domingo, 19 de fevereiro de 2012

Assinalando o Nº 1200 de SÃO PAULO (e Vidas de Santos) - 19-Fevereiro-2012

368776_1310893607_1376691004_n

Caros Amigos:

Hoje dia 19 de Fevereiro de 2012, completam-se exatamente 1200 dias após o início da publicação do blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos), que aliás, inicialmente se chamou CONFERÊNCIA VICENTINA DE SÃO PAULO DO VISO (de que eu próprio fui Presidente até 16 de Fevereiro de 2010 – após 4 anos de mandato..) e, que infelizmente, por falta de cooperadores Vicentinos teve que cessar os seus serviços de ajuda a cerca de 30 famílias em Setembro de 2009, e mais tarde em Fevereiro de 2010 foi dissolvida. No entanto, como é sabido, mantive o blogue em atividade, provisoriamente durante cerca de mês mais ou menos, sob o nome de COMUNIDADE DE SÃO PAULO DE VISO, que mudei em seguida para o atual nome.

Como sabem também os textos que passei a editar não focavam apenas assuntos relativos às Conferências Vicentinas, mas também outros assuntos subjacentes à temática religiosa, nomeadamente sobre Doutrina e Notícias do Foro da Igreja Católica, tanto em Portugal com o no Estrangeiro, provenientes de diversas origens. A determinada altura, comecei a recolher textos sobre a Vida de Santos, inicialmente através dos sites www.es.catholic.net/santoral, (Espanha) a que acrescentei a determinada altura os de www.santiebeati.it (Itália) e, depois os textos do livro (em 3 volumes) SANTOS DE CADA DIA, editado por www.jesuitas.pt. e, pontualmente, em alguns casos de www.wikipedia.com.listadesantos, além de outros de origem portuguesa tais como  www.ecclesia.pt ou www.dioce-porto.pt., etc., etc..

Com o decorrer do tempo, abalancei-me a outros trabalhos, tais como transcrever textos de diversos livros de cariz católico, como aconteceu no Ano Paulino, em que me dei de corpo e alma pode-se dizer assimextrapolando os factos talvez um pouco exageradamente, mas com um gosto especial em o fazer – em transcrever os textos de vários livros sobre S. Paulo que foram editados na altura por várias entidades “Um ano a caminhar com S. Paulo”, “Paulo de Tarso na Estrada de Damasco”, “Eu Paulo…” além de muitos outros. Antes deste blogue, num outro que já acabou, e que se intitulava “Azulebranco2005” que editei a partir de 2005 até 2009, também já tinha feito a transcrição integral de todas as Cartas de S. Paulo que constam dos Evangelhose que dentro de algum tempo, se Deus o permitir – serão efectuadas também neste blogue.

Presentemente, e já desde Novembro de 2010, venho transcrevendo aos Domingos e Dias Santos de Guarda, os textos do livro A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo, assim como os respectivos Comentários feitos pelo autor. Inicialmente traduzia integralmente os textos referidos nesses dias e os respectivos Comentários, mas presentemente apenas traduzo os Comentários, já que os textos transcrevo-os através do Novo Testamento, em, português. Também em 1 de Janeiro deste ano, resolvi transcrever do mesmo Novo Testamento, diariamente (dando-lhe o subtítulo de 2ª página…) os textos dos capítulos dos Evangelhos dos Apóstolos São Marcos (o mais pequeno), S. Mateus, S. Lucas (que está ser escrito agora) e S. João. Posteriormente, vou tentar transcrever os restantes livros do Novo Testamento – nos quais se inclui como atrás disse, as Cartas de S. Paulo – Atos dos Apóstolos – Cartas de S. Pedro e Apocalipse.

Como podem verificar na coluna lateral, vêm lá descritos muitos Blogs de que recebo emails todos os dias – já são mais de cem… – e que poderão ser consultados pelos meus prezados leitores se nisso estiverem interessados, obviamente. De vez em quando, faço uma pequena resenha de alguns emails que acho mais preponderantes, – ex.  temas de aborto, homossexualidade, ataques à Igreja, etc., – mas considero que na coluna que apresento, os mesmos textos podem ser apreciados por quem quiser, bastando para isso, clicar no site respectivo, pelo que a partir de agora só farei a transcrição quando de facto for algo urgente ou importante.

Há ainda outras áreas nas quais de quando em vez, meto a minha colherada, como já devem ter reparado, seja no youtube, no qual também tenho lá o meu canal WWW.YOUTUBE.0491ANTONIO no qual infelizmente não sou muito assíduo, mas no qual gostaria que eventualmente dessem uma olhada, para ver as escolhas que vou recolhendo. Infelizmente neste meu blogue, ainda não consegui colocar coisas que outros blogs têm como links diretos para esse canal e outros, pois ainda não descobri como se faz isso. Mas… não estou muito preocupado. Já basta este blogue para me preencher as horas que lhe dedico… se soubessem que passo quase todas as horas do dia, a escrever aqui.. ainda me mandavam prender… (isto é uma piada… mas realmente este blogue é o meu entretenimento, trabalho mais nele do que fazia quando estava a trabalhar até 2002… MAS GOSTO DISTO e não há nada a fazer).

Bem ontem, comecei a fazer mais experiências para modificar o layout do blogue – que agora parece mais airoso (…) não é? - Mas ainda não está como eu quero e por isso vou continuar a teimar. Queria fazer um cabeçalho – Á MANEIRA – mas ainda não consegui. Pensei colocar no topo uma foto da Igreja da minha Comunidade, como já teve em tempos, ou uma foto com a Igreja, S. Paulo e Nossa Senhora do Rosário, tudo muito chamativo, muito atual e muito colorido, mas não encontrei ainda a fórmula ideal. Porém, se Deus quiser, hei-de encontrar saída.

Para já está um bocado mais largo, e portanto, pelo menos parece ter mais espaço. O resto virá por acréscimo e se Deus mo permitir.

Bem hajam todos os meus leitores e bem assim os blogs que constam na coluna ao lado, que também de vez em quando verifico que também têm o SÃO PAULO (e Vidas de Santos) referenciado.

LOUVADO SEJA DEUS E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA POR TODOS OS SÉCULOS DOS SÉCULOS. ÁMEN.

Obrigado meu Deus por terdes permitido chegar à véspera dos meus 72 anos com Saúde para continuar a Missão que resolvi levar a cabo.

Post colocado ainda no dia 18 (embora fosse para ser publicado amanhã, dia 19 – mas não faz mal, porque realmente vai ficar agendado para serr ediotado depois da meia noite e portanto só é lido amanhã Domingo).

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...