sábado, 7 de julho de 2012

Nº 1339-2 - IN MEMORIAN do Padre Mário Salgueirinho - 7 de Julho de 2012

Caros Amigos:
(Post para publicação em 7 de Julho de 2012 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

 

Do livro “Caminhos da Felicidade”

 

Estranho anúncio

 

Há pequenos gestos que nos impressionam e edificam. E quando são insólitos, maior é ainda o seu impacto.
Um casal espanhol chorava ainda a morte de um filho num acidente de estrada perto de Burgos. Um sacerdote que entretanto passava no local administrou o sacramento da Santa Unção ao ferido, que morreu em seguida, enquanto o padre seguiu o seu caminho.
Pois os pais desse malogrado moço vêm pedir por um anúncio ao padre anónimo que prestou esse serviço religioso, para contactar com eles, a fim de lhe agradecerem penhoradamente. E lá estava o endereço e o telefone.
Confesso que tenho lido muitos anúncios apelando a testemunhas de acidentes. Mas deste género não lera ainda nenhum. Acho encantadora esta atitude, nestes tempos de egoísmo inqualificável, em que as pessoas recebem benesses e ajudas de toda a ordem e esquecem friamente.
Normalmente as pessoas bem intencionadas não praticam o bem para receber qualquer expressão de agradecimento, como aquele padre que seguiu a sua rota.
Mas o gesto de procura daqueles pais é gratificante e exemplar, e revela o valor que aqueles progenitores cristãos dão à ajuda espiritual ao seu filho moribundo.
Outros seriam capazes de deixar correr o tempo e os acontecimentos, tratando de seguros e indemnizações, sem um esforço para encontrar um sacerdote prestável, que, sem que ninguém soubesse da sua presença, exerceu o seu ministério entre sangue e destroços, para ajudar a elevar a alma daquele jovem à presença do Senhor…

 

Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho

 

======================================
 
Do livro “Dar é receber”

 

O BEIJO DA MÂE

 

O primeiro domingo de Maio é atualmente o Dia da Mãe, – um dia dedicado a essas mulheres heroínas, entre as quais está a nossa própria mãe.
Há muitas coisas belas com mensagens ternas e construtivas relacionadas com a Mãe, como esta que vou narrar.
Numa escola primária um aluno mantinha a mão esquerda sempre fechada. Sempre que era interrogado pela professora, respondia com essa mão cerrada. Escrevia com a direita e a esquerda fechada.
Certo dia, a professora, para satisfazer a sua curiosidade e a dos outros alunos, perguntou ao pequeno: – Porque tens a mão esquerda sempre fechada?
O aluno ficou silencioso. Não queria responder.
A professora insistiu dizendo: – Ainda não compreendemos esse teu gesto. Explica-nos.
O menino, perante a insistência da professora, respondeu: – Todos os dias, antes de partir para a escola, a minha mãe dá-me um beijo na palma da mão esquerda. Fecha-me a mão e diz-me a sorrir: Meu filho, guarda bem na tua mão fechada o beijo da tua mãe! Por isso é que tenho a mão esquerda fechada, porque está lá dentro o beijo de minha mãe!
O beijo de uma mãe – simbolizando esse amor insuperável, ´é a maior riqueza que ela nos oferece. É ele que vai acompanhar-nos através da vida, não fechado na mão, mas sim no coração de cada filho, iluminando o seu caminho.
O Dia da Mãe será um dia de reconhecimento muito grato do sacrifício, tantas vezes heroico, de todas as mães, da nossa própria mãe.

 

Porto, Dezembro/2003
 
Mário Salgueirinho
=========
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
7-Julho-2012 - 10,15 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...