quarta-feira, 6 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (17)

CONTINUAÇÃO (17)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até hoje (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de Março
SAUDAÇÃO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS (Rom. 1, 1-7) As cartas entre amigos começam sempre por uma saudação. Quanto mais amigas são as pessoas mais longa e efusiva é essa saudação. Escrevendo aos Romanos, S. Paulo, "servo de Jesus Cristo, escolhido para ser Apóstolo", apresenta-se a essa comunidade, que não tinha sido fundada por ele, como Apóstolo dos gentios e lembra-lhes a sua vocação cristã: chamados a serem santos.
1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus 2 este Evangelho que Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, 3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de David quanto à carne, 4 que, segundo o Espírito da Santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; 5 e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, 6 entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo -, 7 a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Frase para recordar: Somos amados por Deus e chamados a sermos santos.
ACÇÃO DE GRAÇAS. DESEJO DE IR A ROMA (Rom, 1, 8-15)
Paulo dá graças a Deus pelo fervor cristão da comunidade de Roma. Muitas vezes fez menção de a visitar. Todos os dias a lembra na sua oração e com ela partilha a sua fé para mutuamemte se encorajarem no anúncio do Evangelho de Jesus.
8 Primeiramente, dou graças ao meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é apregoada a vossa fé. 9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, anunciando o Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como vos menciono incessantemente nas minhas orações. 10 A ele suplico, se for da sua vontade, conceder-me finalmente ocasião favorável de vos visitar. 11 Desejo ardentemente ver-vos, a fim de comunicar-vos alguma graça espiritual, com que sejais confirmados 12 ou melhor, para me encorajar juntamente convosco naquela vossa e minha fé que nos é comum. 13 Pois não quero que ignoreis, irmãos, como muitas vezes me tenho proposto ir ter convosco. (Eu queria recolher algum fruto entre vós, como entre os outros pagãos), mas até agora tenho sido impedido. 14 Sou devedor a gregos e a bárbaros, a sábios e a simples. 15 Daí o ardente desejo que eu sinto de vos anunciar o Evangelho também a vós que habitais em Roma. Frase para recordar: Desejo encorajar-me, juntamente convosco, na fé que nos é comum. NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO (Act. 1, 16-17)
Quanto tantos, nas mais variadas circunstâncias, ocultam ou "disfarçam" a sua fé por respeito humano, é bom meditar este pequeníssimo texto de S. Paulo:
16 Com efeito, não me envergonho do Evangelho, poiis ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, do judeu em primeiro lugar e depois do grego. 17 Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab. 2, 4). Frase para recordar: Não me envergonho do Evangelho. DEUS REVELA-SE NA CRIAÇÃO (Rom. 1, 18-23)
Deus revela-se-nos quer através das maravilhas do nosso corpo, quer através da harmonia e beleza da criação. Não o reconhecer e adiorar os ídolos, em nós e no mundo, é uma rematada loucura.
18 A ira de Deus manifesta-se do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. 19 Porquanto o que se pode conhecer de Deus, eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. 20 Desde a criação do mundo, as perfeições invisiveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, tornam-se visiveis à inteligência, por suas obras, de modo que não se podem escusar. 21 Porque, conhecendo a Deus não o glorificariam como Deus nem lhe deram graças. pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato. 22 Pretendendo-se sábios, tornaram-ser estultos. 23 Mudaram a majestade de Deus incorruptivel em reperesentações e figuras de homem corruptivel, de aves, quadrúpedes e répteis. Frase para recordar: O que se pode conhecer de Deus podemos lê-lo em nós e no mundo. A JUSTIÇA DE DEUS DÁ A VIDA A TODOS OS HOMENS (Rom, 3, 21-31) Texto fundamental e denso que descreve a justiça de Deus revelada na acção de Jesus Cristo. 21 Mas agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela lei e pelos profetas. 22 Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção; 23 com efeito, todos pecarãm e todos estão proivados da glória de deus), 24 e são justificados gratuitamente pela sua graça; tal é a obra de redenção, realizada em Jesus Cristo. 25 Deus destinou-o para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, ele manifesta a sua justiça, porque no tempo da sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores. 26 Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está, portanto, o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual lei? Pela das obras? Não, mas pela lei da fé. 28 Porque julgamos que o homem é justificado pela fé, sem as observâncias da lei. 29 Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, Ele o é também dos pagãos. 30 Porque não há mais que um só Deus, o qual justiuficará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos. 31 Destruimos então a lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a sua força. Frase para recordar: Deus é também Deus dos pagâos. SEM DEUS, TUDO SE COMPLICA (Rom. 1, 24-27) S. Paulo, naturalmente pensando em Roma, faz um retrato da sociedade sem Deus do seu tempo com vícios de homosexualidade, intrigas, invejas, desobediências, deslealdades, arrogâncias... Olhando para o mundo de hoje, parece que ainda não não evoluimos muito e que o fermento do Evangelho não conseguiu atingi-lo. 24 Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desenrolam entre si os próprios corpos. 25 Trocaram a verdadee de Deus pela mentira, e adoraram, e serviram à criartura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amen! 26 Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relaçoes e contra a natureza. 27 Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Frase para recordar: Trocaram, a verdade de Deus pela mentira.
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca
Antonio Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...