sexta-feira, 3 de abril de 2009

INDULGÊNCIA PLENÁRIA - Tríduo Pascal

El Santo Triduo Pascal e a Indulgência Plenária
Durante a Semana Santa podemos ganhar para nós ou para os defuntos o dom da Indulgência Plenária
Durante a Semana Santa podemos ganhar para nós ou para os defuntos o dom da Indulgência Plenária se realizarmos algumas das seguintes obras estabelecidas pela Santa Sé.
Obras que gozam do dom da Indulgência Plenária na Semana Santa: Quinta-feira Santa
1. Se durante a solene reserva do Santíssimo Sacramento, que segue à Missa da Ceia do Senhor, recitarmos ou cantarmos o hino eucarístico do "Tantum Ergo" ("Adorad Postrados"). 2. Se visitarmos pelo espaço de meia hora o Santíssimo Sacramento reservado no Sacrário para o adorar.
Sexta-feira Santa
1. Se em Sexta-feira Santa assistirmos piedosamente à Adoração da Cruz na solene celebração da Paixão do Senhor.
Sábado Santo 1. Se rezarmos juntos o Santo Rosário. Vigilia Pascal
1. Se assistirmos à celebração da Vigília Pascal (Sábado Santo pela noite) e nela renovarmos as promessas de nosso Santo Baptismo.
Condições:
Para ganhar a Indulgência Plenária além de haver realizado a obra enriquecida se requer o cumprimento das seguintes condições: a). Exclusão de todo o afecto a qualquier pecado, incluso venial. b). Confissão sacramental, Comunhão eucarística e Oração pelas intenções do Sumo Pontífice. Estas três condições podem cumprir-se uns dias antes ou depois da execução da obra enriquecida com a Indulgência Plenária; mas convém que a comunhão e a oração pelas intenções do Sumo Pontífice se realizem no mesmo dia em que se cumpre a obra. É oportuno assinalar que com uma só confissão sacramental podem ganharse várias indulgências. Convém, não obstante, que se receba frequentemente a graça do sacramento da Penitência, para honrar na conversão e na pureza de coração. Em troca, com uma só comunhão eucarística e uma só oração pelas intenções do Santo Padre só se ganha uma Indulgência Plenária. A condição de orar pelas intenções do Sumo Pontífice se cumpre se se reza a sua intenção um só Pai Nossoo e Avé Maria; mas se concede a cada fiel cristão a faculdade de rezar qualquer outra fórmula, segundo sua piedade e devoção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...