sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LEITURA ORANTE; APOSTOLADO DA ORAÇÃO

LEITURA ORANTE


Lc 21,29-33 - Tudo passa, mas não passa a Palavra!

Posted: 24 Nov 2011 06:01 PM PST

Vejam a figueira!

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.

Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:

(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)

- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)

- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)

- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)

- Sua fidelidade dura eternamente (bis)

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)

- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)

- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)

- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)

- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia: Lc 21,29-33.

Em seguida Jesus fez esta comparação:

- Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês vêem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

Jesus chama a atenção para um sinal da natureza: uma figueira. Quando esta árvore começa a brotar é sinal de que o verão está chegando. E aponta para alguns sinais do Reino. Tudo pode passar, desaparecer, mas, Jesus garante que suas palavras não passarão. Ficarão para sempre.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Percebo os sinais do Reino de Deus no meio em que vivo, em que estou agora? Quais são eles? Creio na Palavra de Deus e me apoio nela? Jesus mostrou através de sua Palavra tantos sinais do Reino! Por exemplo: “onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou!”

Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram: “Louvamos ao Senhor que criou o universo como espaço para a vida e a convivência de todos seus filhos e filhas e no-los deixou como sinal de sua bondade e de sua beleza. A criação também é manifestação do amor providente de Deus; foi-nos entregue para que cuidemos dela e a transformemos em fonte de vida digna para todos. Ainda que hoje se tenha generalizado uma maior valorização da natureza, percebemos claramente de quantas maneiras o homem ameaça e inclusive destrói seu ‘habitat’. “Nossa irmã a mãe terra” é nossa casa comum e o lugar da aliança de Deus com os seres humanos e com toda a criação. Desatender as mútuas relações e o equilíbrio que o próprio Deus estabeleceu entre as realidades criadas, é uma ofensa ao Criador, um atentado contra a biodiversidade e, definitivamente, contra a vida. O discípulo missionário, a quem Deus encarregou a criação, deve contemplá-la, cuidar dela e utilizá-la, respeitando sempre a ordem dada pelo Criador.”(DAp 125).

E eu me interrogo: Como me sinto na casa comum e lugar da aliança de Deus? Favoreço ao equilíbrio da vida, em todos os sentidos?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com as

Invocações a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,

dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,

tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos

com o vosso amor e a vossa alegria.

Bem-aventurado Tiago Alberione

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pelos sinais do Reino.

Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Uma sugestão para gesto concreto:
- No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. Assim, você se demonstra missionário/a e coloca a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

- Faça também o Retiro de Advento e Natal, acessando: http://viverecomunicarcristo.blogspot.com/p/retiro-advento-natal-2011-2012.html

Irmã Patrícia Silva, fsp

0000000000000000000000000000000000000

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

INTENÇÕES DO SANTO PADRE BENTO XVI PARA O MÊS DE DEZEMBRO, CONFIADAS AO APOSTOLADO DA ORAÇÃO E A TODOS OS CRISTÃOS

Paz na terra. Para que, através do conhecimento e do respeito mútuo, todos os povos cresçam na concórdia e na paz. [Intenção Geral]

Respeitar as crianças e os jovens. Para que as crianças e os jovens se façam mensageiros do Evangelho e a sua dignidade seja respeitada e preservada de toda a violência e exploração. [Intenção Missionária]

A Palavra do Santo Padre

A paz é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, um projeto a realizar, nunca totalmente cumprido. Uma sociedade reconciliada com Deus está mais perto da paz, que não é simples ausência de guerra, nem mero fruto do predomínio militar ou económico, e menos ainda de astúcias enganadoras ou de hábeis manipulações. Pelo contrário, a paz é o resultado de um processo de purificação e elevação cultural, moral e espiritual de cada pessoa e povo, no qual a dignidade humana é plenamente respeitada. Convido todos aqueles que desejam tornar-se obreiros de paz e sobretudo os jovens a prestarem ouvidos à própria voz interior, para encontrar em Deus a referência estável para a conquista de uma liberdade autêntica, a força inesgotável para orientar o mundo com um espírito novo, capaz de não repetir os erros do passado. Como ensina o Servo de Deus Papa Paulo VI, a cuja sabedoria e clarividência se deve a instituição do Dia Mundial da Paz, «é preciso, antes de mais nada, proporcionar à Paz outras armas, que não aquelas que se destinam a matar e a exterminar a humanidade. São necessárias sobretudo as armas morais, que dão força e prestígio ao direito internacional; aquela arma, em primeiro lugar, da observância dos pactos».

Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial da Paz, 2011

SUGESTÃO DE LEITURA

A Caridade na Verdade – Carta Encíclica Caritas in Veritate

Bento XVI

O núcleo da encíclica reside na proposta ética de Bento XVI, fundada nos valores do Cristianismo, sem a qual nenhum modelo económico conseguirá levar por diante o desenvolvimento integral das pessoas e dos povos. Compreende-se, por isso, que o Santo Padre faça referência às questões éticas e morais mais relevantes da atualidade, desde a liberdade religiosa à bioética, considerando-as fulcrais em qualquer programa económico-social que tenha por objectivo avançar na integração e desenvolvimento das sociedades, tornando o mundo mais justo e mais humano.

NOVIDADE EDITORIAL

Evangelho Diário 2012

O Evangelho Diário 2012, em formato de bolso, apresenta o texto do Evangelho lido na Eucaristia diária, para ser alimento espiritual, força e fonte de vida e de graça dos cristãos. Para ser rezado individualmente, em família, em grupo. Inclui também as indicações das restantes leituras da Missa e os santos que a Igreja venera em cada dia.

O MUNDO À NOSSA VOLTA

O reboliço do Natal

Dário Pedroso, s.j.

Afinal, enganei-me. Eles conseguem enganar-me sempre. Pensava que este ano, com a «crise», a malfadada crise, não ia haver despesas loucas nas iluminações e noutras coisas quejandas. Mas, afinal, pelo menos nalgumas cidades e vilas, já andam por aí movimentos de instalação de folguedos, de luzes, de iluminações. E o resto vai correr na mesma: compras, prendas, dinheiro mal gasto. [...] Estamos todos loucos? Ou são eles que estão loucos e nos enganam? Haverá mesmo crise? Ou andam a enganar-nos?

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

www.apostoladodaoracao.pt

0000000000000000000000000000000000000

[peque_semillitas] Tempo de Advento‏

Portada

Tempo de...pps

Ver online

Transferir(2,8 MB)

==========================================

 

A colocação destes Posts neste Blogue são de minha inteira opção e responsabilidade.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...