sexta-feira, 24 de abril de 2009

MARCOS, Santo (e outros)-25-ABRIL

Marcos, Santo
Evangelista, Abril 25
Marcos, Santo
Marcos, Santo

Evangelista

Patrono dos advogados, notários, artistas de vitrais, cativos, de Egipto, Veneza, contra a impenitência e as picadas de insectos. S. Marcos é judeu de Jerusalém, acompanhou a S. Paulo e a Barnabé, seu primo, a Antioquia na primeira viagem missionária destes (Actos 12, 25); também acompanhou Paulo a Roma. Separou-se deles em Perga e regressou a sua casa. (Actos 13,13). Não sabemos as razões dessa separação mas sabemos que houve uma separação posterior entre S. Paulo e Barnabé, quando S. Paulo recusou aceitar a S. Marcos. Barnabé se enjoou tanto que rompeu sua associação missionária com S. Paulo e foi para Chipre com Marcos (Actos 15,36-39). Anos mais tarde S. Paulo e S. Marcos voltaram a unir-se na viagem missionária. Foi discípulo de S. Pedro e intérprete do mesmo em seu Evangelho, o segundo Evangelho canónico (o primeiro a escrever-se). S. Marcos escreveu em grego com palavras simples e fortes. Por sua terminología se entende que sua audiência era cristã. Seu Evangelho contém história e teología. Se debate a data em que o escreveu, que talvez tenha sido na década 60-70 AD. Junto com Pedro foi a Roma. S. Pedro por sua parte se refería a S. Marcos como "meu filho" (1P 5,13).Às vezes o Novo Testamento o chama João Marcos (Actos 12,12).Evangelizou e estabeleceu a Igreja em Alexandria, fundando ali sua famosa escola cristã. Morreu mártir aprox. em 25 de Abril de 68 AD em Alexandria e suas reliquias estão na famosa catedral de VenezaSeu símbolo é o leão alado.
Aniano, Santo
Bispo de Alexandría, Abril 25
Aniano, Santo
Aniano, Sant

Bispo de Alexandría

Etimologicamente significa “consagrado à deusa Anna Perenna, deusa da lua ou do ano”. Também os sapateiros vão ao céu. Pertenceu ao primeiro século da vida cristã. Juramentava a cada instante, sobretudo quando as coisas não iam muito bem no seu trabalho ou se encontrava com gente que não lhe caía bem ou lhe havia feito ou dito algo que não gostasse.
Não jurava por Júpiter, Hércules ou os demais deuses pagãos, senão pelo grande Deus do céu. Contam que s. Marcos evangelista o escutou uma vez. Foi a sua sapataria para arranjar os sapatos. E enquanto os arranjava, espetou a agulha no dedo.
E como era habitual, já que era un home malfadado, começou a blasfemar.
Marcos, emvez de o deixar e sair fugindo, acercou-se dele, curou o dedo ferido e o tranquilizou.
Este foi o começo para que s. Marcos começa-se a falar do Deus único e verdadeiro com seu amigo. Deu-lhe a primeira e longa lição de tudo quanto havia feito o Senhor Jesus Cristo com o homem. Este foi simplesmente a origem de sua conversão ao cristianismo. Después siguió las lecciones y sobre todo, vivía todo cuanto le dijo el apóstol. A tan alto grado llegó su seguimiento de Cristo que, al verlo tan bueno y tan entregado al apostolado que había aprendido del evangelista, lo nombraron obispo de Alejandría. Ya Marcos lo había nombrado su vicario cuando se encontraba fuera. Al morir san Marcos, fue él quien ocupó la sede episcopal de Alejandría durante 18 años y siete meses. Otras fuentes hablan de él como un señor noble al que san Marcos nombró obispo. San Epifanio nombra en sus libros que una iglesia de Alejandría se levantó en su honor. ¡Felicidades quien lleve este nombre!
Herminio de Lobbes, Santo
Abade e Bispo, Abril 25
Herminio de Lobbes, Santo
Herminio de Lobbes, Santo

Abade e Bispo

Etimológicamente significa “soldado”. Vem da língua alemã.Uma humilde oração de abandono também permanece sempre muito simples sem pretender nada. Em qualquer idade, ¿quem não se surpreende a sí mesmo dizendo: escuta, escuta minha oração de criança? E seguem os combates quotidianos. Luta e contemplação se unem.Este jovem nasceu en Laon, França, a finais do século VII.Seus pais eram ferventes cristiãos. O educaram no zelo apostólico e, quando teve a idade requerida, foi para o mosteiro de Lobbes. Estudió profundamente la Sagrada Escritura simultáneamente con las ciencias profanas. Se distinguió por su amor a la pureza de costumbres. El obispo, viendo sus buenas cualidades, lo ordenó de sacerdote. Con el tiempo, llegó a ser abad del monasterio durante muchos años, destacando entre sus hermanos los monjes, como un verdadero santo. Toda su actividad la desplegaba haciendo el bien a los necesitados, los preferidos del Evangelio. Convirtió el monasterio en una auténtica casa de acogida y de hospitalidad. Dios le concedió el don de la profecía. De esta forma, anunció la victoria de Carlos Martel en la batalla del 21 de marzo del año 717; la dominación de Pipino el Breve sobre los franceses; la muerte de Radbode, jefe de los frisones y otras tantas. Viendo que llegaba el día de su muerte, la recibió con dulzura y amabilidad. Como si fuera su hermana. Esto ocurría en el año 737. ¡Felicidades a quien lleve este nombre!

Juan (Giovanni) Piamarta, Beato
Fundador, Abril 25
Juan (Giovanni) Piamarta, Beato
Juan (Giovanni) Piamarta, Beato

Fundador do Instituto Artigianelli e da Congregação da Sagrada Familia de Nazaret

Em 12 de Outubro de 1997 , S.S. João Paulo II, depois de uma rigorosa investigação e um minucioso processo canónico, adjudicou a Giovanni Piamarta a honra dos altares nomeando-o beato. O Beato Giovanni Battista Piamarta, nascido em Brescia em 1841 duma familia pobre artesã, se sentirá impulsionado a abraçar a causa dos órfãos e dos jóvens não só pela indigência infantil, senão também pela filantropía evangélica e pelo espírito de León XIII, o Papa dos operários e da "Rerum Novarum" (1891).
Debía poseer una excepcional sutileza selectiva, aquel Don Pancracio Pezzana, párroco de Vallio, que apreció los requisitos vocacionales de aquel muchacho, que emprendería la cartea eclesiástica sin ningún propósito calculador, sino con la única pasión de hallar la felicidad en el servicio gratuito a los últimos. El nunca querría elevarse al rol de protagonista en la compleja realidad eclesiástica bresciana. La Divina Providencia lo había esignado "manager" de la caridad y de la sociabilidad, tras de los turineses Don Bosco y Murialdo y del bresciano Pavoni, de quien, bajo cierto aspecto, recogerá la herencia. Los hombres lo hubiesen querido como un artesano perfecto, ojalá peluquero como lo fuera el padre, o colchonero refinado al estilo de Zanolini. Otras voces evangélicas, otras instancias desde lo alto y desde abajo lo llamaron a su auténtica vocación humanitaria. Puesto a prueba por la indigencia familiar y por la muerte prematura de la extraordinaria madre, se templó sin lloriqueos en el brioso ambiente del Oratorio bresciano, donde un innato anticonformismo y una espontánea religiosidad fueron canalizados por el camino de una sólida formación católica. A imagen y semejanza de Don Bosco, él se inserta en el contexto de su tiempo y percibe las exigencias de la clase obrera y campesina en el período final del siglo XIX. En el andar de este hombre, falto de títulos académicos, pero doctorado en amor, hallamos un ejército de personas, de las cuales no podemos prescindir: Mons. Bonomelli, obispo de Cremona, había sido su profesor de teología y lo había ayudado a romper el pequeño "guetto" de sacristía para mirar "en grande" los problemas del hombre; Mons. Pietro Capretti, el "leader" del movimiento católico bresciano, que le inspiró varios proyectos y no le regaló sólo buenos consejos, sino también conspicuas ayudas económicas; y luego el grupo de laicos comprometidos como Giuseppe Tovini, Giorgio Montini, padre de Paulo VI, y Luigi Bazoli, a los cuales probablemente el P. Piamarta debe no sólo el apoyo económico, sino también una equilibrada selección de fidelidad creativa a las reglas de la Santa Sede (piénsese en la feliz fórmula "preparación en la abstención"). Siguiendo la huella del venerable Pavoni, cuya obra providencial para los aprendices se había derretido bajo el calor candente del anticlericalismo del "Risorgimento", el P. Piamarta creó hace cien años el Instituto Artigianelli (3 de diciembre de 1886). La iniciativa no bastó para su fervor de sociabilidad evangélica. La caridad cristiana es como el fuego, que salta de una rama a otra e incendia el bosque. En 1895, junto con Bonsignori, fundó la Colonia Agrícola de Remedello Sopra, que transformó una tierra casi árida como un desierto, en edén de fecundidad y bienestar. En mayo de 1902 el Padre de los "Artigianelli" (Pequeños Artesanos) es el fundador de la Sagrada Familia de Nazaret, la Congregación masculina destinada a recoger su herencia moral. Algunos años después, en pía solidaridad con Elisa Baldo, da inicio a las Humildes Siervas del Señor. Estas dos ramas religiosas, que se adecuaron a continuación con las normas del derecho canónico y se pusieron al día con la urgencia de los tiempos, mantienen viva la llama del P. Piamarta, que se dirige hacia los altares. Algunas memorias, aún todas por verificar, sostienen que en su curso de estudios no brillase por un alto coeficiente intelectual. Sin embargo, este cura de Ars bresciano fue un creador de cultura y emprendió afortunadas iniciativas en el campo tipográfico editorial, imprimiendo en su imprenta artesanal diarios y periódicos, monografías apologéticas y libros de formación de vasta resonancia, apoyando la propaganda de las sociedades obreras (¡la buena sangre no miente!). Su promocionalidad creativa ni siquiera rozó el rumor del dinero. Su obra se desarrolló bajo la insignia de la alegre pobreza franciscana. Afligido por una salud enfermiza se le pronosticó una corta vida. Llegó a los ?2 años y bajó a la tumba el 25 de abril de 1913, al cabo de un ritmo tan intenso de vida, que habría abatido constituciones más robustas. Tenía mente de padre y corazón de madre, fuerza de caudillo y dulzura digna de S. Francisco de Sales y alegría como la de S. Filippo Neri, el buen "Pippo" de los chistes y de las burlas. Un amigo. escritor, alérgico al agua santa y bien conocido por una historia de Italia de muy gustoso corte periodístico, hace algún tiempo desahogaba su malhumor, diciéndome: "La Iglesia está desahuciada: las ha hecho de demasiados colores". La réplica es fácil. Ninguna sociedad ha generado una galería tan tupida de benefactores de la humanidad como el catolicismo. Hombres como el P. Piamarta valen bastante más que una enciclopedia apologética. Su aventura humana es una apología viviente.
Pedro de San José Betancurt, Santo
Terceiro Franciscano de Guatemala, Abril 25
Pedro de San José Betancurt, Santo
Pedro de San José Betancurt, Santo
S. Pedro de São José Betancurt nasce em Vilaflor de Tenerife em 21 de Março de 1626 e morre em Guatemala em 25 de Abril de 1667. A distância no tempo não tapa a luz que emana de sua figura e que iluminou tanto a Tenerife como a toda a América Central desde aqueles remotos días da Colónia.
S. Pedro de San José Betancurt soube ler o Evangelho com os olhos dos humildes e viveu intensamente os Mistérios de Belém e da Cruz, os quais orientaram todo o seu pensamento e acção de caridade. Filho de pastores e agricultores, teve a graça de ser educado por seus pais profundamente cristãos; aos 23 anos abandonou sua nativa Tenerife e, depois de 2 anos, chegou a Guatemala, terra que a Providência havia assinalado para seu apostolado missionário.
Apenas desembarcado en el Nuevo Mundo, una grave enfermedad lo puso en contacto directo con los más pobres y desheredados. Recuperada inesperadamente la salud, quiso consagrar su vida a Dios realizando los estudios eclesiásticos pero, al no poder hacerlo, profesó como terciario en el Convento de San Francisco, en la actual La Antigua Guatemala, con un bien determinado programa de revivir la experiencia de Jesús de Nazaret en la humildad, la pobreza, la penitencia y el servicio a los pobres. En un primer momento realizó su programa como custodio y sacristán de la Ermita del Santo Calvario, cercana al convento franciscano, que se convierte en el centro irradiador de su caridad. Visitó hospitales, cárceles, las casas de los pobres; los emigrantes sin trabajo, los adolescentes descarriados, sin instrucción y ya entregados a los vicios, para quienes logró realizar una primera fundación para acoger a los pequeños vagabundos blancos, mestizos y negros. Atendió la instrucción religiosa y civil con criterios todavía hoy calificados como modernos. Construyó un oratorio, una escuela, una enfermería, una posada para sacerdotes que se encontraban de paso por la ciudad y para estudiantes universitarios, necesitados de alojamiento seguro y económico. Recordando la pobreza de la primera posada de Jesús en la tierra, llamó a su obra «Belén». Otros terciarios lo imitaron, compartiendo con el santo penitencia, oración y actividad caritativa: la vida comunitaria tomó forma cuando el Santo escribió un reglamento, que fue adoptado también por las mujeres que atendían a la educación de los niños; estaba surgiendo aquello que más tarde debería tener su desarrollo natural: la Orden de los Bethlemitas y de las Bethlemitas, aún cuando éstas sólo obtuvieron el reconocimiento de la Santa Sede más tarde. El Santo Hermano Pedro se adelantó a los tiempos con métodos pedagógicos nuevos y estableció servicios sociales no imaginables en su época, como el hospital para convalecientes.Sus escritos espirituales son de una agudeza y profundidad inigualables. Muere apenas a los 41 años el que en vida era llamado «Madre de Guatemala». A más de tres siglos de distancia, la memoria del «hombre que fue caridad» es sentida grandemente, viva y concreta, en su nativa Tenerife, en Guatemala y en todos los lugares donde se conoce su obra. El Hermano Pedro fue Beatificado solemnemente por S.S. Juan Pablo II el 22 de junio de 1980, y canonizado el 30 de julio de 2002 por el mismo Papa, en un acontecimiento de incalculable valor pastoral y eclesial para Guatemala y para toda América. Reproducido con autorización de Vatican.va
José Trinidad Rangel, Beato
Sacerdote e Mártir, Abril 25
José Trinidad Rangel, Beato
José Trinidad Rangel, Beato
Nasceu no rancho "El Durazno", da cidade de Dolores Hidalgo, Guanajuato, em sábado 4 de Junho de 1887,no seio de uma família cristã humilde.
Sendo muito jovem sentiu a vocação ao sacerdócio, mas devido à escassez de recursos económicos de seus padres teve que adiar sua entrada no seminário até aos vinte anos.
Ingressou no seminário como aluno gratuito e externo em 1909, concedendo-lhe uma beca por sua aplicação ao estudo, que lhe permitiu viver como seminarista interno. Em 13 de abril de 1919 recebeu a ordenação sacerdotal.
O primeiro destino como sacerdote foi o de adstrito à paróquia do Sagrario de León na qualidade de membro do Centro Catequístico de la Salle. Se refugiou na cidade de León, Guanajuato, por não cumprir com a lei civil de inscrever-se como sacerdote no registo do Governo.
Em León, vivendo como refugiado em casa das irmãs Alba, estabeleceu amizade com o P. Andrés Solá, (ver sua biografia, a seguir a esta) refugiado como ele, com quem compartilhava seus temores e dificuldades, e em quem encontrou uma ajuda na sua vivência sacerdotal. Sabedor de sua vocação e opção, recusou o oferecimento de seu irmão Agostinho a deixar o país e refugiar-se nos Estados Unidos, preferindo aceitar o oferecimento de seu superior eclesiástico de ir a celebrar clandestinamente os ofícios da Semana Santa às hermãs Mínimas de S. Francisco del Rincón, onde foi detido e trasladado para o comando antes de sofrer o martírio.
Como sacerdote destacou por sua modéstia, humildade, simplicidade e zelo pela salvação das almas. Com intrepidez evangélica, desempenhou seu ministério, sem negar em nenhum momento sua condição sacerdotal ainda que isso significasse o encarceramento e a morte.
Foi fuzilado em 25 de abril de 1927 e beatificado em 20 de Novembro de 2005 por S.S. Bento XVI. Reproduzido com autorização de Vatican.va
Andrés Solá e Molist, Beato
Sacerdote e Mártir, Abril 25
Andrés Solá y Molist, Beato
Andrés Solá y Molist, Beato
Nasceu em 7 de Outubro de 1895 na aldeia conhecida com o nome de Can Vilarrasa, situada no município de Taradell, paróquia de Santa Eugénia de Berga, provincia de Barcelona, diocesie de Vich, Espanha. Foi o terceiro filho de uma família numerosa composta de onze irmãos e os pais, que eram agricultores. Ao escutar a pregação de um missionário claretiano no povo de Sentforas, le e seu irmão Santiago sentiram a vocação religiosa e entraram no seminário que os missionários tinham en Vich. Recebeu a ordenação sacerdotal em 23 de Setembro de 1922 na capela do palácio episcopal de Segóvia, Espanha. Durante um ano esteve preparando-se para o ministério da pregação em Aranda do Douro.
Terminado o curso de preparação recebeu seu destino, México, chegando junto com outros cinco claretianos a Veracruz em 20 de Agosto de 1923. Oito dias mais tarde chegou à capital e visitou o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, pondo debaixo da sua protecção o seu ministério sacerdotal. No México desempenhou diversos ofícios. Em Dezembro de 1924 recebeu, junto com seus irmãos de comunidade de León, a notícia das leis anticatólicas e anticlericais do presidente Calles, optando por refugiar-se numa casa amiga, a das irmãs Josefina e Jovita Alba, para evitar a expulsão do país. Em Março de 1927, receando a perseguição religiosa, obedecendo ao superior local, p. Fernando Santesteban, deixou León e foi para o México, D.F., onde esteve uns quantos dias, regressando com a permissão do superior provincial para residir en León e exercer ali seu ministério missionário. Aos poucos dias de haver chegado, em 23 de abril o superior da comunidade entregou-lhe uma carta em que lhe comunicava a existência de uma ordem de detenção contra ele e lhe convidava a suspender toda a actividade, a fugir ou a esconder-se, e a mudar de domicílio. Não lhe deu importância a dita carta, considerando que nada de mal lhe podería acontecer, sendo detido no dia seguinte.
Uma detenção que não foi fruto de sua imprudência, senão da ingenuidade de duas senhoras que tratando de fazer o bem, não se lhes ocorreu tomar as precauções necessárias após sua visita ao quartel, onde pediram a liberdade para o P. José Trinidad Rangel (VER BIOGRAFIA ACIMA). Quando entraram os soldados na casa das irmãs Alba não reconheceram o p. Solá como sacerdote, só após a revista efectuada a sua habitação descobriram uma fotografia em que estava dando a primeira Comunhão a uma menina. Em nenhum momento negou sua condição sacerdotal, mas confessou seu nome e condição, sendo suficiente para detê-lo junto com Leonardo Pérez, que se encontrava no oratório da casa.
Foi levado ao comandante militar, último lugar terreno antes de abraçar a palma do martírio e contemplar a Cristo, era o 25 de abril de 1927. Foi beatificado em 22 de Junho de 2004 por S.S. Bento XVI.
Reproduzido com autorização de Vatican.va
Leonardo Pérez Lários, Beato
Laico Mártir, Abril 25
Leonardo Pérez Lários, Beato
Leonardo Pérez Lários, Beato
Nasceu em 28 de Novembro de 1883 em Lagos de Moreno, Jalisco. Foi o terceiro filho dos onze que tiveram seus pais. Filho de uma familia simples, recebeu uma boa educação cristã no seio de sua familia. Com a morte de seu pai a família mudou-se para León. Quis contrair matrimónio, desistindo de o fazer pela oposição que encontrou na familia da noiva. Quis ser religioso, mas resultou impossível por ter a seu cargo a duas irmãs que não possuiam meios de subsistência, sendo ele que provia ao seu sustento e cuidado. Mas estes projectos irrealizados não o levaram a separar se da fé e da Igreja, apesar das dificuldades sociais pelas que estava passando e que afectavam aos fieis cristãos. Era uma pessoa que vivía intensamente sua vida cristã, com uma profunda devoção ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria. Pertenceu a uma Congregação Mariana onde seus membros faziam voto de castidade e se reuniam semanalmente para fazer adoração ao Santíssimo Sacramento. Foi detidoem casa das irmãs Alba após participar na Eucaristía e na Hora Santa que o P. Andrés Solá (VER BIOGRAFIA ACIMA) havia organizado depois da celebração da santa missa. Os soldados ao vê-lo vestido de negro e com uma atitude muto devota, pois estava concentrado en sua meditação e acção de graças pela comunhão recebida, o tomaram por um sacerdote. Foram inúteis as aclarações realizadas pelo P. Solá e as pessoas que estavam nesse momento na casa em relação ao estado de vida de Leonardo. Quando lhe preguntaram sobre sua condição sacerdotal ele a negou, mas afirmou ser católico, apostólico e romano. Foi conduzido ao quartel e daí com seus dois companheiros ao martírio, sendo fuzilado em 25 de abril de 1927.
S.S. Bento XVI o beatificou em 20 de Novembro de 2005.
Reproducido con autorización de Vatican.va
http://es-catholic.net/santoral Recolha, transcrição e tradução parcial de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...