(8)
Nº 1184-2ª Página
EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
– …Ia, em seguida, de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, pregando e anunciando a Boa Nova do reino de Deus.
8- Mulheres servem o Senhor – ….Acompanhavam-n’O os Doze e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas ouras que os serviam com os seus bens.
Parábola do semeador – … Como estivesse reunida uma grande multidão e de todas as cidades viessem ter com Ele, disse esta parábola: «Saiu o semeador paras semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu comeram-na; outra caiu sobre a rocha e, depois de ter germinado, secou por falta de humidade. Outra caiu no meio de espinhos, e os espinhos crescendo com ela, sufocaram-na. Uma outra caiu em boa terra e, uma vez nascida, deu fruto centuplicado». Dizendo isto, clamava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça!».
O porquê das parábolas – … Perguntaram-Lhe os discípulos significado desta parábola. Disse-lhes: «A vós foi-vos dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros fala-se-lhes em parábolas, a fim de que vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam»
Explicação da parábola – «O significado da parábola é este: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas em seguida vem o diabo e tira a palavra do seu coração, para não se salvarem, acreditando. Os que estão sobre a rocha são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; mas, como não têm raiz, acreditam por um tempo e afastam-se na hora da provação. A que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, indo pelo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, pela riqueza, pelos prazeres da vida e não chegam à maturidade. E a que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a palavra, com um coração nobre e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança».
Parábola da lâmpada – «Ninguém acede uma candeia para a cobrir com um vaso ou para a esconder debaixo da cama; pelo contrário, põe-na no velador, para que vejam a luz aqueles que entram. Porque não há coisa oculta que não venha a manifestar-se, nem escondida que não se saiba e não venha à luz. Vede, pois, como ouvis, porque àquele que tiver, dar-se-lhe-á, mas àquele que não tiver ser-lhe-á tirado mesmo o que julga possuir».
A verdadeira família de Jesus – Sua mãe e Seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-Lhe: «Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te». Mas Ele respondeu-lhes: «Minha mãe e Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a poem em prática».
(Continua em, 4/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.