(Post para publicação em 17 de Novembro de 2012 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
ESTOU AÍ FORA
Há parábolas que contêm lições surpreendentes ricas, como esta.
Havia uma mulher muito, muito devota. Todos os dias ia à igreja, e mais que uma vez.
Pelo caminho encontrava mendigos e crianças, mas, preocupada com as suas rezas, nem reparava nessa gente humilde. Tinha vizinhos muito necessitados e alguns vivendo em solidão, mas não ajudava nem visitava ninguém.
Certo dia dirigiu-se apressada à Igreja para participar no culto como habitualmente.
Empurrou a porta, mas não abriu. Empurrou com mais força, mas não conseguiu. Estava fechada à chave.
Olhou à volta, mas não viu ninguém. Olhou para cima e viu um papel colado na porta que dizia som,ente isto: - ESTOU AÍ FORA.
Só então a mulher compreendeu que Deus estava no seu mundo; nos seus vizinhos, nas pessoas que encontrava, nos mendigos que pediam e nas crianças que sorriam e brincavam.
É esta verdade que muita gente que frequenta as igrejas esquece. Esquece que o Deus a quem louvam e adoram não está aprisionado na Casa de Oração, mas que está nos caminhos da nossa vida. Está cá fora – para ser louvado com uma vida digna, para ser servido pelo serviço aos outros irmãos. Foi Ele que deixou escrito na Bíblia Sagrada: «quero misericórdia e não sacrifícios».
Estou também aí fora! – é o dístico invisível que a fé de cada um de nós encontra pregado na porta das igrejas.
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
======================================
Do livro “Dar é receber”
LIÇÕES DE FUTEBOL
Tento tirar lições positivas e negativas dos acontecimentos.
O mundo do futebol – esse desporto que entusiasma tanta gente até ao tresloucamento de alguns – o mundo de futebol tem lições com interesse em que vale a pena refletir.
Há treinadores que se entregam apaixonadamente à sua missão, dando o seu saber, a sua dedicação, a presença junto de sua família, e muitos outros sacrifícios, para elevar o clube, algumas vezes ao pódio máximo. Recebem então elogios de toda a gente ligada ao clube e exterior a ele. Louvores da Imprensa, aplausos de todo aquele mundo.
Mas quando os resultados começam a descer, – tantas vezes por motivos alheios ao treinador a admiração por ele começa também a descer, e todos esquecem as vitórias anteriores, os campeonatos ganhos, as glórias alcançadas. Tudo o vento do esquecimento levou…
Segue-se a rescisão do contrato, a despedida amarga e até o espectro cruel do desemprego.
É este um retrato da vida de todos os dias: do futebol da vida.
Sempre que alguém rende na sua atividade, os êxitos são apreciados e louvados.
Mas quando a idade avança, quando a saúde falha, quando o desgaste debilita, quando as circunstâncias não são favoráveis, os meus resultados são-lhe imputados, o apreço desaparecer, os valores são esquecidos e segue-se a rescisão do contrato e a despedida.
Dois desses treinadores não contiveram a sua emoção, o seu desgosto, o seu sofrimento.
E esta incoerência continuará a ser praticada no futebol e fora dele, por todos quantos olham os seus colaboradores apenas pela óptica do lucro material e do êxito imediato e glorioso.
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.