terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fratres in Unum.com - 31 de Outubro de 2011

 

 

New post on Fratres in Unum.com


Líbia: prelado diz que sharia pode ser “contribuição positiva”.

by G. M. Ferretti

Por Catholic Culture | Tradução: Fratres in Unum.com: Reagindo ao anúncio feito pelo líder do governo de transição da Líbia de que a sharia será a "fonte básica" da lei na Líbia pós-Kadaffi, o vigário apostólico em Tripoli disse que a sharia pode ser uma "contribuição positiva" para a unidade nacional.

"A Líbia tem uma tradição de um Islã equilibrado", disse Dom Giovanni Martinelli, de Tripoli. "Interpreto a referência à lei sharia como a vontade de escrever uma constituição a fim de servir o homem através dos princípios religiosos do Islã. Nesse sentido, isso pode ser uma contribuição positiva na construção da unidade do país".

G. M. Ferretti | outubro 29, 2011 at 5:20 am | Categorias: Diálogo Inter-religioso, Islamismo | Categories: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4g7

=================================================

New post on Fratres in Unum.com


Vaticano: coro da Capela Sistina abre seu repertório.

by G. M. Ferretti

Por DICI | Tradução: Fratres in Unum.com - O Padre italiano Massimo Palombella, diretor do coro da Capela Sistina há um ano, declarou ao Osservatore Romano, em sua edição de 14 de outubro, que desejava "abrir o repertório à música litúrgica contemporânea internacional". Ele anunciou que "as importantes produções da música litúrgica contemporânea da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos" doravante seriam parte do famoso repertório do coro. "Devemos fazer isso a fim de evitar que a capela musical pontifícia se torne uma peça de museu", declarou, acrescentando que esse acréscimo teria de ser "assimilado progressivamente".

Um livro está sendo preparado. Ele incluirá, em particular, obras de Gabriel Fauré (1845-1924), Maurice Duruflé (1902-1986), Francis Poulenc (1899-1963), Charles Villiers Stanford (1852-1924) e Morten Lauridsen (nascido em 1943). (fontes: apic/imedia – DICI#2432, Outubro 28, 2011)

G. M. Ferretti | outubro 29, 2011 at 3:56 pm | Categorias: Atualidades | Categories: Igreja | URL: http://wp.me/pgELf-4g5

========================================

 

New post on Fratres in Unum.com


Um momento “No Espírito do Concílio” em Santo André: Missa do iê iê iê.

by G. M. Ferretti

Matéria no site da Diocese de Santo André.

Matéria no site da Diocese de Santo André.

Missa do iê iê iê nas festividades da Paróquia Santa Cruz.

Por Diocese de Santo André - 26 outubro, 2011 | É gratificante notar os resultados das comemorações, pois uma puxa a outra e quando percebemos, passamos o ano comemorando o jubileu e os frutos que renderam desta comemoração.

O próximo evento será uma missa de Ação de Graças para os jovens da Paróquia, cuja ideia surgiu com o reencontro dos integrantes da “juventude Unida Paroquiana” (1968) e a paroquiana Iraci Gilioti, que também pertencia ao grupo, nas festividades do jubileu. Juntamente com o grupo de jovens de hoje “Filhos da Misericórdia” e o incentivo do nosso pároco Frei Aparecido de Góis, será celebrada a missa do iê iê iê, exatamente como ocorreu no dia 28 de abril de 1968. Os integrantes da JUP animarão a Missa, cantando e tocando as músicas populares da época com versões litúrgicas.

Lembrando que a JUP foi pioneira na região, numa época de transformações culturais e religiosa, onde os jovens além de exercerem atividades pertinentes a idade deles na época, como também, tinham consciência da importância de suas participações em eventos para angariar verbas para o término da construção da Igreja, que hoje os acolhe para este evento.

A missa do iê iê iê será celebrada dia 30 de Outubro (próximo domingo) às 9:00horas, na Igreja Santa Cruz. Mais uma vez agradecemos sua contribuição nas divulgações dos eventos anteriores e aproveitamos para convidá-lo para assistir nossa missa de Jovens de ontem e de hoje.

G. M. Ferretti | outubro 30, 2011 at 9:00 am | Categorias: Vaticano II | Categories: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4gr

========================================

 

New post on Fratres in Unum.com


Na festa de Cristo Rei: A Verdade.

by G. M. Ferretti

Por Padre Élcio Murucci

Nosso Senhor Jesus Cristo é a Verdade. Quem O segue não anda nas trevas. Por isso Ele é também o Caminho que nos conduz à Vida Eterna e à Luz indefectível da Glória no Céu. Só Nosso Senhor Jesus Cristo tem palavras de Vida Eterna. Não podemos dividir a Jesus Cristo. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. É um Homem-Deus. Não se pode negar nem a Sua Humanidade, nem a Sua Divindade. Se se negar a Sua Humanidade, Ele não seria Nosso Salvador, porque não poderia nem sofrer nem morrer. Se se negar a Sua Divindade, também deixa de ser Jesus, ou seja, Salvador: porque Seus sofrimentos e Sua morte não teriam valor infinito para apagar os pecados do mundo. Ouçamos o Apóstolo do Amor, São João Evangelista:

"Caríssimos não queirais crer em todo o espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque muitos falsos profetas vieram para o mundo. Nisto se conhece o espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus; todo o espírito que divide Jesus, não é de Deus, mas é um anticristo, do qual vós ouvistes que vem, e agora está já no mundo" (1Jo. IV, 1-3).

Dos falsos doutores de então uns negavam a divindade, outros a humanidade de Cristo, outros ainda a união das duas naturezas na pessoa do Verbo. Quem divide assim Jesus Cristo, não vem de Deus. E São João na sua 2ª Epístola repete e acrescenta uma gravíssima advertência: "...Muitos sedutores se têm levantado no mundo, que não confessam que Jesus Cristo tenha vindo em carne; estes tais são sedutores, são anticristos. Estai alertas sobre vós, para que não percais o fruto do vosso trabalho, mas recebais uma plena recompensa. Todo o que se aparta e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus consigo; o que permanece na doutrina, este tem consigo o Pai e o Filho. Se alguém vem a vós e não traz esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis, porque quem o saúda, participa das suas obras más". No fim de sua primeira epístola São João diz: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está sob o maligno. Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

Com certeza muitos gostariam de saber qual a fonte dos Encontros de Assis: está no Concílio Vaticano II, especialmente nestas palavras da DECLARAÇÃO "NOSTRA AETATE": "Em benefício de todos os homens e em ação conjunta, defendam e ampliem a justiça social, os valores morais, bem como a paz e a liberdade".

Depois de ter elogiado o Hinduísmo e o Budismo, diz ainda o Concílio Vaticano II: "Quanto aos muçulmanos, a Igreja igualmente os vê com carinho... Não reconhecem a Jesus Cristo como Deus; veneram-no, no entanto, como profeta". Devemos saber, (e é claro que os Padres do Concílio sabiam-no muito bem!) que Maomé dizia que Jesus era um grande profeta, mas não era Deus e por conseguinte não era o Messias. Jesus, dizia Maomé, era um profeta, mas menor do que ele e aliás seu Precursor. Caríssimos leitores, francamente digo que desde o tempo de seminário, quando tomei conhecimento desta terrível ofensa feita a Nosso Senhor Jesus Cristo, nunca consegui conciliar estas palavras do Concílio com as palavras de São João acima citadas.

Devemos defender a doutrina de Nosso Senhor com todo amor e ardor de nossa alma. Dizia São Pio X que a força dos maus provém da fraqueza dos bons. Certa vez, em Turim, numa reunião de círculos católicos, se discutia por que razão os Partidos comunistas cresciam e progrediam. Depois de muitas opiniões, um senhor, que tinha sido militante comunista e se convertera ao catolicismo, levantou-se para falar, dizendo que sabia perfeitamente e por experiência a causa daquela diferença: "É porque nós comunistas falávamos a mentira, mas com toda a desfaçatez e coragem como se estivéssemos falando a verdade; e os católicos falam a verdade, mas com medo terrível como se estivessem falando a mentira!"

É triste, mas é a realidade! A verdade, no entanto, é intolerante. Eis o que escreveu o Revmo. Pe. Fernando Arêas Rifan então simples padre, hoje Bispo e Administrador Apostólico: "Costumam acusar a posição dos católicos ditos tradicionalistas de intolerante e contraditória, pois pleiteiam o direito de professarem suas ideias e não querem reconhecer este direito a outras expressões religiosas. Se numa escola, uma professora ensina que 2+2 são 4, e outra quer ensinar que 2+2 são 5, evidentemente só a primeira tem razão e só ela tem o direito de ensinar. A verdade é intransigente por si mesma. E se um aluno quiser seguir outras opiniões e colocar na prova que 2+2 são 5 levará um zero e ninguém acusará a professora de sectária ou intolerante. A intransigência e a exclusividade fazem parte da verdade. 2+2 são 4 e não 3 ou 5, e nem ao menos 3,9 ou 4,1. São 4 e só! Obviamente intolerante! E por mais que as outras opiniões adquiram adeptos, nem por isso se tornam menos erradas ou adquirem algum direito. A verdade não se faz pelo número de adeptos.

"Condenar a verdade à tolerância é condená-la ao suicídio. A afirmação se aniquila se ela duvida de si mesma, e ela duvida de si mesma se admite com indiferença que se ponha a seu lado sua própria negação. Para a verdade, a intolerância é o instinto de conservação, é o exercício legítimo do direito de propriedade. Quando se possui alguma coisa é preciso defendê-la sob pena de ser despojado dela bem cedo" (Cardeal Pio - Sermão na Catedral de Chartres).

"Podemos e devemos ter caridade e tolerância para com as pessoas, mas devemos ser intolerantes com relação ao erro e ao mal, do mesmo modo que o médico deve ser tolerante com o doente mas intransigente com a doença, sob pena de fracassar.

Aliás, tratar-nos de intolerantes na defesa da verdade é fazer-nos um elogio. É colocar-nos em companhia dos primeiros cristãos, dos santos mártires, símbolo e modelo da convicta intolerância com relação ao mal.

Por que os romanos, que eram tolerantes com todas as religiões e colocavam os deuses dos povos conquistados junto com os seus deuses no Panteão, por que razão eles perseguiram atrozmente a ferro e fogo os cristãos? Porque estes eram intransigentes e não permitiam que se colocasse Jesus Cristo lado a lado com os deuses falsos. Eles não eram partidários do ecumenismo irenista atual, infelizmente patrocinado até pelas autoridades da Igreja. Deles dizia Tácito: "Não são criminosos, mas são intolerantes, com uma fé exclusiva que condena as crenças de todos os povos". A acusação que se fazia contra eles era a sua rigidez exclusiva e o apego absoluto à sua fé.

Mas foi por isso, por sua firmeza e convicta adesão à verdade, com exclusividade, que eles são santos e colocados pela Igreja infalível como modelos de todos os heróis e cristãos.

Nosso Senhor deu como característica dos seus verdadeiros discípulos a perseguição que haveriam de sofrer. E esta sempre foi uma das notas identificadoras da verdadeira Igreja de Cristo, desde as catacumbas até hoje". ( Extraído do Livro "QUER AGRADE, QUER DESAGRADE").

Para terminar, meditemos estas palavras de São Paulo na sua 2ª Epístola aos Coríntios, VI, 14-18: "Não vos sujeiteis ao mesmo jugo que os infiéis. Pois, que união pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que sociedade entre a luz e as trevas? E que concórdia entre Cristo e Belial? Ou que de comum entre o fiel e o infiel? E que relação entre o templo de Deus e os ídolos? Com efeito, vós sois o templo de Deus vivo, como Deus diz: "Eu habitarei neles e andarei entre eles, serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis o que é impuro: e eu vos receberei e serei vosso pai, e vós sereis meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor todo poderoso".

G. M. Ferretti | outubro 30, 2011 at 11:30 am | Categorias: Igreja | Categories: Igreja | URL: http://wp.me/pgELf-4gi

==========================================

 

New post on Fratres in Unum.com


Foto da semana.

by G. M. Ferretti

Assis, 27 de outubro de 2011: encerramento do Encontro de Assis na Praça de São Francisco. Grupo se apresenta aos mais de 300 delegados de diversas religiões presentes. Cremos que tenha sido cantado o grande hino do encontro, como nossos leitores podem ver aqui. Foto: Canção Nova.

G. M. Ferretti | outubro 30, 2011 at 5:42 pm | Categorias: Diálogo Inter-religioso | Categories: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4gv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...