segunda-feira, 25 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (30)

CONTINUAÇÃO (30)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Com podem verificar, em 22/5/2009 comecei a publicação da 1ª Carta aos Coríntios
Dia 8 de Junho
O ORGULHO REBAIXADO (1ª Cor 4, 6-13)
O que Paulo disse de si mesmo e de Apolo, nos versículos anteriores, aplica-se a todos os pregadores do Evangelho. São apenas operários de Deus, servidores da Boa Nova. Esta não lhes pertence. Em tom satírico o Apóstolo adverte os coríntios sobre a sua suposta superioridade, enquanto os apóstolos cumprem o espírito das bem-aventuranças...
6 Se apliquei tudo isto a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuizo de outrém.. 7 O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, porque te glorias, como se não o tivesses recebido? 8 Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis de facto, para que também nós reinemos convosco! 9 Porque, ao que parece, Deus colocou-nos a nós, Apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, porque nos tornámos espectáculo para o mundo, para os anjos e para os homens.. 10 Nós, estultos por causa de Cristo e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós honrados; e nós, desprezados! 11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, 12 fatigamo-nos trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! 13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora...
Frase para recordar: Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos.
Dia 9 de Junho
SEVERA EXORTAÇÃO (1ª Cor. 4, 14-21)
Paulo não foi apenas um mestre que ensinou os coríntios mas um Pai que os gerou para Cristo. Agora qee alguns se desviaram do seu ensino e andam inchado de orgulho, ele propõe-se visitá-los novamente. E pergunta: como quereis que vos visite: com dureza ou com amor?
14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muito amados. 15 Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho. 16 Por isso, vos conjuro e que sejais meus imitadores. 17 Para isso é que vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Senhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda a parte, em todas as igrejas. 18 Alguns, presumindo que eu não mais iria ter convosco, encheram-se de orgulho. 19 Mas brevemente irei ter convosco, se Deus quiser, e tomarei conhecimento não do que esses orgulhosos falam, mas do que são capazes. 20 Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em actos. 21 Que preferis? Que eu vá visitar-vos com a vara, ou com caridade e espírito de mansidão?.
Frase para recordar: Eu vos conjuro que sejais meus imitadores
Dia 10 de Junho UM CASO DE IMORALIDADE (1ª Cor. 5, 1-5)

Há um caso gravíssimo de imoralidade, de incesto, na comunidade. Paulo repreende a comunidade por aceitar com bastante naturalidade este caso. A pena para este homem é a exclusão da comunidade.
1 Ouve-se dizer constantemente que se comete, no meio de vós, a luxúria, e uma luxúria tão grave que nâo se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem viva com a mulher de seu pai!... 2 E continuais cheios de orgulho, em vez de manifestardes tristeza, para que seja tirado dentre vós o que cometeu tal acção! 3 Pois eu, em verdade, ainda que distante corporalmente, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim se comportou. 4 Em nome do Senhor Jesus - reunidos vós e o meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus -, 5 seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
Frase para recordar: Seja esse homem entregue a Satanás, isto é, expulso da comunidade.
Dia 11 de Junho SOIS PÃES ÁZIMOS (1ª Cor. 6, 1-11)

É preciso que não se deixem fermentar pela maldade, pela corrupção, os que são chamados a ser pães ázimos, pães de novidade destinados à incorruptibilidade.
6 Não é nada belo o motivo da vossa jactância! Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Purificai-vos do velho fermento, para serdes massa nova, porque sois pães ázimos, porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, 8 Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupçâo, mas com os pães ázimos da pureza e da verdade. 9 Na minha carta escrevi-vos que não tivésseis familiaridade com os impudicos. 10 Porém, não me referia de um modo absoluto a todos os impudicos deste mundo, aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras, pois neste caso deveriéis sair deste mundo. 11 Mas eu simplesmente quis dizer-vos que não tenhais comunicação com aquele que, chamando-se irmão, é impuro, avarento, idólatra, difamador, beberrão, ladrão. Com tais indivíduos nem sequer devemos comer. 12 Porventura tenho eu de julgar os que estão fora? Não são os de dentro que deveis julgar? 13 Os de fora é Deus que os julgará... Tirai o perverso do vosso meio.

Frase para recordar:


Purificai-vos do velho fermento para serdes massa nova
Dia 12 de Junho RECURSOS A TRIBUNAIS PAGÃOS (1ª Cor. 6, 1-11)
1 Quando algum de vós tem litígio com outro, como é que se atreve a pedir justiça perante nos injustos, em vez de recorrer aos irmãos santos? 2 Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há-de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? 3 Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas coisas desta vida! . 4 No entanto, quando tendes contendas deste género, escolheis para juizes pessoas cuja opinião, nem um sequer que possa servir de juiz entre os irmãos? 5 Digo-o para confusão vossa. será possível que não haja entre vós um homem sábio, nem um sequer que possa servir de juiz entre os seus irmãos? 6 Mas um irmão litiga com outro irmão, e isto diante de infiéis! 7 Na verdade, já é um mal para vós o facto de terdes processos uns contra os outros. Porque não preferis sofrer uma injustiça? Porque não preferis ser espoliados?
8 Não! Vós é que fazeis injustiça, vós é que espoliais - e isso entre irmãos!
9 Acaso não sabeis que os injustos não hão-de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão-de possuir o Reino de Deus.
11 Ao menos alguns de vós eram assim. Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.
Frase para recordar: Os santos julgarão o mundo.
UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...