domingo, 20 de novembro de 2011

Nº 1109-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - DOMINGO - JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO (ou CRISTO-REI)

20-Novembro-2011 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viso---mapa_thumb_thumb

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

Nº 1109-2

Do livro , A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:

tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

 

20 de Novembro de 2011

 

Domingo – FESTA DE CRISTO-REI

Mt 25, 31-46

O Juízo Final – Quando o Filho do Homem vier na Sua glória, acompanhado por todos os Seus anjos, sentar-Se-á, então, no Seu trono de glória. Perante Ele reunir-se-ão todas as nações e Ele apartará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À Sua direita, porá as ovelhas, e à Sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da Sua direita: «Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e sede e deste-Me de comer e de beber; era peregrino e recolheste-Me; estava nu e deste-Me de vestir; adoeci e visitaste-Me; estive na prisão e fostes ter Comigo». Então os justos responder-Lhe-ão: «Senhor, quando foi que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou nu e Te vestimos? E quando Te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-Te?» E o Rei dir-Lhes-á em resposta: «Em verdade vos digo: Sempre que fizeste isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes». Em seguida dirá aos da esquerda: «Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno que está preparado para o diabo e para os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava nu, e não Me vestistes, enfermo e na prisão, e não foste visitar-Me». Por sua vez, eles perguntarão: «Quando foi que Te vimos com  fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou docente, ou na prisão, e não Te socorremos?» Responder-Lhes-á então: «Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer. E estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna».

 

1. A Igreja dedica o último Domingo do ano litúrgico a comemorar a denominação de Jesus o Senhor como Rei universal. Este ano faz-se esta comemoração recordando o sobreacolhedor evangelho do julgamento das nações. Como é lógico, este Evangelho apresenta numerosas questões. Não é este o lugar para fazer uma análise detalhada de tais questões. Para o que hoje aqui nos interessa, é importante deixar claro que não há motivos para dizer que só se julgará a todas as pessoas sobre a base de como se portaram com os discípulos de Cristo (W. Carter). Semelhante restrição não está fundada em argumentos de peso e, além disso, é indigna. Será que os cristãos são mais valiosos que o resto dos seres humanos?

 

2. O importante é compreender que aqui fala-se do julgamento definitivo de que o Rei do Universo, em nome de Deus, fará da humanidade e da sua história. Portanto, o critério determinante da sentença é, sem dúvida alguma, o «princípio decisivo» do logro do ser humano, ou pelo contrário, da sua perdição.

 

3. Esse «princípio decisivo» será o comportamento que cada um  tenha tido com seus semelhantes, sejam quem eles sejam e ocorra o que ocorrer. Portanto, o «princípio decisivo», para o Deus de Jesus, não é nem a fé, nem a religião, nem a espiritualidade. Somente uma coisa: Como tratou cada ser humano aos demais seres humanos. Portanto: 1) Não será um princípio dogmático, mas sim ético. 2) Não será um princípio religioso, mas sim laico. 3) Será um princípio igualmente válido para todos os seres humanos, seja qual for a sua religião, suas ideias ou sua cultura.

 

Compilação (e tradução dos comentários) por

António Fonseca

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

1ª NOTA FINAL:

Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

 

2ª NOTA FINAL:

No próximo Domingo, dia 27 de Novembro, será o primeiro do Ciclo B (2011-2012). Ainda não possuo neste momento, o Livro referente a este Ciclo. Creio, no entanto, na altura oportuna, poderei continuar a sua publicação.

. Desculpem e obrigado. AF.

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...