sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Diocese do Porto; Doutrina Católica; CEFAScast‏ - TELEFONE DA ESPERANÇA PORTUGAL;

Vídeo de YouTube

A carregar pré-visualização de vídeo a partir de YouTube

Ocorreu um problema ao ligar ao YouTube. Este vídeo poderá não existir ou ser apenas reproduzível no YouTube. Experimente ir para o respectivo Web site: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=eOiexyDRfGE

Nº 41 | Novembro de 2011

Mensagem para o Advento 2011

Está já disponível no canal de vídeos da Diocese a Mensagem do Bispo do Porto para o Advento de 2011.

Encontro dos Maestros

(diretores, ensaiadores ou responsáveis) de coros litúrgicos da diocese do Porto

Viagens com Alma

Viagens com alma, em torno da herança de Cluny na diocese do Porto. Viagens, atração de púbicos, como se formou o primeiro País da Europa, os vestígios...

http://www.bcdp.org

Propostas para o Advento - Paróquia de Margaride

Propostas para o Advento - Paróquia de Margaride

No sentido de tornar o próximo Advento/Natal mais criativo e autêntico, a Paróquia de Margaride, Felgueiras, teve a ideia de criar alguns elementos alusivos ao ano da Família e para o tempo litúrgico que se aproxima.

Qualquer destes elementos destina-se preferencialmente às famílias e às comunidades paroquiais, de modo a tornar o período litúrgico que se aproxima (Advento/Natal) mais próximo da fonte cristã, conjugando a intimidade da oração familiar com a afirmação pública da fé no Menino Deus.

Se desejar saber mais informações ou conhecer as condições de fornecimento, por favor, contacte a paróquia de Margaride por algum dos seguintes meios:

Tel: 255922531 ou 917336090; email: parocomargaride@sapo.pt

Ler Mais...

     

Novos Curso no Centro de Cultura Católica

Integrados no plano de formação do Centro de Cultura Católica (CCC), vão decorrer em 2012 dois novos cursos de formação organizados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde: 1) O Curso Acolher Acompanhar, a funcionar pela primeira vez; 2) O Curso de Educação da Sexualidade, que retoma uma proposta já oferecida nos anos anteriores.

Informações e inscrições

As inscrições fazem-se na secretaria do CCC (Rua D. Manuel II, 286, 4050-344 Porto, Tel. 226094639, ccc@diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 h. e aos sábados, das 9 às 13 h. Para o Curso Acolher Acompanhar, as inscrições decorrem até 30 de Dezembro. Para o Curso de Educação da Sexualidade, o prazo prolonga-se até 18 de Fevereiro. Ambos os Cursos têm inscrições limitadas.

Todas as informações podem ser obtidas na secretaria do CCC ou na sua página web (ccc.diocese-porto.pt), a partir da qual também podem ser impressos os boletins de inscrição a entregar pessoalmente ou a enviar pelo correio, juntamente com uma fotografia e a taxa de inscrição.

O CCC e Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, que se juntam na promoção destes Cursos, convictos da sua importância e inovação na resposta aos desafios pastorais, aguardam bom acolhimento por parte da Igreja diocesana.

Ler Mais...




((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((())))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Doutrina Católica

A Bíblia qualifica a Igreja como Coluna e Fundamento da Verdade

Posted on 25/11/2011by Doutrina Católica

É muito interessante que em 1 Tm 3,15 vemos não a Bíblia, mas a Igreja – isto é, a comunidade viva de crentes fundada sob Pedro e os apóstolos e mantida pelos seus sucessores – sendo chamada de coluna e fundamento da verdade. Claramente esta passagem de modo algum significa diminuir a importância da Bíblia, mas sua intenção é de mostrar que Jesus Cristo de fato estabeleceu um magistério autorizado que foi enviado a ensinar todas as nações (cf. Mt 28,19) Em outro lugar esta mesma Igreja recebeu de Cristo a promessa de que os portões do inferno não prevaleceriam contra ela (cf. Mt 16,18), pois Ele sempre estaria presente (cf. Mt 28,20) e enviaria o Espírito Santo para ensiná-la todas as verdades (cf. Jo 16,13). Ao chefe visível de sua Igreja, São Pedro, Nosso Senhor disse: “Te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo que ligares na terra será ligado no céu; e tudo que desligares na terra será desligado no céu” (Mt 16,19). É evidente a partir destas passagens que Nosso Senhor enfatiza a autoridade de Sua Igreja e a norma que deveria seguir para salvaguardar e definir o Depósito da Fé.

Também é evidente destas passagens que esta mesma Igreja seria infalível, pois se em algum lugar de sua história a Igreja ensinou o erro em matéria de fé e moral – ainda que temporariamente – cessaria de ser coluna e fundamento da verdade. Pelo fato de todo fundamento existir para ser firme e permanente, e de que as passagens acima não permitem a possibilidade da Igreja ensinar algo contrário à reta fé e moral, a única conclusão plausível é que Nosso Senhor foi muito preciso em estabelecer a sua infalibilidade quando chamou-a de coluna e fundamento da verdade.

O protestante, entretanto, vê aqui um dilema quando afirma que a Bíblia é a única regra de fé para os crentes. Qual a capacidade, então, da Igreja – coluna e fundamento da verdade – se não deve servir para estabelecer autoridade alguma? Como a Igreja pode ser coluna e fundamento da verdade se não é palpável, habitualmente prática para servir como autoridade na vida do cristão? O protestante efetivamente nega que a Igreja seja o fundamento da verdade por negar que ela possua qualquer autoridade para ensinar.

Além disso, os protestantes entendem o termo Igreja como sendo algo diferente do que entende a Igreja Católica. Os protestantes veem a igreja como uma entidade invisível, e para eles ela é a coletividade de todos os cristãos ao redor do mundo unidos na fé em Cristo, apesar das grandes variações nas doutrinas e alianças denominacionais. Os católicos, por outro lado, entendem que não somente os cristãos unidos na fé em Cristo formam seu corpo místico, mas entendemos simultaneamente que esta seja – e somente uma – a única organização que possa traçar uma linha ininterrupta até os próprios apóstolos: a Igreja Católica. É esta Igreja e somente esta Igreja que foi estabelecida por Cristo e que tem mantido uma consistência absoluta em doutrina através de sua existência, e, portanto, é somente esta Igreja que pode requerer ser a coluna e fundamento da verdade.

O protestantismo, por comparação, tem conhecido história de fortes vacilos e mudanças doutrinárias, e nem mesmo duas denominações concordam entre si completamente – mesmo quanto a doutrinas importantes. Tais mudanças e alterações não permitem que sejam consideradas fundamento da verdade. Quando os fundamentos de uma estrutura alteram-se ou são dispostos inapropriadamente, este mesmo fundamento é fraco e sem suporte firme (Mt 7,26-27). Pelo fato de o protestantismo ter experimentado mudanças tanto intradenominacional quanto entre as diversas denominações que surgem continuamente, estas crenças são como uma fundação que muda constantemente. Tais credos então cessam de prover o suporte necessário para manter a estrutura que sustentam, e a integridade dessa estrutura fica comprometida. Nosso Senhor claramente não pretendeu que seus discípulos e seguidores construíssem suas casas espirituais em tal fundamento instável.

Fragmentos da obra “Scripture Alone? 21 Reasons to reject Sola Scriptura” de Joel Peters, traduzido e editado em português pelo Apostolado Veritatis Splendor na forma de ebook com o título “Somente a Escritura?”. Tradução de Rondinelly Ribeiro Rosa. Pgs 18-19.

Fonte:http://www.veritatis.com.br/apologetica/106-biblia-tradicao-magisterio/1305-a-biblia-qualifica-a-igreja-como-coluna-e-fundamento-da-verdade

-22.907105-47.063239

Share this:

=======================

Anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem, exorta o Papa

Posted: 24 Nov 2011 04:00 AM PST

Vaticano, 23 Nov. 11 / 07:35 pm (ACI/EWTN Noticias) Como é habitual logo depois de uma viagem internacional, o Papa Bento XVI recordou na audiência geral desta quarta-feira sua visita ao Benin na África Ocidental e animou os fiéis a trabalharem pela reconciliação e a paz, comprometendo-se na tarefa de anunciar o Evangelho àqueles que ainda não [...]

24 novembro 2011 Autor: Bíblia Católica | Postado em: Santa Sé

Anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem, exorta o Papa

Vaticano, 23 Nov. 11 / 07:35 pm (ACI/EWTN Noticias)

Como é habitual logo depois de uma viagem internacional, o Papa Bento XVI recordou na audiência geral desta quarta-feira sua visita ao Benin na África Ocidental e animou os fiéis a trabalharem pela reconciliação e a paz, comprometendo-se na tarefa de anunciar o Evangelho àqueles que ainda não o conhecem.

Na Sala Paulo VI no Vaticano, o Papa recordou as etapas de sua viagem entre os dias 18 e em 20 de novembro, começando pela visita à Basílica da Imaculada Concepção no Ouidah, onde depositou aos pés da Virgem os frutos da Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.

“Agora as comunidades cristãs da África –disse– estão chamadas a renovar-se na fé para servir melhor à reconciliação, a justiça e a paz. Devem reconciliar-se em seu interior para ser instrumentos da misericórdia divina, contribuindo cada una suas riquezas espirituais e materiais à tarefa comum”.

O Santo Padre afirmou logo que “naturalmente, esse espírito de reconciliação é indispensável também em âmbito civil, e necessita uma abertura à esperança que deve animar a vida sócio-política e econômica do continente”.

Em seu encontro com as autoridades civis, políticas e religiosas do Benin reiterou que “a esperança deve animar o caminho do continente, tomando ato do ardente desejo de liberdade e justiça que nestes momentos se difunde entre os numerosos povos africanos”.

Na Eucaristia dominical no Estádio da Amizade no Cotonou, o Papa constatou que a numerosa presença de jovens e pessoas da terceira idade é “um testemunho inigualável de como a fé consegue unir as gerações e responder aos desafios de cada fase da vida”.

Nessa celebração, o Papa entregou aos presidentes das conferências episcopais da África a exortação apostólica pós-sinodal Africae Munus, na qual “os fiéis encontrarão as diretrizes que guiarão e alentarão o caminho da Igreja na África, chamada a ser cada vez mais ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’”.

Referindo-se depois ao encontro com as crianças e os doentes na igreja da Santa Rita e no Lar “Paz e Alegria”, das Missionárias da Caridade da Beata Madre Teresa de Calcutá, Bento XVI disse que compartilhou “a alegria de viver e o entusiasmo das novas gerações que constituem o futuro da África”.

Também pôde ver de perto “como o amor e a solidariedade fazem presentes na debilidade a força e o afeto de Cristo ressuscitado”.

Bento XVI se referiu logo ao encontro com os sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos, a quem apresentou magistralmente um programa de vida. Aos sacerdotes, o Santo Padre mostrou “o caminho de santidade, conscientes de que o ministério não é uma simples função social, mas se trata de levar Deus ao ser humano e o ser humano a Deus”.

O encontro com os Bispos, recordou, esteve centrado na “reflexão sobre as origens do anúncio evangélico em seu país graças à obra dos missionários”, e na exortação aos prelados a “redescobrir constantemente a Sagrada Escritura como fonte de renovação espiritual e ocasião de aprofundar na fé”.
O Papa Bento XVI disse logo, a modo de resumo, que “na África vi a frescura do sim à vida, do sentido religioso e da esperança; uma percepção da realidade em sua totalidade com Deus não reduzida ao positivismo que, ao final, extingue a esperança”.

“Todo isso –assegurou– testemunha que nesse continente há uma reserva de vida e vitalidade para o futuro com a qual podemos contar, sobre a qual pode apoiar-se a Igreja”.

“Esta viagem foi uma grande chamada à África para que oriente todos seus esforços para o anúncio do Evangelho a quem ainda não o conhece. É um compromisso renovado para a evangelização à qual estão chamados todos os batizados, promovendo a reconciliação, a justiça e a paz”, concluiu o Papa.

Para ver o vídeo resumindo a catequese de hoje, visite: http://www.youtube.com/watch?v=f5YgKHnU6AI

Posts relacionados:
    António Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...