1560-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
13 de Fevereiro de 2013
QUARTA FEIRA DE CINZAS
Mt 6, 1-6. 16-18
«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles. De contrário, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem, louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa».
Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, premiar-te-á. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar, de pé, nas sinagogas, e nos cantos das fruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pios Ele que vê o oculto, recompensar-te-á».
«E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas que desfiguram o rosto para que os outros vejam que jejuam. Nem verdade vos digo que esses já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas de teu Pai que está presente no culto; e teu Pai , que vê no oculto, recompensar-te-á».
1 – Nos cânones do Concílio de Niceia (325), faz-se menção oficialmente da Quaresma. Mas era uma prática que vinha já de antes, talvez do século III, do tempo em que a cultura helenista havia já marcado o pensamento e não poucos costumes da vida cristã, como ficou patente na história da teologia e nas origens do monacato. Assim entrou na vida da Igreja um elemento, já não “estranho”, mas literalmente “oposto” ao Evangelho. Jesus quis a felicidade do ser humano, enquanto que os deuses gregos, sofriam com a felicidade humana. Homero, na Ilíada (Cant. 25) afirma que «a vida do Homem tem que ser de dor» (E. R. Dodds). Os deuses gregos representam a oposição ao Deus de Jesus. Muitos cristãos vivem em confusão com este assunto.
2 – A liturgia recorda hoje os critérios de Jesus sobre três práticas religiosas importantes: esmola, oração e jejum (generosidade com os outros, relação com Deus e domínio de si mesmo).
3 - Estas práticas podem ser deformadas por diversos motivos. Um muito frequente é a ostentação. O critério de Jesus é claro e forte; Deus está no que se esconde. E não vê nada mais que o que se faz no escondido (enkrypto). Os seguidores de Jesus acreditam num Deus críptico, escondido, oculto no acontecer duma vida. Por isso a vida cristã tem que proceder de forma críptica. É o diametralmente oposto à ostentação e o boato das cerimónias da Igreja e da vaidade de não poucas pessoas religiosas.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 13-2-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
Etiquetas Technorati: SANTOS DE CADA DIA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.