(9)
Nº 1188-2ª Página
EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
Hostilidade dos samaritanos – Como estavam a chegar os dias de ser levado deste mundo, Jesus dirigiu-Se resolutamente a Jerusalém, e enviou mensageiros à Sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas não O receberam, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» Mas Ele, voltando-Se repreendeu-os. E foram para outra povoação.
Exigências da vocação apostólica – Enquanto iam a caminho, disse-lhes alguém: «Seguir-Te-ei para opnde quer que fores». Jesus respondeu-lhes: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». E disse a outro: «Segue-Me». Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir em primeiro sepultar meu pai». Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus». Disse-lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor, mas deixa que primeiro vá despedir-me dos meus». Jesus respondeu-lhe: «Quem depois de deitar a mão ao arado, olha para trás, não é apto para o Reino de Deus».
10 – Missão dos setenta e dois – Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à Sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: «A paz seja nesta casa!» E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei a todos: «O Reino de Deus está próximo de vós». E em qualquer cidade em que entrardes e vos não receberem saí a praça pública e dizei: «Até o pó da vossa cidade, que se pegou nos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o reino de Deus está próximo». Digo-vos Eu: «Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade». Ai de ti Corosaim! ai de ti, Betsaida, porque, se em Tiro e Sidónia se tivessem efectuado os milagres que entre vós se efetuaram, de há muito que teriam feito penitência , prostrados no saco e na cinza. Por isso, haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada. Quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Em que se devem alegrar os Apóstolos – Os setenta e dois voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até mesmo os demónios se nos sujeitaram em Teu nome!» Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um raio. Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo, e nada vos causará dano. Contudo, não vos alegreis, porque os espíritos vos obedecem, alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus».
A revelação aos humildes – Nesse mesmo instante, estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: «Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque tudo isso foi do Teu agrado. Tudo Me foi entregue por Meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lhe»: Voltando-Se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver. Porque, digo-vos Eu, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram».
(Continua em, 8/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.