sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nº 1192-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 11 DE FEVEREIRO DE 2012

(12)

Nº 1192-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
NA SUBIDA PARA JERUSALÉM
12 – Advertência aos discípulos – …Entretanto, como a multidão se tivesse acumulado por muitos milhares, a ponto de se pisarem uns aos outros, Jesus começou a dizer em primeiro lugar, aos Seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a descobrir-se nem oculto que não venha a conhecer-se. Por isso, tudo quanto tiverdes dito nas trevas, ouvir-se-á em plena luz, e o que tiverdes dito ao ouvido, em lugares retirados, será proclamado sobre os telhados. Digo-vos a vós, Meus amigos: Não temais os que matam o corpo e, depois, nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer; Temei àqueles que, depois de matar, têm o poder de lançar na Geena. Sim. Eu vo-lo digo, a esse é que deveis temer. Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? Nenhum deles, contudo, passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não temais: Valeis mais do que muitos passarinhos. Eu vo-lo digo: Todo aquele que se declarar por Mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que Me tiver negado diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, perdoar-se-á; mas a quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais se perdoará. Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo ensinar-vos-á, no momento próprio, o que deveis dizer».
 
Cuidado com a cobiça – …Dentre a multidão disse-Lhe alguém: «Mestre diz a meu irmão que reparta comigo a herança». Ele respondeu-lhe: «Homem, quem Me constituiu juiz ou repartidor entre vós?» Prosseguiu: «Olhai, guardai-vos de toda a cobiça, porque mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens». Disse-lhes então, esta parábola: «Havia um homem rico, cujas terras lhe deram uma grande colheita. E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: Que hei-de eu fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Depois continuou: já sei o que vou fazer. Deitarei abaixo os meus celeiros, construirei uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens. Depois, direi à minha alma: Alma, tens muitos bens em depósito para muitos anos: descansa, come, bebe, e regala-te. Deus, porém, disse-lhe: Insensato! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma; e o que acumulaste para quem será? Assim acontecerá ao que entesoira para si e não é rico em relação a Deus».
 
Abandono à Providência – …Em seguida disse aos discípulos: «É por isso que vos digo: não vos preocupeis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer; nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir, pois a vida é mais do que o alimento e o corpo mais que o vestuário. Reparai nos corvos: Não semeiam, nem colhem; não têm dispensa, nem celeiro, e Deus sustenta-os! Quanto mais não valeis vós do que as aves? E quem de vós, com inquietar-se, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida? Se nem as mínimas coisas podeis fazer, porque vos preocupais com as restantes? Reparai nos lírios, como crescem! Não trabalham, nem fiam. Pois Eu digo-vos: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé! Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou de beber, nem andeis ansiosos, pois os homens do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai antes o Seu reino, e o resto ser-vos-á dado por acréscimo; Não temas, pequenino rebanho porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei os vossos bens e dai-os em esmola. Fazei para vós bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável nos Céus, do qual o ladrão não se aproxima e a traça não corrói. porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará, também, o vosso coração».

(Continua em, 12/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...