contra nós? PREDESTINAÇÃO. CERTEZA DA SALVAÇÃO (2) (Rom. 8, 33-39)
33 Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? 36 Realmente está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como reses destinadas ao matadouro (Sal 43-23) 37 Mas, em todas estas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. 38 Pois estou persuadido de quem nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, 39 nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá separar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus nosso Senhor.
Frase para recordar: Em todas estas coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.
TRISTEZA DO APÓSTOLO (Rom. 9, 1-5)
S. Paulo amava tanto os da sua raça que estaria disposto até a ser separado de Cristo para que eles fossem salvos.
1 Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto. A minha consciência dá-me testemunho pelo Espírito Santo, que sinto grande pesar 2 e incessante amargura no coração. 3 Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne. 4 Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adopção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas, 5 e os patriarcas, dos quais descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amén.
Frase para recordar: Sinto grande pesar e amargura no coração pelos meus irmãos.
FILHOS DA PROMESSA (Rom. 9, 6-12)
Deus tudo faz para salvar o homem. Não basta ser filho de Abraão segundo a carne mas segundo a fé. A esses Deus manifesta a sua misericórdia. Quem recusa conformar-se ao plano divino, endurece o seu coração.
6 Não quer dizer, porém, que a palavra de Deus tenha faltado. Porque nem todos os que descendem de Israel são verdadeiros israelitas, 7 como nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão; mas: É em Isaac que terás uma descendência que trará o teu nome (Gén 21, 12) 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que serão considerados como descendentes. 9 Realmente, a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho (Gén. 18-10). 10 E não somente ela, senão também Rebecca, que concebeu (dois filhos) de um só homem, Isaac, nosso patriarca. 11 Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum (para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus, 12 que depende não das obras, mas daquele que chama), foi dito a Rebecca. O mais velho servirá o mais jovem (Gén. 25, 23).
Frase para recordar: Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão.
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...