(22)
Nº 1205-2ª Página
EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
PAIXÃO, MORTE E SEPULTURA DE JESUS
A traição – … No entanto, vede, a mão daquele que Me vai entregar, está comigo à mesa! O Filho do Homem segue o Seu caminho, como está determinado; mas ai daquele por meio de quem vai ser entregue»! Começaram a perguntar uns aos outros qual deles iria fazer semelhante coisa.
Quem é o maior – … Levantou-se entre eles uma disputa sobre qual deles devia ser considerado o maior. Jesus disse-lhes: «Os reis das nações imperam sobre elas e os que nelas exercem a autoridade são chamados benfeitores. Convosco não deve ser assim; que o maior entre vós seja, como o menor e aquele, que mandar, como aquele que serve. Pois quem é o maior? O que está sentado à mesa ou o que serve? Não é o que está sentado à mesa? Ora Eu estou no meio de vós como aquele que serve. Vós estivestes sempre junto de Mim e nas Minhas provações, e Eu disponho a vosso favor do Reino, como Meu Pai dispõe dele a meu favor, a fim de que comais e bebais à Minha mesa, no Meu reino. E sentar-vos-eis, em tronos, a julgar as doze tribos de Israel».
Anúncio da negação de Pedro – … Simão, Simão, olha que Satanás vos reclamou para vos joeirar como o trigo. Mas Eu roguei por ti, a fim de que a tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos». Ele respondeu-Lhe: «Senhor, Senhor, estou pronto a ir Contigo até para a prisão e para a morte». Jesus disse-lhe: «Digo-te, Pedro, o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-Me».
(A hora de combate – … Depois acrescentou: «Quando vos enviei sem bolsa, nem alforge, nem sandálias, faltou-vos alguma coisa?» «Nada», responderam eles. E Ele acrescentou: «Mas agora quem tem uma bolsa que a tome, assim como o alforge, e quem não tem espada, venda a capa e compre uma. Porque, digo-vos Eu, deve cumprir-se em Mim esta escritura: «Foi contado entre os malfeitores». Efetivamente, o que Me diz respeito toca o seu termo». Disseram-lhe eles: «Senhor, aqui estão duas espadas». Mas Ele respondeu-lhes: «Basta!».
Continua em, 25/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.