sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA SANTA

Sexta-Feira Santa
Dia em que crucificaram a Cristo no Calvário . Como rezar a Via Sacra . A Virgem da Soledade
Viernes Santo
Viernes Santo
Neste dia recordamos quando Jesus morre na cruz para nos salvar do pecado e dar-nos a vida eterna. O sacerdote lê a paixão de Cristo na litúrgia da Adoração da cruz. Nesse dia não se celebra a Santa Missa.
Nas igrejas, as imagens cobrem-se com uma tela roxa igual que o crucifixo e o sacrário está aberto em sinal de que Jesus não está. A cor roxa na litúrgia da Igreja significa luto. Veste-se de negro a imagem da Virgem em sinal de luto pela morte de seu Filho.
Podemos recordar lendo o Evangelho de San João, capítulo 18, versículos 1-19, 42. ¿Como podemos viver este día? Este dia manda a Igreja guardar o jejum e a abstinência. é costiume rezar a Via Sacra e meditar nas Sete Palavras de Jesus na cruz. Participa-se na Litúrgia de Adoração da Cruz com muito amor, respeito e devoção. Trata-se de acompanhar a Jesús em seu sofrimento. Às três da tarde, recordamos a crucifixão de Jesus rezando o Credo. ¿Como se reza uma Via Sacra? Este costume vem desde finais do século V, quando os cristãos em Jerusalém, se reuniam pela manhã de Sexta-feira Santa a venerar a cruz de Jesus. Voltavam a reunir-se ao começar a tarde para escutar a leitura da Paixão.
A Via Sacra é uma maneira de recordar a paixão de Jesus e de reviver con Ele e acompanhá-lo nos sofrimentos que teve no caminho do Calvário.
Divide-se em catorze estações que narram, passo a passo, a Paixão de Cristo desde que é condenado à morte até que é colocado no sepulcro.
A Via Sacra reza-se caminhando em procissão, como simbolismo do caminho que teve que percorrer Jesus até ao Monte Calvário. Até adiante, algum dos participantes leva uma cruz grande e é ele que preside à procissão. Fazem-se paragens ao longo do caminho para reflectir em cada uma das estações, mediante alguma leitura específica. Se se desejar, depois de escutar com atenção a estação que se medita e no final de cada uma, pode-se rezar um Pai Nosso, enquanto se caminha até à seguinte estação. O que leva a cruz, pode passá-la a outra pessoa.
Via Sacra para jovens 1.- Jesus é condenado a morte Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Meu bom Jesus, condenaram-te à morte. ¿Estás triste? ¿ Estás assustado? Em teu lugar eu me sentiria assim. Eu quero ficar junto de ti para que não te sintas só. Ajuda-me, Jesus, a ter forças para ficar junto de ti. 2.- Jesus carrega com a cruz Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Meu Jesus, te caregaram com a cruz. Vejo-a muto grande e seguramente te pesa muito. Eu quero ajudar-te. Deus meu, ajuda-me a portar-me muito bem e assim ajudar a Jesus, teu Filho, para que a cruz lhe pese um pouco menos esta Sexta-feira Santa. 3.- Jesus cai pela primeira vez Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Te magoaste, meu bom Jesus, mas voltas a levantar-se. Sabes que deves seguir adiante. Eu quero seguir contigo. Deus meu, dá-me forças para levantar-me quando cair e assim seguir adiante, como o fez Jesus. 4.- Jesus encontra a María. Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Maria, vês passar teu Filo e te magoa muito vê-lo assim. Te magoa mais que a todos nós. Mas tu confias em Deus e Ele te faz forte e mantém viva tua esperança na ressurreição. Maria, deixa-me estar contigo acompanhando-te e ajuda-me a parecer-me cada dia mais contigo. 5.- Jesus é ajudado pelo Cireneu Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. O Cireneu te ajuda a carregar a cruz. Eu também quero ajudar-te cada vez que te veja cansado. Deus meu, ajuda-me a ser generoso e serviçal. Em minha casa, na escola e em todo o lugar para assim me parecer com o Cireneu e ajudar a teu Filho a carregar a cruz. 6.- A Verónica enxuga o rosto de Jesus Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Uma mulher aproximou-se de ti, meu bom Jesus e te limpou a face. Tu a olhas com muito amor. Assim queres que tratemos a nossos semelhantes. Deus meu, assim como a Verónica se acercou de teu Filho, eu também quero fazê-lo com meus irmãos. 7.- Jesus cai pela segunda vez Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo.
Outra vez caíste, meu bom Jesus. É que o caminho é muito longo e difícil. Mas novamente tu te levantaste. Tú sabes que é necessário levantar-se e seguir adiante até ao final. Jesus, ajuda-me a levantar-me como tu, para poder seguir adiante no meu caminho até ti. 8.- Jesus consola as santas mulheres Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Há umas mulheres no caminho do calvário e tu detiveste-te a saudá-las. É tão grande teu coração que as consolas, em lugar de receber consolação. Queres dar-lhes a esperança da Ressurreição. Deus meu, ajuda-me a ter o coração tão grande como o de teu Filho Jesus, para ajudar sempre a meus irmãos. 9.- Jesus cai pela terceira vez Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Uma vez mais, meu bom Jesus, uma vez mais caíste. E uma vez mais te levantaste. Tú sabes que é necessário chegar até ao final para assim poder salvar-nos do pecado. Graças, meu bom Jesus, porque te levantaste e assim me salvaste. Ajuda-me a mim a levantar-me cada vez que me caía.
10.- Jesus é despojado de suas vestes Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Meu bom Jesus. Te tiram a única túnica que tens e os soldados a jogam aos dados. Vais morrer pobre, como também nasceste pobre. Mas tú nos disseste uma vez que teu Reino não é deste mundo, e são as portas do céu as que queres abrir para nós. Graças, meu bom Jesus, graças por quererdes salvar-me. 11.- Jesus é cravado na cruz Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Chegaste à parte alta do monte, meu bom Jesus. E te cravaram na cruz como se fosses o pior dos ladrões. Mas tu sabes perdoar a quem o fez. E também nos perdoas as nossas faltas. Jesus meu, também me perdoas. Eu te quero muito e não gosto de te ver assim. 12.- Jesus morre na cruz Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo.
Meu bom Jesus, vieste ao mundo para nos salvar e agora o conseguiste. Com tua morte na cruz, com tua obediência a teu Pai nos abriste as portas do céu. Graças, meu bom Jesus, graças. Agora ajuda-me para que eu ganhe o Céu. 13.- Jesus é baixado da cruz Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Maria, tua Mãe, te detém entre seus braços. Está muito triste, mas segue confiando em Deus. Ela sabe que este não é o final. Maria, tú te converteste na minha Mãe desde a cruz. Jesus nos quis fazer essa oferta. Ajuda-me a estar muito perto de ti e de teu Filho toda minha vida. 14.- Jesus é colocado no sepulcro Te louvamos Oh Cristo e te bendizemos. Que por tua Santa Cruz redimiste o mundo. Agora tudo está terminado. Toda a gente volta a sua casa. Mas nós nos resta a esperança da ressurreição. Sabemos que tú viverás sempre. No Céu, no Sacrário e também em nosso coração. Ajuda-me, meu bom Jesus, ajuda-me a ressuscitar contigo cada dia, e a viver com a alegría da ressurreição.
Vía Sacra para crianças
Primeira estação: Jesus é condenado a morte Jesus meu, teu silêncio me ensina a levar as contradições com paciência. Pai nosso. Segunda estação: Jesus vai carrregado com a Cruz Esta Cruz, ¡Jesus meu! Deveria ser minha; meus pecados te crucificaram. Pai nosso. Terceira estação: Jesus cai pela primeira vez debaixo da Cruz ¡Jesus meu! Por esta primeira queda, não me deixes cair em pecado mortal. Pai nosso. Quarta estação: Jesus encontra a sua Mãe Que nenhum afecto humano, ¡Jesus meu!, me impeça de seguir o caminho da cruz. Pai nosso. Quinta estação: Simão, o cirineu, ajuda a Jesus a levar a cruz Jesus, amigo meu, que eu aceite com resignação qualquer prova que seja tua Vontade enviar-me. Pai nosso. Sexta estação: A Verónica enxuga o rosto de Jesus Imprime, Jesus, teu sagrado rosto sobre meu coração e concéde-me que nunca o suje o pecado. Pai nosso. Sétima estação: Jesus cai por segunda vez Jesus meu, deixa-me ajudar-te a levantar, e quando eu cair, me ajudes tú. Pai nosso. Oitava estação: Jesus consola as santas mulheres Meu maior consolo, ¡Jesus meu!, seria ouvir te dizer: muitos pecados te são perdoados, porque amaste muito. Pai nosso. Nona estação: Jesus cai pela terceira vez Jesus, quando me sinta cansado no caminho da vida, sejas Tú meu apoio e minha perseverância nos trabalhos. Pai nosso. Décima estação: Jesus é despojado de suas vestes Despoja-me, Jesus, do afecto das coisas terrenas e reveste-me da túnica do arrependimento e penitência. Pai nosso. Décima primeira estação: Jesus é cravado na cruz Ensina-me, amado Jesus meu, a perdoar as injúrias e esquecê-las. Pai nosso. Décima segunda estação: Jesus morre na cruz Já estás em agonia, Jesus meu, mas teu Sagrado Coração bate de amor pelos pobres pecadores. Faz que te ame. Pai nosso. Décima terceira estação: Jesus é baixado da cruz Tua cruz ficou vazia e nós, tristes. Ajuda-nos a saber esperar a alegria da ressurreição. Pai nosso. Décima quarta estação: Jesus é colocado no sepulcro Quando eu, Jesus, te receba em meu coração na Sagrada Eucaristía, faz que encontres digna morada, para Ti. Pai nosso.
Esta devoção consiste en reflectir nas últimas sete frases que pronunciou Jesus na cruz, antes de sua morte. Primeira Palavra "Pai: Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (S. Lucas 23, 24)
Segunda Palavra "Eu te asseguro: Hoje estarás comigo no paraíso". (S. Lucas 23,43) Terceira Palavra "Mulher, aí tens a teu filho. Aí tens a tua Mãe". (San Juan 19, 26-27) Quarta Palavra "Deus meu, Deus meu, ¿porque me abandonaste?" (Sa. Marcos 15, 34) Quinta Palavra "¡Tenho sede!" (S. João 19, 28) Sexta Palavra "Tudo está consumado". (S. João 19, 30) Sétima Palavra "Pai, en tuas mãos encomendo meu espírito". (S. Lucas 23, 46) Sob o título da Virgem da Soledade, se venera a Maria em muitos lugares e se celebra em Sexta-feira Santa. Em Sexta-feira Santa se acompanha a Maria na experiência de receber nos braços a seu Filho morto com um sentido de condolência. Se diz que se lhe vai a dar os pêsames à Virgem, cuja imagem se veste de negro nesse dia, como sinal de luto. É Ela quem com a sua companhia, sua fortaleza e sua fé nos dá força nos momentos de dor, nos sofrimentos diários e peçamos-lhe a graça de sofrer unidos a Jesus Cristo, em nosso coração, para assim unir os sacrifícios de nossa vida aos dela e compreendamos que na dor, somos mais parecidos a Cristo e capazes de amá-lo com maior intensidade. Pode-se cantar à Virgem o seguinte canção:
Levar flores à Virgem para a consolar. Fazer oração em família, em voz alta frente à Virgem para consolá-la Rezar As sete dores em honra da Mãe Dolorosa recolhido de http://es-catholic.net António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...