sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A queda de um meteorito na Rússia - 5 de Fevereiro de 2013

 

Ir para página inicial do MSN

notícias

Asteroide passará de raspão pela Terra

Notícia anterior

Asteroide passará de raspão pela Terra

Asteroide passará de raspão pela Terra

Próxima notícia

Asteroide passará de raspão pela Terra

EFE Multimedia (© Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)

Atualizado: 15/02/2013 10:18 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Queda de meteorito na Rússia é a mais destrutiva dos últimos anos


  •  
  •  

Redação Internacional, 15 fev. (EFE).- A queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk na Rússia, nas proximidades dos Montes Urais, deixando quase 500 feridos, é o acidente de maiores consequências originado por um corpo celeste na Terra nos últimos anos.

Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades. O corpo celeste caiu por volta das 9h20 hora local (1h20 horário de Brasília), a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, capital do distrito de mesmo nome.

A queda aconteceu no mesmo dia em que está prevista a passagem do asteroide 2012 DA14, com entre 45 e 95 metros de diâmetro, a 27.860 quilômetros da Terra, a maior aproximação já registada de um objeto cósmico com o nosso planeta.

Um meteorito também foi o responsável pela gigantesca explosão que devastou 2.200 quilômetros e arrasou mais de 80 mil árvores na manhã do dia 30 de junho de 1908 na região do rio Tunguska na Sibéria.

A explosão do chamado 'evento de Tunguska' foi 300 vezes maior que a da bomba nuclear de Hiroshima, não criou uma cratera na terra e suscitou todo tipo de teorias exóticas, inclusive a de que a explosão foi causada por uma nave extraterrestre.

Segundo os cientistas, a queda de um meteorito de 10 km de diâmetro sobre a península de Iucatã, no México, foi a responsável pelo fim da era dos dinossauros há 65,5 milhões de anos e afetou quase 70% das espécies do planeta.

A maior cratera originada pelo impacto de um meteorito na Terra foi descoberta em 2006 na região oriental da Antártida e tem 480 quilômetros de diâmetro. Está a uma profundidade de quase dois quilômetros sob a camada de gelo e calcula-se que a queda aconteceu há 250 milhões de anos.

Os episódios em que fragmentos de um meteorito atingiram à Terra são muitos, mas são poucas as ocasiões das quais existem evidências concretas de que tenham causado danos.

Em setembro de 1999 um pequeno meteorito caiu sobre uma casa na cidade de Kobe (Japão) e perfurou o telhado, sem deixar nenhum ferido. A rocha se fragmentou em duas partes ao se chocar com a casa, sendo que a maior media cinco centímetros e pesava 60 gramas.

Em março de 2003 uma chuva de meteoritos, com entre um e dez centímetros de diâmetro, caiu sobre os estados de Illinois, Indiana, Ohio e Wisconsin, no meio oeste dos Estados Unidos. Não foram registadas ocorrências de feridos, apesar dos objetos terem atravessado os telhados de duas casas.

Em relação aos asteroides, são vários os 'potencialmente perigosos' que passaram próximos da Terra nos últimos anos, mas nenhum chegou tão perto quanto o 2012 DA14.

Em março de 2009, o DD45 - com cerca de 30 metros de diâmetro - passou a 70 mil quilômetros da superfície terrestre, sobre o Oceano Pacífico nas proximidades do Taiti.

Em outubro do mesmo ano, um asteroide com entre cinco e dez metros de diâmetro explodiu na atmosfera sobre a Indonésia com uma potência de 50 quilotons, três vezes mais que a bomba de Hiroshima.

Em outubro de 2008, um pequeno asteroide de cinco metros de diâmetro colidiu com a atmosfera terrestre sobre o Sudão, sendo o primeiro a ser acompanhado pelos cientistas antes de atingir a Terra. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...