quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nº 1183-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 2 DE FEVEREIRO DE 2012

(7)

Nº 1183-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
 
 
PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
 
 
A Fé de um centurião romano …Quando acabou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. Ora um centurião tinha, doente e quase a morrer, um servo a quem dedicava muita afeição. Ouvindo falar de Jesus, enviou-Lhe alguns judeus de relevo para Lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo. Chegados junto de Jesus, suplicaram-Lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso, pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga». Jesus acompanhou-os: Não estavam já longe de casa, quando o centurião Lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, pelo que nem me julguei digno de ir ter Contigo. Mas, diz uma só palavra e o meu servo será curado. Porque eu, embora subalterno, tenho sob as minhas ordens soldados, e digo a um: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem, e ao meu servo: Faz isto ee ele faz». Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que O seguia: «Eu vos digo: Nem em Israel encontrei tão grande fé». E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde».
 
O filho da viúva – …. Em seguida, dirigiu-Se a uma cidade chamada Naim, indo com Ele os Seus discípulos e uma grande multidão. Quando estavam perto da porta da cidade, viram que levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva; e, a acompanhá-la, vinha muita gente da cidade. Vendo-a, o Senhor compadeceu-Se dela e disse-lhe: «Não chores». Aproximando-Se, tocou no caixão e os que o transportavam pararam.Disse então, «Jovem. Eu to digo: Levanta-te». O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou-o a sua mãe. O temor apoderou-se de todos, e davam glória a Deus, dizendo: «Surgiu entre nós um grande profeta e Deus visitou o Seu povo». E a fama deste milagre espalhou-se pela Judeia e por todas as regiões vizinhas.
 
Jesus e o Baptista – …Os discípulos de João informaram-no de todos estes factos. Chamando dois deles, João mandou-os ao Senhor com esta mensagem: «És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?» Ao chegarem junto d’Ele, os homens disseram: «João Baptista mandou-nos ter Contigo para Te perguntar: «És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?» Nessa altura, Jesus curava a muitos das suas doenças, padecimentos e espíritos malignos e concedia vista a muitos cegos. Tomando a palavra disse aos enviados: «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa Nova é anunciada aos pobres; e feliz de quem não tiver em Mim ocasião de queda». Depois de se  terem retirado os mensageiros de João, começou a Jesus a dizer à multidão acerca de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Que fostes ver então? Um homem vestido com  roupas macias? Os que usam trajos sumptuosos vivem regaladamente e estão nos palácios dos reis. Que fostes ver, então? Um profeta? Sim, digo-vo-lo Eu, e mais do que um profeta. É aquele de quem está escrito:
Vou mandar à Tua frente o Meu mensageiro, que preparará o caminho diante de Ti.
Sim, Eu vo-lo digo: Entre os nascidos de mulher não há profeta maior do que João; mas o mais pequeno do reino de Deus é maior do que ele. E todo o povo que o escutou, bem como os publicanos, realizaram os desígnios de Deus, recebendo o baptismo de João. mas não se deixando batizar por ele, os fariseus e os doutores da lei anularam os desígnios de Deus, a seu respeito. A quem, pois, compararei os homens desta geração? A quem são semelhantes? Assemelham-se aos garotos que sentados na praça, se interpelam uns aos outros dizendo: «Tocámos flauta para vós e não dançastes! Entoámos lamentações e não chorastes! Veio João Baptista, que não come pão nem bebe vinho, e dizeis: Está possesso do demónio ! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos».
 
A pecadora arrependida – Um fariseu convidou-O para comer consigo, Entrou em casa do fariseu e pôs-Se à mesa. Ora uma mulher, conhecida como pecadora naquela cidade, ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu trouxe um vaso de alabastro com perfume; colocando-se por detrás d’Ele e chorando, começou a banhar-Lhe os pés com lágrimas; enxugava-os com os cabelos e beijava-os, ungindo-os com perfume. Vendo isto, o fariseu que o convidara disse consigo: «Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que espécie é a mulher que Lhes está a tocar, porque é uma pecadora!» Então, Jesus disse-lhe: «Tenho uma coisa para te dizer, Simão». «Fala, Mestre» respondeu ele. «Um prestamista tinha dois devedores: Um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou aos dois. Qual deles o amará mais?: Simão respondeu: «Aquele a quem perdoou mais, creio eu». Jesus disse-lhe: «Julgaste bem» E, voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me destes água para os pés; ela, porém, banhou-Me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos. Não Me deste um ósculo; mas ela, desde que entrei,  não deixou de beijar-Me os pés. Não Me ungiste a cabeça com  óleo, e ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso, digo-te Eu, que lhe são perdoados os seus muitos pecados porque muito amou. Mas a quem pouco se perdoa, pouco ama». Disse, depois à mulher: «Os teus pecados estão perdoados». Começaram então os convivas a dizer entre si: «Quem é este que até perdoa os pecados?» E Jesus disse à mulher: «Salvou-te a tua fé: Vai em paz».

(Continua em, 3/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...