domingo, 8 de julho de 2012

1340 – 2 - A RELIGIÃO DE JESUS – XIV Domingo Comum – 8 de Julho de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
1340-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
8 de Julho – Domingo
XIV Domingo Comum – B
Mc 6, 1-6
Depois, partiu dali e foi para a Sua terra, acompanhado pelos discípulos. Chegado o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes enchiam-se de assombro e diziam: «De onde é que isto lhe vem e que sabedoria é esta que Lhe foi dada? Como se operam tão grandes milagres por Suas mãos? Não é Ele o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as Suas irmãs não estão aqui entre nós?» E ficaram perplexos a Seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e em sua casa». E não pôde ali fazer milagre algum. Apenas curou alguns  enfermos, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente.
1. – No reduzido ambiente e na sociedade fechada de um pequeno povoado da Galileia do século I, a família e a sinagoga eram (tinham que ser) as duas causas, através das quais, cada individuo que vinha a este mundo se associava, quer dizer, se integrava na sociedade judia do seu tempo. Ocorreu isto no caso de Jesus? Pelo que conta esta passagem, parece que não. Tanto a família como a sinagoga, são surpreendidas quando, depois de um tempo seguramente curto, se dão conta de que Jesus já não pensa, nem fala, nem vive como era de esperar de um vizinho da aldeia e um filho daquela família.
2. – O facto é que a conduta de Jesus se viu ali tão “desviada” que só merecia “desprezo”. E, por suposto, ninguém, nem sua família mais íntima, se fiou n’Ele. Isto é muito duro na vida duma pessoa. É o preço da liberdade. Sobretudo, a liberdade perante as pessoas a quem se sente vinculado afectivamente. A dolorosa estranheza de Jesus estava justificada.

3. – Os três sinópticos recordam este facto (Mt 13, 53-58; Lc 4, 16-30 e Mc 6, 1-6). Que importância tem este episódio? Se Jesus foi incompreendido onde melhor era conhecido, sem dúvida que Jesus foi visto como uma novidade que não se podia entender. E se além disso foi recusado, é porque foi visto como um sério perigo. Um perigo para aquela religião (a sinagoga) e para aquele modelo de sociedade (a família). Hoje o veríamos como uma novidade mais estranha. E como um perigo maior.

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Viso - mapa
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Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: – antoniofonseca1940@hotmail.com
Para contactos sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue: - http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 8-07-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

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