quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nº 1204-3ª Página - A RELIGIÃO DE JESUS – QUINTA FEIRA DE CINZAS - 23 DE FEVEREIRO DE 2012

Nº 1204-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

23 DE FEVEREIRO DE 2012

QUINTA FEIRA DE CINZAS

Lc 9, 22-25

«O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar». Dirigindo-Se depois a todos disse: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á mas quem perder a sua vida por Minha causa, salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se a si mesmo?

1. Nenhum bom pai quer que seus filhos sofram, que fracassem, que os matem. O Deus Pai é absolutamente bom (Mt 5, 43-48). O Pai de Jesus não pôde querer o sofrimento e a morte na cruz. Então, como se explica que Jesus pedisse gritando para escapar daquela morte (Heb 5, 7) e ao mesmo tempo tivesse que acrescentar “faça-se a tua vontade”? (Mt 25, 39). Como entender que Deusentregasse seu Filho à morte?” (Rm 8, 32).

2. O que Deus Pai quis foi que Jesus se pusesse do lado dos que sofrem por culpa dos que causam sofrimento aos outros. Os que têm poder (económico, político, religioso…) causam demasiado sofrimento aos que carecem de poder. Jesus pôs-se do lado destes e fui vítima daqueles. Por isso morreu na cruz. Deus não quer mais sofrimento que o que brota da luta contra o sofrimento.

3. …No Novo Testamento há textos sobre a morte de Cristo que evocam a teologia judia do “sacrifício” (Lv 17, 11; Dt 12, 23) e a “expiação” (Ex 29, 36s). Mas essa teologia já não vale para os cristãos. Porque “a solidariedade e fazer o bem são os sacrifícios que agradam a Deus” (Heb 13, 16). Já não se pode dizer que “sem derramamento de sangue não há perdão” (Heb 9, 22). O Pai de Jesus não é o “deus vampiro” que necessita de sangue e dor para se aplacar e perdoar. A morte de Jesus não foi um ajuste de contas entre Deus e Deus. Foi o final de uma vida para os outros. Só isso salva os humanos. 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...