segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nº 1565-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - NÚMEROS (31) - 18 de Fevereiro de 2013

2013

Sinai-peninsula-map_thumb_thumb_thum[2]

Mapa da Península do Sinai

Nº 1565

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1080 páginas… sejamos optimistas.

NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.

Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Nº 1565 - 2ª Página

18 de Fevereiro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

N Ú M E R O S

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Mapa com a distribuição das 12 tribos de Israel

VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO

31  -  DERROTA DOS MADIANITAS O SENHOR DISSE A MOISÉS: «EXERCE A VINGANÇA DOS FILHOS DE ISRAEL SOBRE OS MADIANITAS; DEPOIS DISSO IRÁS REUNIR-TE AOS TEUS PAIS». e MOISÉS FALOU ASSIM, AO POVO: «ARMEM-SE PARA A GUERRA ALGUNS HOMENS DENTRE VÓS; ELES MARCHARÃO SOBRE MADIAN PARA EXECUTAREM SOBRE O CASTIGO DO SENHOR. DESIGNAREIS PARA ESTA EXPEDIÇÃO MIL POR TRIBO, MIL PARA CADA UMA DAS TRIBOS DE ISRAEL». Reuniram-se então, dentre as famílias de Israel, mil homens por tribo, num total der doze mil homens equipados para o combate. Moisés enviou-os para o campo de batalha, mil por cada tribo; e com eles, a fim de dirigir a expedição, Fineias, filho do sacerdote Eleazar, com os objetos sagrados e trombetas retumbantes; deram batalha a Madian, como o Senhor tinha ordenado a Moisés, e mataram todos os varões. Mataram também os reis de Madian: Évi, Réquem, Sur, Hur, e Reba, todos os cinco reis de Madian e ainda Balaão, filho de Beor, que passaram ao fio de espada. Os israelitas aprisionaram as mulheres de Madian com os seus filhos; apoderaram-se de todos os seus gados, seus rebanhos e seus bens. Incendiaram todas as cidades que eles habitavam e todas as  suas aldeias. Então, juntaram todo o espólio e todos os despojos, homens e animais, e apresentaram-nos a Moisés, ao sacerdote Eleazar e à assembleia dos filhos de Israel no acampamento que se encontrava nas planícies de Moab, perto do Jordão, defronte de Jericó. Moisés, o sacerdote Eleazar e todos os chefes da assembleia, saíram ao seu encontro, fora do acampamento. Moisés encolerizou-se contra os oficiais  do exército, os chefes de milhares e os chefes de centenas  que regressavam da batalha e disse-lhes: «Porque deixaste com vida todas essas mulheres? Foram elas que, instigadas opor Balaão, arrastaram os filhos de Israel a trair o Senhor com Baal-Fegor, o qual foi a causa do flagelo que alastrou na assembleia do Senhor. Ide! Matai, agora todos os rapazes e toda a mulher, que coabitou com um homem. Mas deixai viver aquelas que, ainda crianças, não coabitaram com homem algum. E vós ficais sete dias fora do acampamento. Todos os que tiverem matado alguma pessoa ou tocado algum cadáver, purificar-se-ão no terceiro e sétimo dia, assim como os seus prisioneiros. Purificai também todo o vestuário, todo o utensílio de pele, todo o objecto feito de pele de cabra e toda a vasilha de madeira». O sacerdote Eleazar disse aos homens da milícia que tinham tomado parte no combate: «Eis o preceito da lei que o Senhor deu a Moisés: o oiro, a prata, o cobre, o ferro, o estanho e o chumbo, tudo o que pode ir ao fogo, será passado pelo fogo e ficará puro; contudo depois será purificado pela água lustral; e tudo o que não pode ir ao fogo será passado pela água. Lavareis as vossas vestes no sétimo dia e ficareis puros; depois podereis entrar no acampamento».

Divisão das presas – O Senhor disse a Moisés: «Faz juntamente com o sacerdote Eleazar e os principais membros da assembleia, o inventário de tudo o que foi tomado em pessoas e animais. Repartirás as presas entre os guerreiros que tomaram parte na expedição e o resto da assembleia. depois, tirarás, como tributo para o Senhor, da parte dos homens de guerra que tomarem parte na expedição, uma cabeça por cada quinhentos homens, bois, jumentos e gado miúdo. Tomá-los-às da sua metade e entregá-los-ás ao sacerdote Eleazar, como oferta ao Senhor. Quando à metade relativa aos filhos de Israel, separarás um, por cada cinquenta, tirado à sorte sobre as pessoas, bois, jumentos, gado miúdo e todos os animais; dá-los-ás aos levitas, que velam pela guarda da habitação do Senhor». Moisés e o sacerdote Eleazar, fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés. Ora, o conjunto das presas apreendidas pelos homens de guerra constava do seguinte: gado miúdo, seiscentas e setenta e cinco mil peças; gado bovino, setenta e dias mil; jumentos, sessenta  um mil. Quanto aos seres humanos, o número de mulheres que não tinham coabitado com homem era de trinta e duas mil; A metade dada aos homens da expedição foi: em gado miúdo, trezentos trinta e sete mil e quinhentas cabeças; a quota-parte reservada ao Senhor, sobre este gado, foi de seiscentas e setenta  e cinco cabeças; em gado bovino, trinta e seis mil cabeças; quota-parte para o Senhor, setenta e duas; jumentos, trinta mil e quinhentos; quota-parte para o Senhor, sessenta e um; seres humanos, dezassete mil; quota parte para o Senhor, trinta e duas pessoas. Moisés entregou ao sacerdote Eleazar este tributo levantado para o Senhor, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Restava a metade destinada aos filhos de Israel que Moisés havia separado dos guerreiros. Esta parte destinada à assembleia, foi: em gado miúdo, trezentas e trinta e sete mil quinhentas cabeças; em gado bovino, trinta e seis mil bois, jumentos, trinta mil e quinhentos; seres humanos, dezasseis mil. Sobre esta metade, que coube aos filhos de Israel, Moisés, tomou, indistintamente um de cada cinquenta, pessoas e animais; deu-os aos levitas, guardas do tabernáculo do Senhor, assim como o Senhor lhe tinha ordenado.

Ofertas ao Senhor – Os oficiais dos diversos corpos de milícia, os chefes de milhares e de centenas, aproximaram-se de Moisés e disseram-lhe: «Os teus servos contaram os homens de guerra que estavam sob as suas ordens e não falta nem um sequer. Trazemos, pois, como homenagem  ao Senhor, as joias de oiro que cada um de nós encontrou; cadeias, braceletes, anéis, brincos e colares, para que se faça expiação por nós diante do Senhor». Moisés e o sacerdote Eleazar receberam das duas mãos esse oiro, toda a sorte de objetos trabalhados. Todo o oiro oferecido em homenagem ao Senhor, pelos chefes de milhares e de centenas, elevava-se a dezasseis mil e setecentos e cinquentas siclos. Quanto aos simples milicianos, esses haviam saqueado cada um para si. Moisés e o sacerdote Eleazar, tendo recebido o oiro das mãos dos chefes de milhares e de centenas, levaram-no para a tenda da reunião para que servisse de memorial dos filhos de Israel diante do Senhor.

 

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830[1]

Mapa em que figura o antigo território (KINGDOM DE) de Moab (atual Jordânia)

VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO

Textos do LivroNÚMEROSdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

18 de FEVEREIRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

000000000000000000000000000000

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...