domingo, 19 de fevereiro de 2012

Nº 1200-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 19 DE FEVEREIRO DE 2012

(18)

Nº 1200-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
 
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
 
18 – Parábola do juiz iniquo – … Depois disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: «Em certa cidade, disse Ele, havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Vivia também naquela cidade uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: «Faz-me justiça contra o meu adversário». Durante muito tempo, recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me». E o Senhor continuou: «Escutais o que diz este juiz iniquo? E Deus não fará justiça aos Seus eleitos, que a Ele clama dia e noite, e fá-los-á esperar? Far-lhes-á justiça prontamente, digo-vo-lo Eu. Mas quando o Filho do Homem, voltar, encontrará fé sobre a terra?».
 
O fariseu e o publicano – … Disse também a seguinte parábola a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais. «Dois homens subiram ao Templo para orar: Um fariseu e o outro publicano. O fariseu de pé, orava assim: Ó Deus, dou-Te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo quanto possuo. O publicano, mantendo-se a distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador. Eu vos digo: Este voltou justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».
 
Jesus e os pequeninos – … Apresentavam-Lhe também os pequeninos para que Ele lhes tocasse. Vendo isso, os discípulos repreenderam-os. Mas Jesus chamou-os a Si, dizendo: «Deixai vir a mim os pequeninos não os impeçais, pois deles é o reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como um menino, não entrará nele».
 
O nobre rico – …Certo chefe perguntou-Lhe então: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?» Respondeu-lhe Jesus: «Porque Me chamas bom? ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: “Não cometerás adultério, não matarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe”». Ele retorquiu: «Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude». Ouvindo isto, Jesus disse-lhe: «Ainda te resta uma coisa: Vende tudo quanto tens, distribui o dinheiro pelos pobres e terás um tesouro nos Céus. Depois, vem e segue-Me». Quando isto ouviu ele entristeceu-se, pois era muito rico. Vendo-o assim, Jesus exclamou: «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Sim, é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus!» Os que O ouviram disseram: «Quem pode então salvar-seJesus respondeu: «O que é impossível aos homens é possível a Deus».
 
Terceiro anúncio da Paixão – … Tomando os doze Consigo, disse-lhes: «Olhai, subimos agora a Jerusalém e cumprir-se-á tudo quanto foi escrito pelos profetas acerca do Filho do Homem». «Vai ser entregue aos gentios, vai ser escarnecido, maltratado e coberto de escarros; e, depois de O açoitarem, dar-Lhe-ão a morte. Mas, ao terceiro dia, ressuscitará». Eles, porém, nada disto entenderam. Era para eles incompreensível aquela linguagem, e não entendiam o que lhes dizia.
 
O cego de Jericó – … Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado, a esmolar, à beira da estrada. Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus de Nazaré que ia a passar. Então bradou: «Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim!» Os que iam à frente repreendiam.-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tende misericórdia de mim!» Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» Respondeu: «Senhor, que eu veja!» Jesus disse-lhe: «Vê. salvou-te a tua fé». Naquele mesmo instante, recobrou a vista, e pôs-se a segui-Lo, glorificando a Deus. E todo o povo, ao ver isto, deu louvores a Deus.

(Continua em, 20/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...