segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nº 1467-1 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo–(Introdução) - 12 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
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O texto contido no primeiro livro do Antigo Testamento – GÉNESIS – acabou de ser publicado neste blogue S. PAULO (e Vida de Santos) no dia de ontem, 11 de Novembro (foram 50 capítulos diários… ou seja, 50 dias de transcrições) e, hoje, dou início à publicação do 2º livro – ÊXODO – com  a sua Introdução a que se seguirão os 40 Capítulos restantes, espero em Deus… 

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Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1467 - 2ª Página
12 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
 
Moisés

Moisés

INTRODUÇÃO

1 – O livro do ÊXODO é uma história religiosa, de carácter popular. Foi escrito quando os acontecimentos, muito idealizados, já constituíam a épica nacional dos hebreus. A palavra grega «êxodo», significa “saída”, “passagem”. Refere-se ao acontecimento central do livro: a Páscoa ou passagem dos hebreus, através das águas do Mar Vermelho, em direção à Terra Prometida. Este título «Êxodo» não existia no original hebraico. Apareceu, pela primeira vez, na tradução grega dos Setenta.
2 – Tradicionalmente, este livro, como aliás todo o Pentateuco é atribuído a Moisés. Mas esta atribuição não deve entender-se como se ele, sentado a uma escrivaninha, o tivesse escrito duma ponta à outra. Moisés está na origem deste livro, por ser o seu personagem principal e por ter lançado os fundamentos do povo hebreu e da sua legislação.

3 – O Êxodo marca um passo importantíssimo na evolução religiosa do povo bíblico. representa o aparecimento do “monoteísmo” hebraico. Mais ainda. É aqui, muito provavelmente, que vemos nascer pela primeira vez o monoteísmo no seio da Humanidade. Se lermos Ex 6, 3, na sua expressão original – as traduções perderam o vigor primitivo – notaremos que o autor sagrado divide a História Religiosa do mundo em três etapas: a primeira vai das origens até Abraão; neste período, os homens adoravam os “Elohim”; a segunda começa com Abraão que deixa de prestar culto aos “Elohim”, e passa a adorar a “El-Chaddai” ou o “Todo-Poderoso”, segundo a tradução grega. A terceira fase, começa precisamente agora, com  a revolução religiosa mosaica; Moisés abandona a “El-Chaddai” para começar a prestar culto a “Javé”. Esta divisão tripartida da História Religiosa da Humanidade é, certamente, idealizada. A própria Bíblia dá os fundamentos para esta conclusão. Uma coisa, porém, é certa: Abraão e, sobretudo, Moisés representam duas grandes transformações religiosas no seio da Humanidade.

4 – O leitor tem, portanto, diante de si os acontecimentos da Páscoa e do Sinai hebraicos, escritos numa linguagem idealizada e épico-litúrgica. Javé, o Deus vivo, faz uma aliança com os hebreus, constituindo-os o Seu povo. Tudo isto preparava o terreno para uma experiência de Deus ainda mais profunda e intensa, a que foi vivida pelos apóstolos e os primeiros cristãos através da morte e ressurreição de Cristo. O baptismo, êxodo e páscoa do cristão, supõe uma revolução religiosa e uma experiência de Deus análoga à do Êxodo e àquela que foi vivida pela primeira comunidade cristã.

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Mar Vermelho – mapa

 

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12 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
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