(9)
Nº 1187-2ª Página
EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
A transfiguração – Uns oito dias depois destas palavras, levando Consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, modificou-se o aspecto do Seu rosto e as vestes tornaram-Se-Lhe de brancura fulgurante. E dois homens conversavam, com Ele; Moisés e Elias que, aparecendo rodeados de glória, falavam da Sua morte, que ia dar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono, mas, despertando, viram a Sua glória e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes iam separar-se d’Ele, Pedro disse a Jesus: «Mestre, é bom que continuemos aqui; façamos aqui três tendas, uma para Ti, outra para Moisés, e outra para Elias». Ele não sabia o que estava a dizer. Enquanto dizia isto, formou-se uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. E da nuvem saiu uma voz que disse: «Este é o Meu Filho dileto, escutai-O». E, quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.
Cura de um jovem possesso – No dia seguinte, ao descerem do monte, veio-lhes ao encontro uma grande multidão. E, de entre a multidão, um homem gritou: «Mestre, peço-Te que olhes para o meu filho, que é o único que tenho. Um espírito apoderou-se dele, de súbito, começa a gritar e a sacudi-lo com violência, fazendo-o espumar. Só a custo se retira dele, deixando-o num estado miserável. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas não puderam». Jesus respondeu: «Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e terei de vos suportar? Traz cá o teu filho». E quando ele se aproximava, o demónio atirou-o ao chão e sacudiu-o violentamente. Jesus, porém, ameaçou o espírito impuro, curou o menino e entregou-o ao pai. E todos estavam maravilhados com a grandeza de Deus.
Segundo anúncio da Paixão – Estando todos admirados com tudo o que fazia, Jesus disse aos Seus discípulos: «Prestai atenção ao que vou dizer-vos: O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, dentro em pouco». Eles, porém, não entendiam aquela linguagem, porque lhes estava velada, de sorte que não compreendiam e tinham receio de O interrogar a esse respeito.
O maior no Reino messiânico – Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior. Conhecendo Jesus os pensamentos dos seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de Si, e disse-lhes: «Quem acolher este menino em Meu nome, é a Mim que acolhe, e quem Me acolher a Mim, acolhe Aquele que Me enviou, pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande».
Tolerância cristã – João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em Teu nome e impedimo-lo, porque não anda connosco». Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, pois quem não é contra vós é por vós».
(Continua em, 7/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.