segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Notícias de Blogs Católicos - 14 de Novembro de 2011

New post on Fratres in Unum.com


Foto da semana.

by G. M. Ferretti

Na última quinta-feira, dia 10, o Cardeal Raymundo Damasceno, presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, Dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luiz (MA), e o secretário e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Ulrich Steiner, foram recebidos em audiência pelo Papa Bento XVI.

Tentamos descobrir o que se passa na foto:

1) O Cardeal Damasceno apresenta ao Papa as chatíssimas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2011-2015;

2) Dom Leonardo, o mesmo que recebeu a comitiva dos cismáticos chineses, cai no riso ao ver o Papa perdido com a coletânea de mil siglas, dezenas de regionais, centenas de comissões, projetos, pastorais, análises de conjunturas...

3) O Cardeal Damasceno apreensivo: "Meu Deus, tomara que o português dele não esteja muito afiado..."

4) Dom Leonardo, o mesmo que recebeu a comitiva dos cismáticos chineses, sorri para ficar bem na foto, afinal, deve ter sido a primeira vez em muitos anos que tirou a batina do guarda-roupa.

E você, caro leitor, quer deixar o seu palpite?

G. M. Ferretti | novembro 13, 2011 at 3:26 pm | Categorias: CNBB, O Papa | Categories: CNBB, Igreja, O Papa | URL: http://wp.me/pgELf-4jv

Comentário
See all comments

 

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

 

New post on Fratres in Unum.com


Summorum Pontificum no Brasil: Missa Tridentina em Treze de Maio, SC.

by G. M. Ferretti

Domingo, 27 de Novembro, às 15:00h, na Capela do "Castelo Ceron"

Cidade: Treze de Maio, Santa Catarina

Celebrante: Padre Nivaldo Ceron

Contato:

Paróquia São José

Fone (48) 3625-0190

E-mail: paroquiasojosetm@hotmail.com

Agradecemos ao Ir. Daniel Matos pelas informações.

G. M. Ferretti | novembro 13, 2011 at 8:47 pm | Categorias: Summorum Pontificum no Brasil | Categories: Summorum Pontificum | URL: http://wp.me/pgELf-4k8

Comentário
See all comments

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

New post on Fratres in Unum.com


O Papa: “A sedia gestatória? Não, obrigado”.

by G. M. Ferretti

Por Andrea Tornielli - Vatican Insider | Tradução: Fratres in Unum.com

Bento XVI tem problemas de artrose no quadril direito. Ele mesmo quis usar a plataforma móvel que pertenceu a seu predecessor. Seus colaboradores lhe propuseram o uso do antigo trono carregado aos ombros, porém, ele recusou.

João XXIII na "sedia gestatória"

João XXIII na "sedia gestatória"

Bento XVI tem problemas de artrose, um problema que afeta 50 % das pessoas maiores de 60 anos. Durante trajetos longos surgem incômodos no quadril direito, ele mesmo pediu que a plataforma móvel que pertenceu a seu predecessor Karol Wojtyla fosse desempoeirada e que se movesse pela nave central da basílica de São Pedro. Porém, quando seus colaboradores mais próximos lhe propuseram o uso da velha sedia gestatória, ou seja, o antigo trono móvel levado nos ombros, Ratzinger respondeu sem vacilar: "Não, obrigado".

No sábado, dia 15 de outubro, o padre Federico Lombardi, porta-voz vaticano, surpreendentemente comunicava no escritório de imprensa quase deserto que no dia seguinte, "durante a procissão de entrada desde a sacristia", o Papa usaria a "plataforma móvel" que fora utilizada por seu predecessor. Lombardi acrescentou que "o objetivo é exclusivamente aliviar o esforço do Santo Padre, de modo análogo ao que já se está fazendo ao usar o papamóvel" no exterior e na Praça de São Pedro. Ao responder a uma pergunta, Lombardi acrescentou que não havia prescrições médicas, e que a plataforma móvel permitiria que os fiéis vissem melhor o Pontífice.

Alguns dias mais tarde, o cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone enfatizava precisamente este aspecto, como informou L’Osservatore Romano: "Vocês o viram usar a plataforma móvel, mas se trata simplesmente de uma maneira para que se possa vê-lo melhor. Portanto, trata-se de uma ajuda para ele, mas também para os fiéis".

Sem dúvida, não há dúvidas da preocupação que causou a reaparição da plataforma: de fato, todos a associam à imagem do Papa Wojtyla idoso e enfermo, que começou a usá-la em 2000, quando tinha sérios problemas de locomoção por causa do Parkinson e de uma cirurgia de quadril que não havia surtido o resultado esperado. Até poucos dias atrás não se sabia nada dos problemas motores de Ratzinger, embora nas imagens transmitidas pela Televisión Española durante a Jornada Mundial da Juventude no mês de agosto passado, uma vez o Pontífice apareceu entrando na nunciatura de Madrid apoiando-se em uma bengala branca, bengala essa que ele usa também no apartamento pontifício.

"Bento XVI como se pode perceber – confidencia ao Vatican Insider um colaborador de confiança do Pontífice – pode caminhar, subir e descer escadas". Porém, prossegue, "tem problemas de artrose e, por isso, durante trajetos longos surgem alguns incômodos no quadril direito". A decisão de usar a plataforma móvel foi somente dele: deste modo se sente mais seguro e pode calibrar melhor as suas forças".

Quando Ratzinger pediu a plataforma, uma espécie de carro empurrado pelos "carregadores pontifícios", seus colaboradores lhe fizeram uma contraproposta: "Santidade, temos a sedia gestatória, que permite que o Papa seja visto a uma grande distância... Se poderia usar de novo!". Porém, o interessado em seguida rejeitou a oferta com um amável "Não, obrigado", preferindo permanecer com os pés no solo. A sede gestatória foi usada pela última vez pelo Papa Luciani em setembro de 1978. Paulo VI, que continuou usando a mesma depois da abolição do respectivo cortejo de guardas nobres rodeado de leques de penas de avestruz, explicou a seu amigo Jean Guitton porque havia tomado esta decisão: "Me dei conta de que a incômoda sedia, que dá a sensação do mar e das ondas, me permite precisamente estar ma is próximo de todos. Fica-se elevado acima de todos, para que todos possam ver melhor, sem desigualdades nem precedências".

Ratzinger, por outro lado, não quis desempoeirá-la, quase antevendo a polêmica. Que de toda maneira não faltou, incluindo somente a causa da reaparição da plataforma: o vaticanista do Telediario de Rai 1, Aldo Maria Valli, em um comentário no sítio vinonuovo.it, definiu a decisão como "um gesto que destoa e que tem um valor profundamente anti-conciliar. Tem o sabor do retorno ao papa rei que domina sobre a multidão e se destaca do resto da humanidade", fazendo com que se assemelhe a "uma divindade pagã".

Porém, Bento XVI não parece nada preocupado com a sua imagem nos meios de comunicação: "Me dou conta que as forças estão diminuindo - confiava há um ano a Peter Seewald no livro entrevista Luz do mundo. Sou o que sou. Não tento de ser outro. Dou o que posso, o que não posso dar, não sequer tento .. Faço o que posso".

G. M. Ferretti | novembro 14, 2011 at 10:00 am | Categorias: O Papa | Categories: O Papa | URL: http://wp.me/pgELf-4k6

Comentário
See all comments

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

 

LEITURA ORANTE


Lc 18,35-43 - A fé que salva

Posted: 13 Nov 2011 06:01 PM PST

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação

e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente

virtual.

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.

Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:

(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)

- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)

- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)

- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)

- Sua fidelidade dura eternamente (bis)

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)

- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)

- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)

- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)

- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 18,35-43.

Jesus já estava chegando perto da cidade de Jericó. Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo.

- É Jesus de Nazaré que está passando! - responderam.

Aí o cego começou a gritar:

- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!

As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais:

- Filho de Davi, tenha pena de mim!

Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou:

- O que é que você quer que eu faça?

- Senhor, eu quero ver de novo! - respondeu ele.

Então Jesus disse:

- Veja! Você está curado porque teve fé.

No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus.

A cura do cego de Jericó é carregada de simbolismo. No meio da multidão, mesmo cego, ele descobre Jesus. Depois, reconhece, com seu grito, o Messias. Isto contrasta com a cegueira dos discípulos que não conseguem dizer o mesmo. A cura que Jesus realiza devolvendo-lhe a visão é bastante significativa. Expressiva também é a confissão do cego, em três momentos. Primeiro reconhece o Messias. Depois chama Jesus de "Senhor". No terceiro momento, dá glória a Deus e segue Jesus. Estes três passos são um "itinerário de luz" para quem se converte. Entendemos que, para seguir Jesus, é preciso estar com os olhos abertos, em constante discernimento. Depois, ter disposição para seguir Jesus e não outro caminho.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Identifico-me com o cego de Jericó? Sou capaz de encontrar Jesus no meio da multidão do mundo de hoje? Vivo o itinerário de luz do homem curado por Jesus?

Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro" (DAp 146).

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro.

"Jesus, Mestre:

que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.

Que eu ame com o teu coração.

Que eu veja com os teus olhos.

Que eu fale com a tua língua.

Que eu ouça com os teus ouvidos.

Que as minhas mãos sejam as tuas.

Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.

Que eu reze com as tuas orações.

Que eu celebre como tu te imolaste.

Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém".

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.

Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo.

Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Irmã Patrícia Silva, fsp
Uma sugestão para gesto concreto:
- No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. Assim, você se demonstra missionário/a e coloca a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Mt 25,14-30 - É preciso investir no Reino

Posted: 13 Nov 2011 09:57 AM PST




Introdução

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.

Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:

(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)

- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)

- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)

- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)

- Sua fidelidade dura eternamente (bis)

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)

- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)

- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)

- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)

- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 25,14-30, observo as palavras de Jesus e o sentido da parábola que conta.

Jesus continuou:

- O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão.

- Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: "O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar."

- "Muito bem, empregado bom e fiel", disse o patrão. "Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!"

- Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: "O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar."

- "Muito bem, empregado bom e fiel", disse o patrão. "Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!"

- Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: "Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro."

- "Empregado mau e preguiçoso!", disse o patrão. "Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros."

- Depois virou-se para os outros empregados e disse: "Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas. Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero."

Nesta parábola, Jesus fala da colaboração das pessoas. O primeiro e o segundo empregados, definidos pelo seu patrão como "servo bom e fiel", são cumpridores de sua tarefa e considerados fiéis ou confiáveis.

O terceiro foi julgado como "mau e preguiçoso", pois não fez render nada do que lhe foi confiado. Pelas suas palavras demonstrou que o medo do risco o paralisou e a preguiça o tornou inerte, omisso. Jesus, nesta parábola em que fala em termos econômicos, diz que é preciso investir, criar rendimentos para o Reino. Estes investimentos e rendimentos podem ser definidos como crescimento na fé, na ética, na justiça, na coerência com o ser cristão, na vivência fraterna.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Também eu recebi talentos que Deus me confiou para "investir" no Reino. Como estou investindo? Quais são os rendimentos? Em Aparecida, o bispos da América Latina, falaram muitas vezes e de diversas formas, deste dever de "investir" na vivência da fé. Indicaram também o caminho para o amadurecimento na fé. Recordamos um aspecto: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria."(DAp 167).


3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração a

Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis

e das trevas eternas.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade,

tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus caminho, tornai-me perfeito

como o Pai que está nos céus.

Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.

Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.
(Bv. Tiago Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é para verificar quais são os meus dons e como estou "investindo" para o Reino de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp

Uma sugestão para gesto concreto:


- No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. Assim, você se demonstra missionário/a e coloca a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

 

Responsabilidade de colocação neste meu blogue, dos escritos acima, é de

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...