quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Nº 1091-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - DIA DE FIÉIS DEFUNTOS - 2 DE NOVEMBRO DE 2011

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Viso - mapa

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Nº 1091-2

Do livro , A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:

tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

 

2 de Novembro de 2011

Quarta-feira

Mt 5, 1-12 a

Jesus falou assim, e levantando os olhos ao Céu, disse: (…) «Pai, quero que aqueles que Me deste, onde Eu estiver, também eles estejam Comigo para que vejam a Minha glória, a glória que Tu Me deste; porque Tu me amastes antes da fundação do mundo. Pai justo, se o mundo não Te conheceu, Eu conheci-Te, e estes conheceram que Tu me enviastes. Dei-lhes a conhecer o Teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles também».

1. É inevitável que no dia dos defuntos recordemos os que morreram, especialmente a quem, por vínculos de sangue, amizade ou admiração, representam algo importante na vida. Sem embargo, o que mais importa neste dias, não é olhar ao que se passou, mas sim centralizar nossa atenção no que todos temos que enfrentar: o problema do futuro, de nosso futuro, na morte e depois da morte.

 

2. Para pôr algo de claridade neste assunto, o primeiro deve ser isto; o ser humano não é um composto de dois elementos, o corpo e a alma. Esta distinção não tem o seu fundamento na Bíblia. Nem tampouco no pensamento grego antigo, anterior ao século V. O pensamento bíblico não é dualista, mas sim unitário. E no pensamento grego mais original a “alma” não era prisioneira do corpo; era a vida ou o espírito do corpo (N. K. Chadwick). O ser humano implica essencialmente corporalidade, quer dizer, constitui-se por um corpo animado pelo espírito.

 

3. A consequência lógica, que se segue com o que foi dito, é que a morte não consiste na separação da alma e do corpo. A morte não é uma separação, mas sim uma transformação. Quer dizer, no mesmo momento em que, segundo a ciência médica, se produz o falecimento da pessoa, nesse mesmo instante, acontece a ressurreição, que é a transformação do ser humano temporal no ser que transcende o espaço e o tempo, de forma que assim entra numa nova condição e forma de existência. Portanto, o dia dos defuntos não deveria ser um dia de pena e tristeza, mas sim de esperança e alegria. Porque este dias nos vem dizer que não estamos condenados ao fracasso, à frustração e ao desaparecimento. Nosso destino é a plenitude da vida. A plenitude de uma vida sem limitação alguma.

 

Compilação (e tradução dos comentários) por

 

António Fonseca

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

NOTA FINAL:

Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

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