sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nº 1191-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 10 DE FEVEREIRO DE 2012

(11)

Nº 1191-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
O sinal de Jonas – Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado nenhum sinal a não ser o de Jonas. Pois, assim como Jonas foi um sinal para os Ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. A rainha do Sul levantar-se-á na altura do juízo contra os homens desta geração e condená-los-á porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está Quem é maior do que Salomão!» «Os ninivitas levantar-se-ão na altura do juízo contra esta geração e condená-la-ão, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas, e está aqui Quem é maior do que Jonas».
 
Parábola da lâmpada – «Ninguém acende uma lâmpada para a pôr em lugar escondido ou debaixo do alqueire mas no velador, para que aqueles que entram vejam a claridade. A lâmpada do teu corpo e o teu olho. Se o teu olho estiver são, todo o teu corpo estará iluminado; mas se estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, se a luz que está em ti será escuridão. Se o teu corpo está iluminado, não tendo parte alguma tenebrosa, estará todo iluminado, como quando a lâmpada te ilumina com o seu fulgor».
 
Contra os fariseus e doutores da lei – Enquanto falava um fariseu convidou-O para almoçar consigo; Ele entrou e pôs-Se à mesa. O fariseu admirou-se de que não Se tivesse lavado antes da refeição. O Senhor disse-lhe: «Vós os fariseus limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Dai antes de esmola o que está dentro e para vós tudo ficará limpo. Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e o amor de Deus. Estas eram, as coisas que devíeis praticar sem omitir aquelas. Ai de vós fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e de ser cumprimentados nas praças. Ai de vós, porque sois como os túmulos, que não se veem e sobre os quais os homens passam sem disso se aperceberem». Um doutor da Lei tomou a palavra e disse-Lhe: «Mestre, falando assim, também a nós nos insultas». Mas Ele respondeu: «Ai de vós também, doutores da lei, porque carregais os homens com fardos difíceis de levar e nem sequer com um dedo tocais nesses fardos. Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram! Assim dais testemunho e aprovação aos atos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais os seus sepulcros. Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros a perseguição, a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o santuário. Sim, digo-vo-lo Eu, serão pedidas contas a esta geração. Ai de vós, doutores da lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: Vós próprios não entrastes, e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar». Quando saiu dali, os escribas e fariseus começaram a apertá-Lo com  perguntas e a fazê-lo falar sobre muitas coisas armando-Lhe ciladas e procurando apanhar-Lhe alguma palavra para O acusarem.

(Continua em, 11/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...