quarta-feira, 29 de abril de 2009

Peregrinação do Ano Paulino (2)

Ainda em referência à Peregrinação do Ano Paulino que foi efectuada no passado Domingo por um grupo de dez paroquianos de Francos (paróquia da Boavista) sobre a qual fiz aqui uma pequena notícia e também foi motivo de troca de e-mails entre o Senhor Manuel Rocha (que também me enviou algumas fotos) e eu próprio, permito-me incluir aqui o texto das orações que esse grupo rezou juntamente com o Rosário durante a caminhada que efectuaram até à Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso. Aproveito ainda para juntar as fotos que me foram enviadas pelo senhor Manuel Rocha.
1º Mistério Nascimento de Jesus em Belém O anjo disse aos pastores: - Anuncio-vos uma Boa Notícia que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um SALVADOR, que é o MESSIAS, o SENHOR. Ó São Paulo, despertai em nós um ardente desejo missionário. Dai-nos coragem! Intercedei por nós e fazei-nos irradiar O Mestre Divino para que nós e todos os homens saibamos respeitar a vida. Confiamos em vós, ó Santo Apóstolo Paulo. Ámen. 2º Mistério Jesus entre os doutores da lei Três dias depois, encontraram-nO no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Senhor Jesus Cristo: Tu és a Verdade! Ilumina-nos, nós Te rogamos, para que possamos crer no amor que através de Ti surgiu entre nós e, por ele, possamos arriscar toda a nossa vida como o fez Paulo, o apóstolo de todos. Ámen. 3º Mistério O Baptismo de Jesus E uma voz vinda do céu dizia: - Este é o meu Filho muito amado no qual pus o meu encanto! Dirigimo-nos a ti, ó grande apóstolo S. Paulo, Arauto de Cristo me nosso Mestre na Fé. Fazemos nossa a mesma súplica do macedónio: "Passa e ajuda-nos" com o teu anúncio, o teu exemplo, a tua intercessão. Intercede ao Senhor por nós cristãos do século XXI: que Ele nos abra os olhos da mente e do coração, como abriu os teus, no caminho de Damasco, para alcançarmos o sublime conhecimento de Cristo, e, assim, podermos ir ao coração da fé. Contigo e com Maria, a Virgem fiel, o Senhor nos conceda reacender a chama da nossa fé, crescendo numa fé adulta, esclarecida e convicta. Ajuda-nos a permanecer firmes e sólidos na fé. Ámen. 4º Mistério Crucifixão e Morte de Jesus na Cruz Às três horas da tarde o véu do templo rasgou-se ao meio. Jesus bradou com voz forte: - Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito. Dizendo isto, expirou. Glorioso São Paulo, Apóstolo cheio de zelo, Mártir por amor a Cristo, concede-nos uma fé profunda, uma esperança sem limites, um amor ardente, para que, como tu, possamos dizer:
"Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim".
Contigo louvamos a Deus Pai. A Ele a glória, na Igreja e em Cristo, por todos os séculos dos séculos Ámen. 5º Mistério A Ressurreição de Jesus Porque procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!
ORAÇÃO DO ANO PAULINO
Senhor Jesus Cristo, imagem de Deus invisível, que na plenitude dos tempos nascestes de uma mulher, iluminai os olhos do nosso coração para celebrarmos com disponibilidade e entusiasmo este ano de graça e misericórdia dedicado ao Apóstolo São Paulo, doutor das nações na fé e na verdade. Vós quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Renovai, na vossa igreja, o ardor missionário para que todos os povos Vos reconheçam como único mediador entre o homem e Deus. Dai vigor ao movimento ecuménico para que não haja divisões entre os vossos discípulos Que todos tenham os vosso sentimentos e sejam um só. Senhor Jesus Cristo, Cabeça da Igreja acendei em nós o amor à Sagrada Escritura para que acolhamos a vossa Palavra com a alegria do Espírito Santo, não como palavra humana, mas como na verdade é, Palavra de Deus. Fazei que as famílias sejam verdadeiros santuários da vida e que todos nós, fiéis às promessas do Baptismo, vivamos com responsabilidade e alegria a nossa fé e não tenhamos medo de anunciar o Evangelho, que é a força de Deus para a salvação de todos. A Vós, rei dos séculos, Deus incorruptível, imortal e único, no amor de Deus Pai e na comunhão do Espírito Santo, honra e glória pelos séculos dos séculos. Ámen.
Postado por António Fonseca NOTA, colocada em 30 de Abril, por só a ter visto hoje às 10 horas da manhã, quando consultei o meu correio. Permito-me incluir aqui o comentário que me foi enviado pelo Amigo Manuel Rocha. Em referência à pergunta sonbre se deve mandar a foto ao senhor Nicolau eu vou tentar digitá-la para a entregar, assim como as que foram tiradas à catequista Catarina Torres, para esse efeito. No entanto, se não o conseguir, dir-lhe-ei para o Amigo faça esse favor. Já agora conforme lhe solicitei na minha primeira comunicação se lhe for possível, enviar-me os nomes dos peregrinos eu gostaruia de os incluir no relatório que pretendo daqr ao nosso Pároco, Dr. Manuel Fernandes. ObrigADO MAIS UMA VEZ E BEM HAJAM TODOS VÓS.

1 comentário:

  1. Caríssimo e Bom Amigo:

    Saúde, Paz e Alegria.

    O nosso Grupo de Oração (da Capela de Francos) ficou muito sensibilizado
    pela maneira afável, carinhosa e amiga como foi recebido por vós.

    Que S. Paulo vos ajude e continue a inspirar a vossa acção!

    Que seja para nós um guia na nossa vida!

    Afinal tão próximos e nem sabíamos da existência uns dos outros.

    Acreditai que passais a ter um cantinho no nosso coração.

    Prometi ao senhor Nicolau a fotografia, mas como também tirou com a sua
    máquina, haverá necessidade de lha levar?

    Não estou a fugir à minha obrigação; tão só a evitar duplicar. Fará
    favor de me dizer...

    Quanto ao seu blogue e como pediu "bordoada" (e quem sou eu para o
    fazer?), sempre lhe direi que, numa primeira impressão, o achei um tanto
    pesadote, o que não será muito apelativo para a leitura. Acrescentei-o
    ao grupo dos meus favoritos.

    Um abraço muito grato (que tornamos extensivo a todos os que connosco
    colaboraram!) em Cristo Jesus, sob o olhar de S. Paulo

    Manuel Rocha

    ResponderEliminar

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...