terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Nº 1202-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 22 DE FEVEREIRO DE 2012

Conforme minha informação de ontem, faço hoje menção dos textos que devia ter publicado ontem seguido do que se refere ao dia de hoje, que por lapso não foi efectuado em devido tempo.
(19)
Nº 1202-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
18 – Zaqueu o publicano – … Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver Jesus e não podia por causa da multidão, por ser de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para O ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois tenho de ficar em tua casa». Ele desceu imediatamente e recebeu-O cheio de alegria. Ao verem aquilo murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-Se em casa de um pecador. Zaqueu de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, devolver-lhe-ei quatro vezes mais». Jesus disse-lhe: «Veio hoje a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido».
Parábola das moedas de ouro – … Estando eles a ouvir estas coisas, acrescentou Jesus uma parábola, por estar perto de Jerusalém e por eles pensarem que o reino de Deus ia manifestar-se imediatamente. Disse, pois: «Um homem nobre partiu para uma região longínqua, a fim de tomar posse de um reino, para em seguida voltar». «Chamando dez dos seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: Fazei-as render até que eu volte. Mas os seus concidadãos odiavam-no e enviaram uma deputação atrás dele, para dizer: Não queremos que ele seja nosso rei. Quando voltou, depois de tomar posse do reino, mandou chamar os servos a quem entregara o dinheiro, para saber o que cada um deles tinha ganho. O primeiro apresentou-se e disse: «Senhor, a tua mina rendeu outras dez. Respondeu-lhe: Muito bem, bom servidor; já que foste fiel no pouco, receberás o governo de dez cidades. O segundo veio e disse: Senhor, a tua mina rendeu outras cinco. Disse ainda a este: Recebe tu também o governo de cinco cidades. Veio outro e disse: Senhor, aqui tens a mina que tive guardada num lenço, pois tinha medo de ti, que és homem severo, levantas o que não depositaste e colhes o que não semeastes. Disse-lhe ele: Pela tua própria boca te condeno, mau servo. Sabias que sou um homem severo, que levanto o que não depositei e colho o que não semeei; então porque não entregaste o meu dinheiro ao banco? De regresso,. tê-lo-ia tirado com juros». E disse aos presentes: Tirai-lhe a mina e dia-a ao que tem dez. Responderam-lhe: Senhor, ele já tem dez minas. Respondeu-lhes: Eu vos digo: A todo aquele que tem, dar-se-á, mas àquele que não tem, mesmo o que tem ser-lhe-á tirado. Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu não reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença». Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direção a Jerusalém.
                               Aqui deve ler-se o texto que foi publicado ontem (dia 20) ao qual se segue  o de hoje:
MINISTÉRIO DE JESUS EM JERUSALÉM
20 – Autoridade de Jesus – … Num daqueles dias, estando Ele no Templo a ensinar o povo e a anunciar a Boa Nova, apresentaram-se os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos e dirigiram-Lhe a palavra dizendo: «Dize-nos com que autoridade fazes estas coisas, ou quem Te deu tal autoridade». Respondeu-lhes: «Também Eu quero fazer-vos uma pergunta: Dizei-me: O baptismo de João era do Céu ou dos homens? Eles começaram a discorrer entre si, dizendo: «Se respondermos: Do Céu, dirá: Porque não acreditastes nele? Se respondermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará , porque têm João na conta de profeta». Responderam, então, que não sabiam de onde era. Jesus disse-lhes: «Também Eu não vos digo com que autoridade faço isto».
Os vinhateiros homicidas – …Começou, depois, a expor ao povo a seguinte parábola: «Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se por muito tempo». No devido tempo mandou um servo, aos vinhateiros para estes lhe entregarem parte dos frutos da vinha. Mas os vinhateiros despediram-no de mãos vazias depois de o terem açoitado. Enviou outro servo, mas também o açoitaram, ultrajaram e despediram-no sem nada. Enviou ainda um terceiro e eles, depois de o ferirem, lançaram-no fora. O dono da vinha disse então: Que hei-de fazer? Mandar-lhe-ei o meu filho bem amado; talvez o respeitem. Mas, quando o viram, os vinhateiros disseram uns aos outros. Este é que é o herdeiro, mate-mo-lo, para que a herança seja nossa. E, lançando-o fora da vinha, mataram-no. Que lhes fará, pois, o dono da vinha? «Virá, exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros». Ouvindo isto eles disseram: «Que Deus o não permita!» Fitando neles os olhos, Jesus disse-lhes: «Que significa então o que está escrito? A pedra angular que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular?» «Todo aquele que cair sob esta pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair ficará esmagado». Naquela altura, os escribas e os príncipes dos sacerdotes procuraram deitar-Lhe a mão, porque compreenderam que a parábola lhes era dirigida, mas tiveram receio do povo.
O tributo a César – … Puseram-se então à espreita e mandaram-Lhe espiões que se fingiam justos com o fim de O surpreenderem em alguma palavra, a fim de O entregarem ao poder e à jurisdição do governador. Fizeram-Lhe a seguinte pergunta: «Mestre, sabemos que falas e ensinas com rectidão e não fazes acepção de pessoas, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. Devemos nós pagar tributo a César ou não?» Conhecendo-lhes a astúcia, Ele respondeu-lhes!: Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição?» «De César» – disseram eles – Disse-lhes então: «Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». Não conseguiram apanhar-Lhe uma palavra em falso diante do povo, mas, admirados com a resposta, ficaram calados.
A ressurreição dos mortos – … Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-n’O: «Mestre, disseram: Moisés, prescreveu-nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva para dar descendência ao irmão». «Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou esposa e morreu sem filhos.O segundo, depois, o terceiro, casaram, com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Na ressurreição, a qual deles pertencerá ela, pois os sete a tiveram por esposa?» Jesus respondeu-lhes: «Os filhos deste mundo casam e são dados em casamento, mas aqueles que forem julgados dignos de participar do outro mundo, e da ressurreição dos mortos, nem se casam, nem são dados em casamento, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos mas de vivos, pois, para Ele, todos estão vivos». Tomando, então, a palavra alguns escribas disseram: «Mestre, disseste bem». E já não se atreviam a interrogá-lo sobre mais nada.
O Messias, Filho de David e SenhorJesus perguntou-lhes: «Como é que dizem que o Messias é filho de David? Se o próprio David diz no Livro dos Salmos:
Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à Minha direita. até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés?
Se David lhe chama Senhor, como é Ele seu Filho?» Enquanto todo o povo O escutava, disse aos discípulos:- «Tomai cuidado com os escribas, que sentem prazer em passear de longas vestes e gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, dos primeiros lugares nas sinagogas e dos primeiros assentos nos banquetes, eles que devoram as casas das viúvas,simulando longas rezas. esses terão um castigo mais severo».
(Continua em, 22/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)



Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...