domingo, 27 de março de 2011

Nº 871-3 - A RELIGIÃO DE JESUS

871-3

Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De BrouwerHenao, 648009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

27 de Março  -  DOMINGO  -  3º DA QUARESMA 

Jo 4, 5-42

Naquele tempo chegou Jesus a Samaria a uma cidade chamada Sicar, perto das terras que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-Se, à vontade à beira do poço. Era por volta da hora sexta, Chegou uma mulher da Samaria para tirar água e Jesus disse-lhe: “Dá-me de beber”, – pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos. A samaritana respondeu-Lhe: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” – É que os judeus, não se dão com os samaritanos. Jesus respondeu-lhe: “Se conhecesses o dom de Deus e Quem é Aquele que te diz: Dá-me de beber, tu é que Lhe terias pedido, e Ele dar-te-ias uma água viva”. “Senhor, disse ela, nem sequer tens um balde e o poço é fundo; de onde Te vem, pois essa água viva? Serás Tu maior que o nosso pai Jacob , que nos deu este poço do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e os seus rebanhos?” Jesus retorquiu: “Quem bebe desta água voltará a ter sede; mas quem beber da águia que Eu lhe der jamais terá sede, porque a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente de água a jorrar para a vida eterna”. “Senhor, suplicou a mulher, dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui tirá-la”. Jesus disse-lhe: “Vai chamar o teu marido e volta cá”. “Não tenho marido” respondeu a mulher. Jesus replicou: “Disseste bem: Não tenho marido, pois tiveste cinco maridos e aquele que agora tens não é teu; quanto a isso, falaste verdade”. Disse-Lhe a mulher: “Senhor, vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar”. Jesus disse-lhe: “Acredita-me mulher, vai chegar a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito de verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores em espírito e verdade é que O devem adorar”. A mulher retorquiu: “Sei que o Messias (que se chama Cristo), está para vir, e que, quando vier, tudo nos dará a conhecer”. Jesus disse-lhe ”Sou Eu que falo contigo”. 

1. O principal que fica claro neste relato é o respeito, a aceitação e o acolhimento humano de Jesus para qualquer pessoa. Jesus encontra-se com uma mulher estranha e que, além disso, é desprezada por três motivos: Os homens a desdenham como mulher, os judeus como samaritana e as outras mulheres como mulher pouco exemplar. Pois bem, a esta mulher tão desprezada, Jesus assegura-lhe que Ele lhe vai dar uma água que saciará todas as suas carências e seus anseios. Jesus diz-lhe a verdade. Mas fá-lo de forma que nem a reprova em nada, nem a proíbe de nada, nem impõe nada. Jesus oferece-lhe saciar sua sede imensa. Sede, sem dúvida, de estima, de respeito e sobretudo de carinho..

2. O segundo grande ensinamento de Jesus: Onde se deve adorar a Deus? Qual a religião verdadeira? Em que consiste o culto autêntico? As religiões de todos os tempos têm-se preocupado, antes de tudo, por responder a estas perguntas. A definição de um espaço sagrado e pela busca de um centro (F. Lenoir). Jesus disse que, a partir daquele momento, a verdadeira religião, o verdadeiro templo, o centro de tudo, não está num lugar ou em outro, nem nesta religião nem naquela, mas no “coração do homem”, no encontro com o outro. Quer dizer, onde se reproduz o que sucedeu no encontro de Jesus com a samaritana. Jesus realizou o trespasse; da religião exterior para a espiritualidade interior.

Compilação por

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...