quarta-feira, 20 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (26)

CONTINUAÇÃO (26)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
NA EDIÇÃO DE HOJE, PASSO A TRANSCREVER AS PALAVRAS DE S. PAULO SEM SER EM ITÁLICO, COMO VINHA FAZENDO ATÉ AGORA; APENAS O FAREI QUANDO APAREÇAM FRASES ESCRITAS POR PROFETAS, OU SALMOS OU AINDA PALAVRAS DITAS POR DEUS NOSSO SENHOR... ... E TAMBÉM NUM TIPO DE LETRA UM POUCO MAIOR...
Dias 14, 15, 16, 17 e 18 de MAIO
SUBMISSÃO ÀS AUTORIDADES (Rom. 13, 1-7)
Paulo fala aqui da obediência às autoridades e da contribuição que todos devem dar para o bem da comunidade. Quando o Apóstolo escreveu isto à minúscula comunidade de Roma, já reinava Nero mas ainda não tinha rebentado a perseguição aos cristãos. Supõe-se que as autoridades sejam legitimas e honestas.
1 Cada qual seja submisso às autoridades constituidas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem forma instituidas por Deus. 2 Assim, aquele que resiste à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação. 3 Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, mas sim a quem faz o mal! Não queres temer a autoridade? Faz o bem e terás o seu louvor. 4 Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas se fizeres o mal, teme, porque não é à toa que usa a espada; é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal. 5 Portanto, é necessário sunbmeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência. 6 É também por essa razão que pagais os impostos, pois os magistrados são ministros de Deus, quando exercem pontualmente esse ofício. 7 Pagai a cada um o que lhe compete; o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito.
Frase para recordar: Faz o bem e terás o louvor da autoridade
AMOR MÚTUO (Rom. 13, 8-10)
Podemos definir a vida cristã como uma vida de amor: amar a Deus e amar o próximo. Devemos amar porque o amor supera todos os outros sentimentos por mais nobres que sejam.
8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. 9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existem, resumem-se nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
Frase para recordar: O amor é o pleno cumprimento.
VILGILÂNCIA E PUREZA (Rom. 13, 11-14)
A exortação sobre a conduta da vida cristã termina com uma recomendação escatológica. Precisamos de nos preparar para o dia do Senhor: deixarmos as obras das trevas e revestirmo-nos das armas da luz.
11 Isto é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçámos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não sigais os desejos da carne nem lhe satisfaçais os apetites.
Frase para recordar: Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não sigais os desejos da carne.
DEVER DE TOLERÂNCIA (Rom. 14, 1-12)
Toda a actuação do cristão se deve pautar pela compreensão caridosa.
1 Acolhei aquele que é fraco na fé com bondade, sem discutir as suas opiniões. 2 Um crê que pode comer de tudo; outro, que é fraco, só come legumes. 3 Quem come de tudo não despreze aquele que não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo. 4 Quem és tu, para julgares um servo de outros? Que esteja firme ou caía, isso é lá com o seu senhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar. 5 Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo a sua convicção. 6 Quem distingue o dia faz assim pelo Senhor. Quem come de tudo, fá-lo pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus. 7 Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si. 8 Se vivemos, vivemos para o Senhor, se morremos, morremos para o Senhor: Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. 9 Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos. 10 Porque julgas, então, o teu irmão? Ou porque desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo o joelho e toda a língua dará glória a Deus (Is 45,23). 12 Assim. pois cada um, de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Frase para recordar: Pertencemos ao Senhor.
EVITAR O ESCÂNDALO DOS FRACOS (Rom. 14, 13-23)
Não escandalizes o irmão mais fraco por uma questão de comida porque nenhuma coisa é impura em si mesma.
13 Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros, antes, preocupai-vos em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.
14 Sei e estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma: somente o é para quem a considera impura. 15 Ora, se por uma questão de comida, entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu! 16 Não venha a tornar-se objecto de calúnia a tua vantagem. 17 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. 18 Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza da estima dos homens. 19 Portanto, apliquemo-nos no que contribui para a paz e para a mútua edificação. 20 Não destruas a obra de Deus por questão de comida. Todas as coisas, na verdade, são puras, mas o que é mau para um homem é o facto de comer provocando um escândalo. 21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para o teu irmão possa ser uma ocasião de queda. 22 Tens uma convicçâo: guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no acto a que se decide. 23 Mas, aquele que come apesar das suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado.
Frase para recordar: Não destruas a obra de Deus por questão de comida.
UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...