domingo, 19 de abril de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO

Do livro "Um ano com São Paulo" da Editorial Missões - Cucujães, escrito pelo Pde. Januário dos Santos, com os textos bíblicos retirados da BÍBLIA SAGRADA, (tradução dos Monges de Maredsous) e publicado em Junho de 2008, passo a transcrever (com a devida vénia) alguns dos textos dos Actos dos Apóstolos e das Epístolas de S. Paulo, - ali inseridos - a partir de hoje:
Dias 1, 2 e 3 de Janeiro
Paulo traça o seu retrato (Act. 22,1-5)
Preso no templo e levado para a fortaleza, Paulo pede autorização ao comandante da coorte para falar e dirige-se à multidão, que reclama a sua morte, com este discurso em aramaico:
1 "Irmãos e pais, ouvi o que vos tenho a dizer em minha defesa." 2 Quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, escutaram-no com a maior atenção. 3 Continuou ele: "Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje. 4 Eu persegui de morte esta doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres. 5 O sumo-sacerdote e todo o conselho dos anciãos são-me testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, para que fossem castigados.
Frase para recordar: Eu persegui de morte esta doutrina
A Conversão (Act. 22, 6-16)
O próprio Paulo conta como se deu o seu encontro com Jesus:
6 "Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente, cercou-me uma forte luz do céu. 7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? 8 Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz disse-me: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues. 9 Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava. 10 Então eu disse: Senhor, que devo fazer? E o Senhor respondeu-me: Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer. 11 Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco. 12 Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade, 13 veio ter comigo e disse-me: Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude vê-lo. 14 Continuou ele: O Deus de nossos pais predestinou-te para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca, 15 pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido. 16 E agora, por que tardas? Levanta-te, recebe o baptismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome.
Frase para recordar: Quem és tu, Senhor?
Enviado por Jesus (Act. 22,17-21)
Jesus confere a Paulo a missão de pregar o Evangelho.
17 Voltei para Jerusalém e, orando no templo, fui arrebatado em êxtase. 18 E vi Jesus que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho a meu respeito. 19 Eu repliquei: Senhor, eles sabem que eu encarcerava e açoitava com varas nas sinagogas os que crêem em ti. 20 E quando se derramou o sangue de Estevão, tua testemunha, eu estava presente, consentia nisso e guardava os mantos dos que o matavam. 21 Mas ele respondeu-me: Vai, porque eu te enviarei para longe, às nações."
Frase para recordar: Vai porque eu te enviarei para longe, às nações
Recolha e transcrição do livro UM ANO COM SÃO PAULO Pde Januário dos Santos Ed. Editorial Missões Cucujães-2008 António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...