NOTA PRÉVIA:
Este texto era para ter sido publicado ontem, DOMINGO, não o tendo sido, por lapso meu. As minhas desculpas .
Nº 1200-3
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
19 DE FEVEREIRO DE 2012
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mc 2, 1-12
Passados alguns dias, tendo Jesus voltado a Cafarnaum, soube-se que Se encontrava em casa. Juntou-se tanta gente que nem mesmo, nas imediações da porta, havia lugar. E Ele anunciava-lhes a palavra. Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. Como não podiam levá-lo à presença de Jesus, devido à multidão, descobriram o telhado no sítio em que Ele se encontrava e, tendo feito uma abertura, arrearam o catre em que jazia o paralítico. Ao ver a fé deles, Jesus disse ao paralítico: «Meu filho, os teus pecados te são perdoados». Ora. havia entre a assistência alguns escribas que pensavam, de si para si: «Porque fala assim? Ele blasfema. Quem, pode perdoar pecados senão Deus?» Percebendo Jesus, em Seu espírito , que eles estavam a pensar assim, disse-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer-lhe: Levanta-te, toma o teu catre e anda? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados, ordeno-te – disse ao paralítico – levanta-te, toma o teu catre e vai para tua casa. No mesmo instante pôs-se de pé e, tomando o catre, saiu à vista de todos, de sorte que todos se maravilhavam e glorificaram a deus, dizendo: «Nunca vimos coisas assim».
1. “Vendo a fé que tinham” os que traziam o enfermo, Jesus perdoa a este os seus pecados, quando o paralítico nem sequer havia pedido o perdão. A este homem, Jesus não lhe perguntou nada; nem que pecados tinha, nem se estava arrependido, nem se tinha o propósito de emenda. Jesus perdoa sem condições. Não exigiu confissão. Nem impôs penitência.
2. Pode assegurar-se que Jesus sabia os pecados daquele homem? Conhecia Jesus a intimidade de um individuo que seguramente via pela primeira vez? Cabe dizer que, como Deus que era, Jesus sabia tudo? Nós humanos não conhecemos (nem podemos conhecer) a Deus. Porque é o Transcendente e não está ao nosso alcance. Se Jesus é quem nos revela a Deus (Jo 1, 18; Mt 11, 27), mais lógico é dizer que Deus se porta com os pecadores como se portou Jesus.
3. Há quem diga que tudo isto é uma blasfémia. Os “letrados” de hoje reproduzem o comportamento dos “letrados” de antigamente. A resposta de Jesus foi dar a vida ao paralítico. Se uma pessoa tem poder para perdoar pecados, que o demonstre dando vida, não esgrimindo títulos ou cargos. Sem dúvida, os caminhos do Evangelho estão muito longe de nossos caminhos.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.