terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nº 1090-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - DIA DE TODOS OS SANTOS - 1 DE NOVEMBRO DE 2011

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

Nº 1090-2

Do livro , A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:

tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

1 de Novembro de 2011

Terça-feira 

Mt 5, 1-12 a

Sermão da Montanha: – Ao ver a multidão, subiu a um monte, e, depois de Se ter sentado, aproximaram-se d’Ele os discípulos. Tomando então a palavra, começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bemaventurados sereis quando vos insukltarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa nos Céus; porque também assim perseguiram, os profetas que vos precederam».

1. As bem-aventuranças são o resumo do projecto de vida que apresenta Jesus. Um projecto que é válido, não só para os cristãos, mas também para todos os seres humanos. Porque, se o texto se lê com atenção, o primeiro que surpreende é que Jesus não apresenta um projecto de religiosidade ou de práticas religiosas, mas sim um projecto de conduta ética, que se desenvolve na forma em que cada um deve enfrentar os grandes problemas que a todos nos aparece na vida; a pobreza no mundo, a justiça, as relações humanas, a limpeza de coração, a violência e a paz, as injustiças que todos, tarde ou cedo, nos vemos obrigados a enfrentar e a resolver.

 

2. Se sempre tem sido (e será) importante um projecto ético claro e firme, nos tempos que correm é muito mais. Sem dúvida, é o mais urgente. Se este mundo global anda tão despistado, sofrendo as crises que sabemos, a causa fundamental está na carência de ética. O sistema económico (e quem o gere) meteram-nos na crise brutal, que padecemos, porque este sistema (e sua gestão) foi elaborado não a partir da ética, mas sim da cobiça (ambição) desenfreada dos mais poderosos. Um sistema, pensado e gerido para enriquecer a uns poucos à custa do sofrimento e a morte prematura da imensa maioria. E outro tanto há que dizer da violência e das guerras, da intolerância e das agressões que cometemos uns contra os outros. Em todo o caso, uma das coisas mais urgentes para a humanidade inteira agora mesmo é procurar e pôr nos meios necessários para encontrar uns critérios de ética mundial, em que todos possamos coincidir.

 

3. Para além disso, ainda que as bem-aventuranças não sejam directamente um projecto religioso, nunca deveríamos esquecer que Jesus apresenta, não só um projecto ético, mas igualmente um projecto de felicidade. Mas, como é sabido, a nossa felicidade depende do nosso ser interior e da nossa filosofia de vida. Neste sentido, se pode assegurar que a religiosidade, bem integrada em nossa própria humanidade, é uma fonte incessante, não só de rectidão, generosidade e vida honesta, mas além disso, de paz e sossego.

 

 

Compilação (e tradução dos comentários) por

António Fonseca

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

NOTA FINAL:

Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...