quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nº 1183-3ª Página - A RELIGIÃO DE JESUS–5ª FEIRA - APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO - 2 DE FEVEREIRO DE 2012

Nº 1183-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

2 DE FEVEREIRO DE 2012

5ª SEMANA DO TEMPO COMUM – 5ª FEIRA

APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO ou CANDELÁRIA

Lc 2, 22-40

Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n’O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei de Deus: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, «um par de rolas ou duas pombinhas». Ora, residia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao Templo e, quando os pais trouxeram o Menino Jesus a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a Seu respeito, tomou-O nos braços, bendisse a Deus e exclamou: «Agora, Senhor, podes deixar o teu Servo partir em paz, segundo a Tua palavra, porque os meus olhos viram a salvação, que preparaste em favor de todos os povos; Luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo». Seu pai e Sua mãe estavam admirados com o que se dizia d’Ele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe. «Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações». Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Asser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos, após o seu tempo de donzela, e viúva até aos oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo a Deus, noite e dia, com jejuns e orações. Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de terem cumprido tudo o que a lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, á sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e robustecia-Se enchendo-Se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

1. Jesus foi judeu, educado na cultura e na religião de Israel. Mas isso não quer dizer que o cristianismo seja um mero prolongamento do judaísmo. Jesus disse: “A Lei e os Profetas chegaram até João Baptista; desde então se anuncia o reino de Deus” (Lc 16, 16). Jesus é portanto, o “centro do tempo” (H. Conzelmann). Com João acaba uma etapa fundamental na história das tradições religiosas (o Antigo Testamento). Com Jesus inicia-se a plenitude do tempo, que arranca do judaísmo e leva-o à sua plenitude.

2. No evangelho de hoje e na liturgia da igreja, segue-se lendo a Lei de Moisés e os textos do Antigo Testamento. Recordar tudo aquilo ajuda a nossa fé. Porque nisso estão as raízes da nossa fé. Mas a fé cristã origina-se em Jesus e a partir d’Ele. Este planeamento deveria ajudar-nos a situar as leituras do Antigo Testamento na sua importante e justa significação para nós que cremos em Jesus.

3. Nem Maria necessitava da “purificação”. Nem Jesus de “apresentação” no Templo. A “purificação” pressupõe que a mulher, que chega a ser mãe, por isso mesmo chega a ser impura. A “apresentação” realizava-se porque tinha-se a ideia de que só quando um ser humano entre no âmbito do “sagrado”, então começa a ser como tem que ser. Mas é claro que estes retroais, e as ideias religiosas em que se baseiam, representam um menosprezo para com “o humano”. O que mais dignifica o homem não é “o religioso”, mas sim “o humano”. O que mais importa na vida é ser profundamente humano. E a religião verdadeira é a que nos ajuda a nos humanizar.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...