quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Nº 1190-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 9 DE FEVEREIRO DE 2012

(11)

Nº 1190-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
Parábola sobre a oração – Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele à meia-noite e lhe disser: “Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer, e se ele responder lá de dentro: “Não me incomodes, a porta está fechada e os meus filhos estão comigo na cama, não posso levantar-me para tos dar. Eu vos digo: “Embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar. Digo-vos, pois: Pedi e dar-se-vos-á; Procurai e achareis; Batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede recebe; quem procura encontra e ao que bate abrir-se-á. Qual de vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente?! Ou se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Portanto, se vós, maus, como sois, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lh’O pedem!».
 
A calúnia dos fariseusJesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou, e a multidão ficou admirada. Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros para O experimentarem, pediram-Lhe um sinal do Céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos disse-lhes: «Todo o reino dividido contra si mesmo será devastado e cairá casa sobre casa». «Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis  que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Se é por Belzebu que expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança; mas, se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está Comigo está contra Mim, e quem não junta Comigo, dispersa. Quando o Espírito imundo sai de um homem, vagueia por sítios áridos em busca de repouso, e não o encontrando, diz: « Voltarei para minha casa, de onde sai. Ao chegar, encontra-a varrida e arrumada. vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele; e, entrando, instalam-se ali; e o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro».
 
A verdadeira Bem-aventurança – Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que Te trouxeram e os seios que Te amamentaramEle, porém, retorquiu: «Diz antes: Felizes os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática».

 
(Continua em, 10/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...