New post on Fratres in Unum.com
Paris: cinco mil católicos marcham contra a cristianofobia e as obras blasfemas.
Por Catolicidad | Tradução: Fratres in Unum.com
O evento organizado em Paris pela Civitas e apoiado por diversos movimentos e associações católicas, no sábado, 29 de outubro de 2011, foi um grande sucesso. Ele contou com a participação de cerca de 5.000 pessoas - em sua maioria jovens –, que percorreram as ruas da capital francesa sob chuva, por trás de um cartaz com os dizeres: "A França é e deve continuar sendo católica". Diversos sacerdotes também participaram da marcha. O evento serviu para denunciar os ataques de ódio e desprezo sofridos pelo cristianismo e a figura de Cristo na comunidade chamada "cultural", a cristianofobia em geral e, particularmente, contra as obras de teatro blasfemas, tanto a que está sendo exibida como outra que se pretende apresentar. Foi uma longa e digna caminhada, com slogans, cantos e orações. As cifras dos manifestantes superaram as estimativas, que haviam sido calculavam em centenas ao invés de milhares de participantes. A prefeitura desviou o curso da marcha até um lugar estreito, muito distante de onde ocorreu a blasfêmia.
Evento improvisado posterior à marcha
Culminada a marcha e depois de vigorosos discursos, entre eles o de Alain Escada, secretário geral da Civitas, e do Padre de Cacqueray (FSSPX), a manifestação se dispersou. Mais tarde, vários desses participantes seguiram junto com alguns grupos ao Place du Châtelet, com vontade de protestar contra o teatro onde a obra se desenvolvia, diante da presença de Frédéric Mitterrand, "o ministro de Cultura."
A república é laica, a França é católica!
O primeiro grupo de jovens católicos chegou ali pacificamente, porém, teve que dar marcha à ré porque a Compagnies Républicaines de Sécurité da Polícia Nacional da França os recebeu atirando gás lacrimogêneo contra a multidão, sem perdoar nem mesmo os sacerdotes presentes. Com grande tensão, frente a frente, os católicos se ajoelharam e começaram a rezar o rosário varonilmente. Os sacerdotes se encontravam na primeira linha à frente dos fiéis. Outros grupos dos manifestantes chegaram depois (cerca de 400 pessoas no total), e de novo se fez a mesma coisa que a noite anterior: orações, cantos e lemas, durante duas horas antes da dispersão geral às 23h. Como dado curioso informamos que durante a marcha um grupo de muçulmanos do Centro Zahra (chiítas) simpatizou com os católicos e se uniu a eles, a mesma coisa ocorrida em evento improvisado na Place du Châtelet, um pequeno grupo de islamistas de "Forsan Alizza".
G. M. Ferretti | novembro 8, 2011 at 4:28 pm | Categorias: Atualidades | Categories: Igreja | URL: http://wp.me/pgELf-4iO
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
New post on Fratres in Unum.com
O caixa eletrônico ecumênico.
IHU - Você sente a necessidade de rezar, mas está sozinho e talvez se esqueceu das orações? A tecnologia em nome da fé lhe socorre.
A reportagem é de Andrea Tarquini, publicada no jornal La Repubblica, 07-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A ideia estreou nas secularíssimas Berlim e Frankfurt. Chama-se Gebetomat (máquina automática de orações). Quase um "caixa-eletrônico" do Pai Nosso, aberto a todas as religiões. Parece uma máquina automática de fotos: você entra, se senta, fecha a cortina. Na tela, você escolhe primeiro entre as religiões – isto é, cristãos de várias denominações, muçulmanos, judeus, budistas, hindus ou outras. Depois a língua, depois todas as orações disponíveis, do Pai Nosso em letão a hinos dos sufis, passando por louvores a Krishna. Pelo menos 300 orações em 65 línguas, escolha ampliável graças à eletrônica. Oliver Sturm, o inventor do "caixa-eletrônico" da fé, foi ajudado por adventistas de Gana residentes no país, pelas mesquitas do bairro turco de Neukölln, pelos museus etnológicos para a invocação dos espíritos dos Mares do Sul. Na Alemanha do papa, em que a Igreja Católica foi atingida por uma grave crise de vocações, quem sabe quantas pessoas despertarão para alguma fé por meio da máquina das orações, impessoal, mas prática.
G. M. Ferretti | novembro 9, 2011 at 8:36 am | Categorias: Atualidades | Categories: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4iY
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
New post on Fratres in Unum.com
Dissidentes católicos desafiam os bispos austríacos.
Por Secretum Meum Mihi | Tradução: Fratres in Unum.com
VIENA (Reuters) - Dissidentes católicos austríacos anunciaram que pessoas leigas começarão a celebrar missas quando não houver um sacerdote disponível, em um chamado claro à desobediência em momentos em que os bispos do país celebram a sua conferência de outono. Um manifesto adotado por dezenas de ativistas durante o fim de semana enfatizou que os leigos pregarão, consagrarão e darão a comunhão nas paróquias sem sacerdotes, disse na segunda-feira Hans Peter Hurka, responsável do grupo Somos Igreja. "A lei da Igreja o proíbe. A pergunta que se faz é: pode a lei da Igreja prevalecer sobre a Bíblia? Somos da opinião, baseando-nos nas conclusões do Concílio Vaticano II, que isso (a proibição) não é possível", acrescentou. A Igreja Católica só permite que sacerdotes ordenados presidam a missa. Hurka destacou que os dissidentes levavam tempo planejando o encontro, mas que estavam encantados de que se realizasse precisamente antes de uma sessão ordinária de quatro dias da conferência dos bispos, que começava na segunda-feira. Disse que queria que os bispos, liderados pelo cardeal de Viena, Christoph Schoenborn, respondessem ao documento, o último de uma série de desafios expostos pelos reformistas católicos na Áustria. "Basicamente o esperamos porque os pedidos de reforma não são especialmente novos", declarou. Os bispos receberam uma cópia do manifesto no sábado, acrescentou. Schönborn, um ex-aluno e amigo próximo do Papa Bento XVI, descartou mudanças de grande alcance solicitadas por sacerdotes dissidentes liderados por seu ex-número dois, o padre Helmut Schueller. Considerado um possível futuro Papa, o cardeal disse que não levaria a sua diocese a romper com o Vaticano permitindo que o clero desobedecesse as normas da Igreja depois que um grupo de sacerdotes emitiu um "Chamado à Desobediência" para tentar fazer pressão por reformas. O grupo, que disse representar cerca de 10 por cento do clero austríaco, desafiou a Igreja doutrinando sobre temas tabu, como o celibato sacerdotal e a ordenação de mulheres. Os sacerdotes dissidentes, que têm um amplo respaldo público nas pesquisas de opinião, também dizem que romperão as normas da Igreja dando a Comunhão a protestantes e casando novamente católicos divorciados. Católicos austríacos reformistas têm desafiado durante décadas as políticas conservadoras de Bento XVI e seu predecessor João Paulo II, criando movimentos de protesto e pedindo mudanças que o Vaticano se nega a realizar. Grupos reformistas católicos na Alemanha, Irlanda e Estados Unidos fizeram exigências semelhantes. Um número recorde de 87.000 austríacos abandonou a Igreja em 2010, muitos em reação aos escândalos de abusos sexuais.
G. M. Ferretti | novembro 9, 2011 at 11:00 am | Categorias: Atualidades | Categories: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4j7
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
New post on Fratres in Unum.com
Depois de Assis III. Algumas reflexões.
por Roberto de Mattei
Como signatário de um apelo a Sua Santidade Bento XVI para que voltasse atrás da decisão de celebrar o 25º aniversário do primeiro encontro inter-religioso de Assis, havida a reunião, não posso deixar de manifestar algumas reflexões a respeito. Seja qual for o juízo que se queira dar sobre a terceira reunião de Assis, deve-se enfatizar que esta representou uma objetiva correção de rota em relação às duas reuniões precedentes, especialmente quanto ao perigo de sincretismo. Deve ser lido, a este respeito, com atenção, o discurso do Cardeal Raymond Leo Burke ao 'Congresso Peregrinos da Verdade para Assis', realizado no dia 1º de outubro passado em Roma, o qual oferece uma confiável chave para a interpretação do evento. Na 'jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo', que ocorreu em 27 de outubro, não houve nenhum momento de oração por parte dos presentes, nem em comum nem em paralelo, como ocorrera em 1986 com os vários grupos religiosos reunidos em diversos lugares da cidade de São Francisco. É sabido, em qualquer caso, que o então cardeal Ratzinger evitou participar da reunião, e a sua ausência foi interpretada como uma tomada de distância dos equívocos que a iniciativa era destinada a produzir.
G. M. Ferretti | novembro 9, 2011 at 1:24 pm | Categorias: Diálogo Inter-religioso, Ecumenismo, Roberto de Mattei | Categories: Atualidades, Igreja | URL: http://wp.me/pgELf-4jb
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
SSVP-CGI Notícias
Posted: 03 Nov 2011 09:44 AM PDT
Com o ano de 2011 tendo sido declarado “O ANO DA JUVENTUDE” e em conjunto com o “DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE” que aconteceu em Madrid em Agosto de 2011 com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI, o “ENCONTRO DA JUVENTUDE VICENTINA” aconteceu poucos dias antes do “Dia Mundial da Juventude”.
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
LEITURA ORANTE
Jo 2,13-22 - Purificar, limpar o templo
Posted: 08 Nov 2011 06:01 PM PST
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam neste ambiente
virtual. Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 2, 13-22.
Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
O Evangelho nos fala do templo, que é símbolo da religião. Em Jerusalém, no tempo de Jesus, o templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. A celebração da Páscoa consumia grande quantidade de bois, ovelhas e pombas; com licença das autoridades do templo, um átrio se convertia em estábulo ou mercado. Para o tributo do templo ou para oferendas voluntárias, o povo que vinha de outros países tinha que trocar dinheiro. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa todos do templo: os comerciantes, e também os próprios animais do sacrifício. Simbolicamente, ele expulsou o culto praticado ali. (Zc 14,21)
"O zelo por tua casa me devora", diz Jesus tomando as palavras do Salmo 69,10. Jesus quer purificar o templo que se transformara em lugar de comércio, de troca de moeda, de exploração do povo pobre e de enriquecimento da classe sacerdotal. A ação de Jesus podia ser interpretada por seus contemporâneos na linha dos protestos proféticos contra a profanação da casa de Deus. Purificar, limpar aquele templo era o sinal de que a era messiânica havia chegado. A ação de Jesus era grave porque o templo era o centro econômico, político e ideológico do judaísmo daquela época. Jesus estava atacando a raiz da estrutura social.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
A reação de Jesus diante dos vendedores e cambistas que comerciavam dentro do templo de Jerusalém, serve para nós como uma exortação para que não instrumentalizemos as coisas de Deus, como suporte dos nossos interesses. Ao mesmo tempo em que nós devemos respeitar a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração, nós também precisamos fazer do nosso interior um templo sagrado onde habita Deus. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa transformar o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções. "O zelo por tua casa me devora". O bem-aventurado Alberione transmitiu à Família Paulina uma espiritualidade integral que engloba toda a pessoa: mente, vontade e coração. Segundo ele, nossos pensamentos motivam nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações. Pense um pouco: o que tem ocupado os seus pensamentos? - As motivações que tenho são saudáveis para a minha vida e a dos meus irmãos? Tenho dificuldade em perdoar, deixando " inutilidades" no meu coração? Confio em Deus?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro.
"Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém".
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus?
Meu olhar, neste dia, será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração, sua morada e Templo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Irmã Patrícia Silva, fsp
Uma sugestão para gesto concreto:
- No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. Assim, você se demonstra missionário/a e coloca a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx
- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
- info.pt@josemariaescriva.info detalhes
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Aconteceu nesta data
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: 9 de novembro: Dedicação da Basílica de São João de Latrão de Roma ::
A Igreja celebra a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, de Roma, primeira basílica da cristandade e a igreja que tem como bispo o sucessor de Pedro. “A nossa Santa Mãe a Igreja, escreve São Josemaria em Forja (n. 638) - em magnífica extensão de amor, vai espalhando a semente do Evangelho por todo o mundo. De Roma à periferia. - Ao colaborares nessa expansão, pelo orbe inteiro, leva a periferia ao Papa, para que a terra toda seja um só rebanho e um só Pastor: um só apostolado!
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/9-11-2009
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Relatos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Uma viagem de catequese na Península Ibérica (1972) ::
Anos 70. Terminado o Concílio, muitos lançaram-se em interpretações arbitrárias e arriscadas dos seus textos. S. Josemaria sentia a necessidade de pregar a verdade em voz alta, dar doutrina abundante para combater a confusão. Decidiu fazer uma viagem de catequese, como dizia. O projeto consistia em percorrer a Península Ibérica de uma ponta à outra detendo-se nos principais locais onde pudessem acorrer pessoas que estivessem em contacto com as obras apostólicas do Opus Dei.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/uma-viagem-de-catequese-na-peninsula-iberica
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Escrevem-nos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Mistérios da tecnologia? ::
No dia 6 de Outubro liguei o computador e, para minha surpresa, estava completamente limpo, como se tivesse sido acabado de comprar. Tinha ali a minha tese do Mestrado em que estou a trabalhar.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/misterios-da-tecnologia3f
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para falar com Deus
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Um Juiz que é Pai e Amigo ::
"Achei graça ao ouvi-lo falar na 'conta' que Ihe pedirá Nosso Senhor. Não, para vós não será Juiz - no sentido austero da palavra - mas simplesmente Jesus".
- Esta frase, escrita por um Bispo santo, que consolou mais de um coração atribulado, bem pode consolar o teu.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/um-juiz-que-e-pai-e-amigo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
De Roma
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Bento XVI: a fé na vida eterna ::
2 de Novembro, 2011. Romereports. Durante a audiência geral, Bento XVI falou sobre a morte e recordou os fiéis defuntos.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/bento-xvi3a-a-fe-na-vida-eterna
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Notícias
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Como os primeiros cristãos ::
D. Javier Echevarría dirige-se aos fiéis da Prelatura do Opus Dei numa extensa carta, em que trata de alguns aspectos do espírito que Deus fez ver a S. Josemaria no dia 2 de outubro de 1928, e da sua atualidade.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/como-os-primeiros-criste3os
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Relatos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
:: Conheci São Josemaria no dia 2 de Novembro de 1948 ::
- Javi! E acrescentou já com uma voz muito débil, quando o Pe. Javier entrava na sala – Não estou bem. Foram as últimas palavras de Josemaria, Fundador do Opus Dei, aqui na terra. Era meio-dia de 26 de Junho de 1975, em Roma.
http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/2-de-novembro-de-19483a-javier-echevarria2c-actual-prelado-do-opus-dei2c-conhece-o-sao-josemaria
((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((
Transcrição de Fratres in Unum, Telefone Esperança Portugal-Leitura Orante, SSVP e info.pt@josemariaescriva.info detalhes
é da responsabilidade exclusiva do autor deste blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos),
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.