sexta-feira, 8 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (18)

CONTINUAÇÃO (18)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
NOTA prévia: Repito aqui o capítulo de Rom. 1, 24-27 que foi publicado ontem, (respeitante ao dia 31 de Março) pelo facto de se integrar no texto de hoje,(de 1 de Abril) e que tem aqui sua sequência natural - e, também porque o considero muito actual, infelizmente... .
Dias 1, 2, 3, 4 e 5 de ABRIL
SEM DEUS, TUDO SE COMPLICA (Rom. 1, 24-27)
S. Paulo, naturalmente pensando em Roma, faz um retrato da sociedade sem Deus do seu tempo com vícios de homosexualidade, intrigas, invejas, desobediências, deslealdades, arrogâncias... Olhando para o mundo de hoje, parece que ainda não evoluimos muito e que o fermento do Evangelho não consegiu atingi-lo.
24 Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desenraram entre si os próprios corpos. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador que é bendito pelos séculos. Amen! 26 Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. 27 Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario.
Frase para recordar: Trocaram a verdade de Deus pela mentira.
SEM DEUS, TUDO SE COMPLICA (2) (Rom. 1, 28-32)
28 Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. 29 Estão repletos de toda a espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. 30 São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. 31 São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. 32 Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte daqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem.
Frase para recordar; São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia.
NÃO JULGUES (Rom. 2, 1-11)
Denunciando o mal, ninguém se arvore em juiz. Um só é juiz: Deus. Só Ele não se engana nos seus juizos. Julgar os outros é condenarmo-nos a nós mesmos pois cometemos as mesmas faltas que eles.
1 Assim, és indesculpável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles. 2 Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade. 3 Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juizo de Deus? 4 Ou desprezas as riquezas da sua bondade, a tolerância e longaminidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento? 5 Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dias da cólera e da revelação do justo juizo de Deus. 6 que retribuirá a cada um, segundo as suas obras: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; 8 mas a ira e a indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal. 9 Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego; 10 mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego. 11 Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas.
Frase para recordar: A bondade de Deus convida-me ao arrependimento.
PRATICA A LEI (Rom. 2, 12-16)
Não basta saber a Lei ou ensinar a Lei.E preciso cumpri-la. Cada um deve ensiná-la a si próprio todos os dias e em todas as ocasiões. Disse alguém: o que tu és fala tão alto que não me deixa ouvir o que tu dizes.
12 Todos os que sem a lei pecaram, sem aplicação da lei perecerâo; e quantos pecaram sob o regime da lei, pela lei serão julgados. 13 Porque diante de Deus não são justos os que praticam a lei. 14 Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmo servem de lei; 15 eles mostram que o objecto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente. 16 Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as acções secretas dos homens, por Jesus Cristo.
Frase para recordar: Diante de Deus não são justos os que ouvem a lei mas os que a praticam.
PRATICA A LEI (2) (Rom. 1, 17-24)
17 Mas tu, que és chamado judeu, e te apoias na lei, e te glorias do teu Deus; 18 tu, que conheces a sua vontade, e instruído pela lei sabes aquilatar a diferença das coisas; 19 tu, que te ufanas de ser guia dos cegos, luzeiro dos que estão em trevas, 20 doutor dos ignorantes, mestre dos simples, porque encontra na lei a regra da ciência e da verdade; 21 tu que ensinas aos outros, não te ensinas a ti mesmo! Tu, que que pregas que não se deve furtar, furtas! 22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras! Tu, que abominas os ídolos, roubas os seus templos! 23 Tu, que te glorias da lei, desonras a Deus pela transgressão da lei! 24 Porque assim fala a Escritura: "Por vossa causa o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos" (Is. 52,5) Frase para recordar: Tu, que te glorias da lei, desonras a Deus pela transgressão da lei!
RITOS EXTERIORES (Rom. 2, 25-29) Os ritos exteriores nada valem se não forem um sinal da adesão do coração a Deus.
25 A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a lei. Mas, se fores transgressor da lei, serás, com a tua circuncisão, um mero incircunciso. 26 Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar da sua incircuncisão? 27 Ainda mais, o incircunciso de nascimento, cumprindo a lei, te julgará a ti que, com letra e com a circuncisão, és transgressor da lei. 28 Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem a verdadeira circuncisão é a que aparece exteriormente na carne. 29 Mas é judeu o que o é interiormente, e a verdadeira circuncisâo é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra. Tal judeu recebe o louvor não dos homens, mas sim de Deus. Frase para recordar: A verdadeira circuncisão é a do coração.
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...