domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nº 1193-3ª Página - A RELIGIÃO DE JESUS – 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM FEIRA - 12 DE FEVEREIRO DE 2012

Nº 1193-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

12 DE FEVEREIRO DE 2012

6ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Mc 1, 40-45

Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes limpar-me». Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica limpo». Imediatamente a lepra o deixou e ficou limpo. E Jesus logo o despediu com esta advertência: «Livra-te de falar nisto a alguém; antes vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho». Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o que acontecera, a ponto de Jesus não poder entrar publicamente numa cidade, ficando fora, nos lugares menos frequentados; e de todas as partes iam ter com Ele.

1. Depois da cura do leproso, Jesus proibiu-o de que o dissesse. No evangelho de Marcos repete-se especialmente esta proibição (1, 44; 5, 43; 7, 36; 9, 9). Parece que Jesus não queria que se divulgasse os prodígios que fazia. Porquê? Jesus queria guardar segredo de que ele era o Messias? O que é certo é a Jesus acorriam os que sofriam, os enfermos, os que passavam fome, os que se sentiam em agonia. Além disso, a proibição de divulgar as curas era algo impossível. Como ia ocultar um cego que havia deixado de ser cego?

2. Também é certo que aos dirigentes religiosos e observantes piedosos molestava e irritava que Jesus ajudasse as pessoas. Por isso, de Jesus disseram que estava possuído pelo demónio (Mc 3, 22), que violava as leis religiosas e havia que o matar (Mc 3, 6; Jo 5, 16; 9, 16), que era um blasfemo (Mc 2, 7; 14, 64), um impostor (Mt 27, 63), um subversivo (Lc 23, 2) e até um perigo para a estabilidade do templo e do país (Jo 11, 48).

3. Jesus não quis fama. Porque não quis aparecer como um agitador populista ou nacionalista (Lc 4, 14-30). Nem que o tomassem por rei (Jo 6, 15). Nem cedeu à tentação do poder (Mt 4, 1-10). E menos ainda tolerou o desejo de prepotência dos que mandam; porque veio a ser o “servidor” (“diakonésai”) de todos (Mc 10, 45). Se Jesus pensava assim, compreende-se porque não queria propagandistas do bem que fazia. A coisa está clara.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...