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Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
2 de Novembro de 2012 – Sexta-feira
FIÉIS DEFUNTOS
Jo 5, 24-29
«Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a Minha palavra e acredita n’Aquele que Me enviou tem a vida eterna e não incorre em condenação, mas passou da morte para a vida! Em verdade, em verdade vos digo que a hora vem, e é já, em que os mortos hão-de ouvir a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho o ter a vida em Si mesmo; e deu-Lhe o poder de julgar, por ser Filho do Homem. Não vos admireis com isto porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz; os que tiverem praticado boas obras sairão, ressuscitando para vida, e os que tiverem praticado o mal hão-de ressuscitar para a condenação. Eu nada posso fazer por Mim mesmo; conforme oiço é que julgo e o Meu juízo é justo, porque não busco a Minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou»
1 – No Dia dos Defuntos, é lógico, é natural, é inevitável que recordemos os que morreram, especialmente a quem, pelo motivo que seja, representam para nós o mais importante na vida. Sem embargo, o que mais importa, neste dia, não é olhar para o tempo passado, mas sim fixarmo-nos na eternidade, que transcende o espaço e o tempo, e nos situa noutra ordem de existência para sempre.
2 – Mas quando nós, cristãos, falamos da morte, é importante ter em conta que o ser humano não é um composto de dois elementos, o Corpo e a Alma, que se separam no momento de morrer e se voltarão a juntar no fim dos tempos, quando todos sejamos convocados ao chamado Juízo Final. Esta antropologia corresponde ao dualismo do pensamento helenista, que influiu no pensamento da Igreja antiga e marcou a cultura do Ocidente. Pelo contrário, o pensamento bíblico não é dualista, mas sim unitário. O ser humano implica essencialmente corporalidade, quer dizer, constitui-se por um “corpo” animado por um “espírito” fundidos numa unidade tão perfeita, que (pelo menos, até ao dia de hoje) resulta impossível estabelecer onde e como se situa o ponto de sutura do corpora,l com o espiritual em cada ser humano.
3 – A morte não é uma separação do corpo e da alma, mas sim uma transformação do ser humano na sua totalidade. De forma que o momento da morte é também o momento da ressurreição. Trata-se da transformação do ser humano temporal no ser que transcende o espaço e o tempo, de forma que entra numa condição nova de existência. Por isso se pode dizer que o cadáver é o último despojo que deixamos no mundo. No cemitério já não está o nosso corpo. Só está a nossa recordação. A plenitude do nosso ser transformado está para sempre com o Senhor da glória.
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Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
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NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
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Post para publicação em 2-11-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
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