quinta-feira, 14 de maio de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (21)

CONTINUAÇÃO (21)
Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - desde 19 de Abril:
Até (6/Maio) transcrevi textos dos Actos dos Apóstolos. A partir desta data inicia-se a transcrição da Epístola Aos Romanos, que tal como a anterior (e todas as seguintes) seguem a ordem dos dias do calendário, conforme aliás está apresentado no livro Um Ano com São Paulo.
Dias 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de ABRIL O CRISTÃO É SERVO DA JUSTIÇA (Rom. 6, 15-23)
Pelo baptismo o cristão deixa de ser servo do pecado e torna-se verdadeiramente livre. Aos que antes do baptismo tinham posto o seu corpo ao serviço do mal, pede-se agora que o ponham ao serviço do bem. O fruto do pecado é a morte. O fruto da santidade é a vida eterna.
15 Então? Havemos de pecar, pelo facto de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum. 16 Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? 17 Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruidos. 18 E, libertados do pecado, tornaste-vos servos da justiça. 19 Vou-me servir da linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros ao serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora os vossos membros ao serviço da justiça para chegar à santidade. 20 Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. Que frutos produziéis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. 22 Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade, e o termo é a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Frase para recordar: Libertados do pecado, tornaste-vos servos da justiça.
O CRISTÃO É LIVRE DOS ENTRAVES DA LEI (Rom. 7, 1-6)
Paulo serve-se de uma comparação do contrato matrimonial para dizer que, pela morte de Cristo, os cristãos foram libertados dos compromissos envelhecidos da letra da lei.
1 Ignorais, irmãos, (falo aos que têm conhecimentos jurídicos) que a lei só tem domínio sobre o homem durante o tempo que vive? 2 Assim, a muilher casada está sujeita ao marido pela lei enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, fica desobrigada da lei que a ligava ao marido. 3 Por isso, enquanto viver o marido, se se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Porém, morrendo o marido, fica desligada da lei, de maneira que, sem se tornar adúltera, poderá casar-se com outro homem. 4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei, pelo sacrifício do corpo de Cristo, para pertencerdes a outrem, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus. 5 De facto quando estávamos na carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarmos para a morte. 6 Agora, mortos para essa lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e o nosso serviço realiza-se conforme a renovaçâo do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra.
Frase para recordar: Vós estais mortos para a lei pelo sacrifício da morte de Cristo.
A LETRA MATA (Rom. 7, 7-13)
Pelo pecado, conhece-se a lei. A lei é santa, o mandamento é santo, justo e bom. Mas o pecado suscita em nós um desejo excessivo de transgredir a lei.
7 Que diremos, então? Que a lei é pecado? De modo algum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei. Porque não teria ideia da concuspicência, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás (Êx 20, 17)". 8 Foi o pecado, portanto, que, aproveitando-se da ocasiâo que lhe foi dada pelo preceito, excitou em mim todas as concupiscências; porque, sem a lei, o pecado estava morto. 9 Quando eu estava sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, o pecado recobrou vida, 10 e eu morri. Assim o mandamento, que me devia dar a vida, conduziu-me à morte. 11 Porque o pecado, aproveitando da ocasião do mandamento, seduziu-me, e por ele me levou à morte. 12 Por conseguinte a lei é santa e o mandamento é santo, justo, e bom 13 Então o que é bom tornou-se causa de morte para mim? Decerto que não. Foi o pecado que, para se mostrar realmente pecado, acarretou para mim a morte por meio do que é bom, a fim de que, pelo mandamento, o pecado se fizesse exclusivamente pecaminoso. Frase para recordar: A lei é santa, o mandamento é santo, justo e bom
IMPOTÊNCIA DA LEI DIANTE DO PECADO (Rom. 7, 14-26)
Análise psicológica, em forma de monólogo dramático, todo tecido de oposições e tensões.
14 Sabemos, de facto, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado. 15 Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero, mas faço o que aborreço. 16 E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa? 17 Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. 18 Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efectuá-lo. 19 Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. 20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. 21 Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. 22 Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. 23 Sinto porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Que homem infeliz eu sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte? 25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! 26 Pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado.
Frase para recordar: Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.
O ESPÍRITO DÁ A VIDA (Rom. 8, 1-7)
O capítulo 8º da carta aos Romanos é consagrado à vida do cristão que foi baptizado no Espírito. Em nós mesmos experimentamos a luta da carne contra o Espírito.
1 De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito da Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. 3 O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, 4 a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o Espírito apreciam as coisas que são do Espírito. 6 Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do Espírito é a vida e a paz. 7 Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Frase para recordar: Os que vivem segundo o Espírito apreciam as coisas que são do Espírito.
O ESPÍRITO DÁ A VIDA (2) - (Rom. 8, 8-11)
8 Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós . Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. 10 Agora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação. 11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.
Frase para recordar: Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós.
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...